Wikipédia:Spam

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Crystal Clear mimetype txt.png Este ensaio contém conselhos ou opiniões de um ou mais contribuidores da Wikipédia. Ensaios não são políticas nem recomendações, mas podem representar práticas já bem difundidas na comunidade ou ainda pontos de vista de minorias. Sinta-se livre e até encorajado para melhorar a página ou discutir na página de discussão, mas tenha prudência ao considerar esses pontos de vista já previamente trabalhados.

Existem dois tipos de "wikispam". Estas são propagandas mascaradas como artigos e ligações externas.

Spam como artigo

Artigos considerados propaganda incluem aqueles que são solicitações por um negócio, produto ou serviço, ou são peças de relações públicas designadas a promover uma companhia ou indivíduo. Artigos wikispam são geralmente escritos com linguagem de anúncio e as ligações externas são direcionadas para um website comercial. Entretanto, uma diferenciação deve ser feita entre artigos de spam e artigos legítimos sobre entidades comerciais.

Exemplos gritantes de publicidade que aparece como artigos podem ser rapidamente deletados por codificar os artigos com eliminação rápida. Outros anúncios afixados na Wikipédia podem ser tratados por eliminação rápida ou enunciá-los em páginas para eliminar. Em algumas ocasiões, o conteúdo pode ser retirado temporariamente na base de uma suspeita de violação de direitos autorais, uma vez que o texto é muitas vezes copiado a partir de outro site e postado anonimamente.

Quando um artigo sobre um tema enciclopédico tem o tom de um anúncio, o artigo muitas vezes pode ser recuperado sendo reescrito em um ponto de vista neutro. Elementos de artigos sobre produtos ou serviços com marcas também podem ser combinados sob um tema comum, ou categoria para facilitar a informação imparcial e de colaboração, incluindo informações sobre a concorrência e sobre as diferentes alternativas.

Spam como ligação externa

Adicionando ligações externas para um artigo ou página de usuário com o objetivo de promover um site ou um produto não é permitido, e é considerado spam. Embora ligações específicas possam ser permitidos sob determinadas circunstâncias, a adição repetida de ligações na maioria dos casos, irá resultar em todas elas serem removidas.

Adicionar ligações para vídeos gratuitos online que promovem um site ou produto não é permitido (com exceções). Muitas vezes estes vídeos foram carregados em violação de copyright o que é uma razão adicional para não serem permitidos. Um vídeo é um vídeo spamming se:

  • Se tem um banner através do vídeo com um endereço de website para ir;
  • Se tem links na página do vídeo que encaminhe para uma página comercial ou outro vídeo de spamming, ainda que seja apenas um link dentre vários legítimos;
  • Se tem texto na página do vídeo que leva os leitores a um site comercial específico. Por exemplo, "livro disponível em ywx.net";
  • Se é um clone de um vídeo que foi deletado. Isso acontece geralmente desta forma: (1) Um spammer posta um vídeo em violação de um copyright (2) o detentor do copyright notifica o site que o vídeo não é autorizado (3) o site confirma a notificação (4) o site de vídeos deleta o vídeo (5) o spammer posta o vídeo de novo. Nota: A ID na barra de endereços do vídeo no site muda quando isso acontece.
Exceção:Geralmente, um vídeo não é considerado spam quando refere-se ao site oficial associado ao artigo da Wikipedia. Por exemplo, se o artigo da Wikipedia é sobre um filme chamado "xyzMovie" e o site oficial para o filme é "xyzMovie.com" então links ou referências a "xyzMovie.com" são legítimos para um vídeo em uma página de compartilhamento de vídeos no entanto , todos os outros links na página do vídeo ainda devem ser igualmente legítimos. Alguns julgamentos são necessários aqui. Se o vídeo postado apenas faz anúncio de produtos associados ao cinema, então trata-se de um vídeo spamming ainda que remeta para o site oficial.

É também importante evitar dar uma oportunidade aos spammers. Às vezes, a forma que um artigo é redigido atrai spammers. Por exemplo,

  • Redes sociais tem-se desenvolvido em sites como o Friendster e MySpace, ...
  • Exemplos de detergentes incluem Marés, ...
  • As empresas mais notáveis são LMM Amway...
  • Muitas pessoas consideram Dr. Pepper é o melhor refrigerante...
  • Muitos blogs surgiu esta discussão, ver alguns blogs, ...

É muito mais fácil adicionar links no final da sentença do que conteúdo enciclopédico.

Solicitação de fontes

Solicitação de fontes são mensagens na página de discussão de artigos que explicitamente pede aos editores para utilizar uma específica fonte externa para expandir um artigo. O atual consenso na Wikipédia é que gabaritos (templates), categorias e outras formas de pedidos anônimos são inadequados. Cada artigo na Wikipédia pode ser expandido como uma coisa natural, mas a questão está nos detalhes em um artigo base. Não é possível simplesmente dizer "todos os artigos do tipo X podem ser expandidos usando a fonte Y".

Não existe nenhuma regra expressa sobre quando se passa o ponto de ser uma tentativa legítima de melhorar o artigo ou se promove o spam interno, mas algumas orientações e questões deve-se considerar:

  • A solicitação está sendo feita anonimamente através da utilização de um modelo ou uma categoria?
  • A solicitação está sendo repetida em vários artigos ao mesmo tempo, especialmente quando os artigos dizem respeito a temas diferentes?
  • Não tem havido nenhuma discussão (de um fundo específico e natureza) sobre a razão pela qual a fonte deve ser utilizada em cada artigo?
  • A fonte é controversa, como sendo não verificável, antiga ou polêmica (ver Wikipedia:Fontes fiáveis)?
  • Será uma fonte comercial?

Spam utilizando-se bots

Em alguns casos agora parece existir um spambot capaz de espalhar spam pelas wikis de vários wikis diferentes, análogo ao script enviado a blogs. Eles tem uma base de dados de várias diferentes wikis. Geralmente eles inserem ligações externas, como spam de blogs, eles procuram promover seus sites no ranking de buscas, não diretamente anunciar seu produto.

Se você ver um bot inserindo ligações externas, por favor, considere checar as wikis nas outras línguas para ver se o ataque é generalizado. Se for o caso, entre em contato com um sysop no Meta-Wiki, pois eles podem colocar na Wikimedia em larga escala um filtro de texto. Qualquer sysop do Meta pode editar o a "lista negra de spam" para adicionar ou remover os padrões que são reconhecidos pelo filtro, com as alterações em vigor imediatamente. Novas ligações também podem ser adicionadas à lista, se um novo spammer começar iniciar.

Sysops são autorizados a bloquear bots não autorizados. Bots de spam devem ser tratados igualmente a vândalos. Edições por spambots constituem propaganda não autorizada de websites, o que é contrário à lei em muitos países e pode resultar em processos.

O problema do spam através da inserção de links estende-se muito além dos projetos Wikimedia e é geralmente pior em wikis menores onde a comunidade se esforça para mantê-la limpa. meta:Wiki Spam página (agora obsoleta) tem mais algumas informações gerais e conselhos para os usuários de wikis em qualquer outra parte da Internet, enquanto que a MediaWiki - ferramentas Anti-Spam descreve funcionalidades disponíveis na página MediaWiki (para administradores utilizarem este software)

A inclusão de um link de spam não é razão para incluir outro

Muitas vezes os usuários podem ser confundidos com a remoção de links de spam porque outros links que poderiam ser interpretados como spam foram adicionados ao artigo e ainda não removidos. A inclusão de um link de spam não deve ser interpretada como um endosso deste tipo de link, nem deve ser tomada como uma razão ou desculpa para incluir outro.

Links afiliados

Mesmo que eles estejam relacionados ao assunto ou seja uma página oficial do assunto, ligações externas contendo códigos afiliados ou referentes a spam podem ser consideradas spam.

Como não ser um spammer

Às vezes, pessoas vem à Wikipedia com a intenção de distribuir spam, criando artigos que não passam de anúncios ou auto-promoção, ou espalhando ligações externas de vários sites em muitos artigos.

Algumas pessoas cometem spam sem ter a intenção. Isto é, eles fazem coisas que não são compatíveis com a construção de uma enciclopédia. Um editor novato que tenha um negócio pode ver que existem artigos sobre outros negócios na Wikipedia, e concluir que seria apropriado criar seu próprio artigo. Um operador de website pode ver muitos lugares na Wikipedia onde o seu site seria relevante, e rapidamente adicional vários links para ele.

As diretrizes a seguir destinam-se a sugerir como não ser um spammer, ou seja, o modo de mencionar um Web site, produto, negócio, ou de outro recurso, sem parecer para a comunidade da Wikipédia que você está tentando abusar dela para a auto-promoção.

  1. Reveja suas intenções. A Wikipedia não é um espaço para a promoção pessoal ou a promoção de produtos, serviços, sites da Web, fandoms, ideologias, ou outras coisas do tipo. Se você está aqui para dizer ao leitor quão grande é um negócio, ou ter exposição para obter uma ideia ou produto de que ninguém ouviu falar ainda, você está no lugar errado. Da mesma forma, se você estiver aqui para se certificar de que a famosa Wikipedia cite seu nome como a autoridade em alguma coisa (e, eventualmente, aumentar seu PageRank) você provavelmente vai ficar desapontado, porque a Wikipedia usa nofollow em todas as ligações externas, causando os mecanismos de pesquisa a ignorá-los eficazmente.
  2. Contribua escrevendo textos, não apenas com ligações. A Wikipedia é uma enciclopédia, não um diretório de links. Se você tem uma fonte para contribuir, em primeiro lugar contribua com alguns fatos que você aprendeu a partir dessa fonte, e então cite a fonte. Não redirecione simplesmente o leitor para outro website; adicione informações úteis ao artigo e então cite o site onde as achou. Você está aqui para melhorar a Wikipedia, não apenas para canalizar os leitores de dentro da Wikipedia para outros sites, certo? (Se não, veja #1 acima.)
  3. A seção de referências A seção de referência direciona o leitor para uma obra que o escritor(es) se referiram enquanto escreviam o artigo. A seção de referências de um artigo da Wikipédia não é apenas uma lista de "obras relacionadas", e é precisamente a lista de obras utilizadas como fontes. Por isso, nunca pode ser correto adicionar um link ou referência nas seções sem ninguém que editou o texto do artigo foi efetivamente se referiu a isto.
  4. Não faça um novo artigo para o seu próprio produto ou Web site. A maior parte das vezes, quando uma pessoa cria um novo artigo descrevendo o seu próprio trabalho, é porque o trabalho ainda não é bem conhecido o suficiente para ter atraído a atenção de ninguém, muito menos fontes verificáveis. Os artigos deste tipo são normalmente excluídos. A Wikipedia é, de fato, possui artigos sobre produtos populares e de sites da Web, mas não é aceitável para a utilização da Wikipedia para "popularizá-los".
  5. Não desligar nosso radar de spam Há certos comportamentos estilísticos que vão dizer "spam!" em alto e bom som a qualquer pessoa que estiver lendo:
    • Adicionando um link para o topo de uma lista não-ordenada. Este é um tipo de spam de classe 1, de bandeira vermelha, Hot-spam: botão assinar. Ele sugere que você deseja que as pessoas olhem para o seu link PRIMEIRO PRIMEIRO PRIMEIRO!. Não coloque o seu link no topo de uma lista, mas, sempre no final.

Ver também

Políticas, recomendações e artigos informativos

Ensaios

Ligações externas