Wikipédia:Reverta apenas quando necessário

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Crystal Clear mimetype txt.png Este ensaio contém conselhos ou opiniões de um ou mais contribuidores da Wikipédia. Ensaios não são políticas nem recomendações, mas podem representar práticas já bem difundidas na comunidade ou ainda pontos de vista de minorias. Sinta-se livre e até encorajado para melhorar a página ou discutir na página de discussão, mas tenha prudência ao considerar esses pontos de vista já previamente trabalhados.

Uma reversão é uma edição que desfaz uma determinação alteração feita por um ou mais editores no passado. Há várias táticas usadas por alguns editores nas suas tentativas de facilitar um melhor uso da página de discussão e evitar guerras de edição.

Guerras de edição são consideradas danosas[editar | editar código-fonte]

Recomendações de boa convivência na Wikipédia afirmam que você não deve reverter um artigo mais que três vezes em um mesmo dia. Esse é um limite máximo, não um direito dado; você não deve reverter um artigo mais que três vezes diariamente. Ver Regra de três reversões para mais detalhes sobre isso.

Uma alta frequência de guerra de edições deixam o histórico da página menos útil, desperdiça espaço do servidor, dificulta que outras pessoas possam contribuir, e inunda as mudanças recentes e as páginas vigiadas. Faça um pedido de proteção ao invés de reverter. A violação dessa regra pode levar a proteção da página na versão preferida pela parte que não violou a política, ou bloqueio do usuário.

Reversão afasta editores[editar | editar código-fonte]

A reversão tende a ser hostil, fazendo a edição na Wikipédia ser algo pouco prazerosa. Algumas vezes isso provoca uma hostilidade recíproca de re-reversão. As vezes isso também leva os editores a abandonarem a Wikipédia, temporariamente ou não, especialmente os mais calmos. Esse resultado é claramente prejudicial ao desenvolvimento da Wikipédia, e portanto considerações ponderadas e justas devem ser aplicadas a todas as reversões.

Explique as reversões[editar | editar código-fonte]

Ser revertido pode parecer um pouco como um tapa na cara - "Eu trabalhei duro nessas edições, e alguém simplesmente reverteu tudo de volta". Entretanto, às vezes uma reversão é a melhor resposta para uma edição negativa, então nós não podemos simplesmente parar de reverter. O importante é deixar as pessoas cientes do porquê da reversão. Isso ajuda a pessoa revertida porque ele pode refazer a sua edição corrigindo qualquer problema que você tenha identificado. Obviamente, é melhor consertar o problema ao invés de reverter.

Explicar as reversões também ajuda outras pessoas. Por exemplo, isso permite que outras pessoas saibam se elas realmente precisam ver a versão revertida (em caso de, por exemplo, "rv branqueio"). Por causa da falta de paralinguagem na comunicação online, se você não explicar as coisas claramente as pessoas provavelmente vão assumir todas as possíveis coisas, incluindo as negativas, e é assim que as guerras de edições começam.

Se os seus motivos para reverter são muito complexos para explicar no sumário de edição, deixe uma nota na página de discussão. Um bom modo de se fazer isso é deixar a nota na discussão primeiro, e depois reverter, ao invés do outro modo. Algumas vezes a outra pessoa vai concordar com você e reverter por você antes mesmo que você tenha chance de reverter. Do mesmo modo, se alguém reverter suas edições sem uma explicação aparente, você pode preferir esperar alguns minutos para ver se eles explicarão suas ações na discussão do artigo ou na sua discussão, ou entrar em contato com o usuário perguntando as razões da reversão. Não participe de discussões no sumário de edição. Fazer isso é um sinal característico de uma guerra de edições, ao invés disso, pare de editar e use a página de discussão.

Uma ferramenta bastante útil para explicar reversões é a Reversão e avisos. Experimente utilizá-la.

Evitando ou limitando suas reversões[editar | editar código-fonte]

Tendo percebido que o desenvolvimento do artigo freou por causa das incessantes reversões, duas ou mais pessoas podem concordar em respeitar mais-que-o-normal as edições do outro. Ao contrário da regra das três reversões, essas regras são normalmente voluntárias.

Regra de uma reversão[editar | editar código-fonte]

Alguns editores podem escolher seguir voluntariamente à regra de uma reversão: se você reverter uma edição e outra pessoa re-reverter, discuta o assunto com o outro usuário ao invés de reverter uma segunda vez.

Regra de zero reversões[editar | editar código-fonte]

Editores também podem escolher aderir à regra de zero reversões, por exemplo:

"Só reverter vandalismo óbvio. Ao invés de remover ou reverter mudanças ou adições que você pode não gostar, adicione ou melhore-as seguindo o princípio de preservar a informação e os pontos de vista. Se você não conseguir perceber como alguma parte daquele edição pode beneficiar o artigo, peça uma clarificação na página de discussão do artigo ou do usuário."

Usar a regra de zero reversões dá aos outros editores o benefício da dúvida em todos os casos. Mesmo em casos em que você sabe que o ponto de vista do outro editor está errado, o fato de que algumas pessoas podem ter esse ponto de vista pode ser relevante por si só, e suas contribuições podem ser expandidas em uma adição útil ao artigo. Essa regra pode ser bem difícil para alguns seguirem na prática e pode requerer um pouco de edição criativa.