Wikipédia:Sock puppet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O que se segue é um artigo informativo sobre a Wikipédia, que foi entendido como consensual em discussão ocorrida aqui.
Prefira utilizar a página de discussão ou até mesmo a esplanada antes de fazer uma modificação que altere o contexto.

Sock puppet (em português: "marionete" ou "fantoche") é um termo em inglês usado para designar literalmente um boneco feito de meia, sendo mais utilizado na Wikipédia para se referir à conta adicional de um mesmo usuário registrado.

Sock puppets são suportados pelo nosso sistema operacional e podem ter usos legítimos, como a preservação da própria integridade e privacidade do usuário, uma vez que qualquer pessoa é livre para possuir múltiplas identidades na internet, desde que o seu uso nunca entre em choque com as políticas da Wikipédia. Quando utilizadas para sustentar uma opinião, ou principalmente votar, ferem a confiança depositada no editor: o voto é um parecer do indivíduo, portanto a prática de simular um editor falso é um abuso que claramente entra em choque com o sistema. Tal prática é considerada fraude e pode levar à exposição no projecto de todas as contas e endereços de IP usados na Wikipédia e projectos irmãos, assim como à (potencial) exposição pública de quaisquer actividades e informações pessoais na "vida real" consideradas importantes para prevenir futuros usos de fantoches.[1]

O uso de fantoches pode tomar diversas formas:

  • Usar novas contas para evitar a detecção
  • Deslogar para fazer edições problemáticas como um endereço IP
  • Fazer reviver contas inactivas antigas (contas adormecidas) e apresentá-las como diferentes usuários
  • Persuadir pessoas e usuários chegados a criarem contas com o propósito de apoiarem ou desapoiarem um dos lados de uma disputa (normalmente designado meatpuppetry)

Características[editar | editar código-fonte]

Sem surpreender, contas sock puppet geralmente mostram um maior conhecimento da Wikipédia e as suas técnicas de edição que a maioria dos novos utilizadores, utilizando os sumários de edição e juntando-se imediatamente a discussões ou participando em votações e outros assuntos da comunidade como a votação das páginas para eliminar ou pedidos de administração.

Usos indevidos[editar | editar código-fonte]

Atalho:
WP:INDEVIDO
É bom lembrar que o uso ilegal de sockpuppets é proibido na Wikipédia.

Apesar de haver alguns usos válidos para manter múltiplas contas no projeto, o uso de várias contas para enganar ou induzir em erro outros editores, desestabilizar discussões, distorcer o consenso, evitar sanções, ou violar as recomendações e políticas da comunidade, é proibido.

É terminantemente proibido usar fantoches para:

  • Votar: ver Wikipedia:Direito ao voto/regras;
  • Passar-se por outro wikipedista;
  • Usar contas de outras pessoas (piggybacking)
  • Vandalizar artigos;
  • Ofender outras pessoas ou causar polêmica gratuita;
  • Desrespeitar as políticas da Wikipédia.
  • Criar uma ilusão de apoio: contas alternativas não devem ser usadas para dar a impressão de maior apoio a uma posição que exista. Esconder sua real identidade com vista a dar a impressão de um maior apoio a determinado ponto de vista (ou descredibilizar o ponto de vista contrário), além de anti-ético, não é permitido, pois isso pode distorcer a opinião da comunidade como um todo.
  • Editar espaços de projecto: Contas alternativas não reveladas não devem editar politicas e recomendações (e respectivas páginas de discussão); comentar um processos de mediação; ou votar e participar em pedidos de administração (e outros pedidos de estatuto relevantes) e discussões respectivas; votar e participar em discussões e processos de eliminação de conteúdo; ou votar e participar em outro tipo de eleições ou votações.[2]
  • Circundar políticas ou sanções: as políticas são aplicadas por pessoa, não por conta. Usar uma conta alternativa para violar políticas do projecto provocará que qualquer penalização seja aplicada na conta principal, e em caso de sanções, banimentos, ou bloqueios, as evasões causam o relógio voltar a contar do zero (um administrador poderá zerar o bloqueio de um utilizador que intencionalmente se evada ao mesmo, e pode estender a sua duração se o usuário continuar a evidenciar um comportamento que possa levar a bloqueio, enquanto se estiver a evadir. Contas de usuário ou endereços de IP usados para evasão de uma bloqueio poderão ser também bloqueados).
  • Contribuir para a mesma página ou discussão com contas múltiplas: Os editores não poderão usar mais do que uma conta para contribuir para a mesma página ou discussão, de maneira a que possa sugerir que se tratam de várias pessoas. Contribuições para a mesma página com contas alternativas legitimamente ligadas não é proibido (editar a mesma página com a conta principal e com um conta alternativa usada para editar em computadores públicos, ou editar uma página com a conta principal que tenha sido editada por uma conta robô do mesmo usuário).
  • Evitar escrutínio: usar contas alternativas que não sejam total e abertamente reveladas, para separar a história editorial, significa que outros editores podem não conseguir detectar padrões nas suas contribuições. Apesar de isto ser permitido em certas circunstâncias (ver usos legítimos), é uma violação desta política criar contas alternativas para confundir ou enganar editores que tenham um interesse legítimo em fazer uma revisão das suas contribuições.
  • Fazer mau uso de um recomeço novo, trocando contas ou escondendo um recomeço novo de maneira a evitar escrutínio também pode ser uma violação desta política.
  • "Contas boas" e "contas más": manter uma conta "limpa" enquanto se usa outra para se engajar em desestabilização. Isto significa usar uma conta para contribuições construtivas e outra para edição desestabilizadora.
  • Procurar enganosamente posições de confiança da comunidade. Você não poderá concorrer a posições de confiança sem que tenha revelado que editou com outra conta. A administração e outras posições relevantes refletem a confiança da comunidade num indivíduo, não numa conta, pelo que, quando se candidatar a um cargo de confiança [que requeira aprovação de terceiros] é expectável que você revele de maneira aberta outras contas com que tenha editado. Se as contas devem ser mantidas privadas e houver um órgão comunitário apropriado para receber essa informação, poderá enviar em e-mail para esse órgão. Administradores ou outros cargos de confiança que falhem em revelar contas antigas arriscam a perder os respectivos estatutos, particularmente se o conhecimento dessas contas puder influenciar o resultado numa obtenção de estatuto.
  • Administradores com múltiplas contas: os editores não podem ter mais do que uma conta de administrador (ou de outro estatuto relevante), com excepção de robôs com privilégios administrativos. Se um administrador (ou portador de outro estatuto relevante) que abandone a Wikipédia voltar sob nova conta e que seja nomeado para administrador (ou outro estatuto relevante), deverá renunciar ao estatutos das contas antigas. Excepções são contas operadas para efeitos oficiais da Wikimedia Foundation, no entanto, estas deverão revelar quem são.
  • Agir como comentador neutral: usar uma conta alternativa numa discussão sobre outra conta comandada pela mesma pessoa.
  • Fazer mau uso do patrulhamento de páginas novas: fazer uma edição ou criar um artigo com uma conta e marcar como verificada com outra conta.
  • Fantoches falácia do espantalho: criar uma conta separada para argumentar sobre um assunto de uma maneira deliberadamente irracional e ofensiva, de modo a desviar a opinião para o outro lado.
  • Editar deslogado com vista a enganar: editar sob múltiplos endereços de IP pode ser tratado da mesma maneira do que editar sob múltiplas contas onde seja feito de modo enganador ou que viole os princípios acima descritos. Quando editores se deslogam por erro ou engano, podem querer contactar um administrador ou um editor com estatuto de supervisor para se assegurarem de que não existe nenhum mal entendido.
  • Contornar bloqueio com conta compartilhada: Um usuário da Wikipédia não deve em hipótese alguma fornecer sua conta para um usuário já bloqueado contornar um bloqueio, hipótese esta em que a conta compartilhada será tratada como conta comprometida, e bloqueada como um sock puppet ilícito.

Meatpuppets[editar | editar código-fonte]

Atalho:
WP:MEAT

Meatpuppets são um dos tipos de conta de propósito único. As contas de propósito único são contas que parecem ser utilizadas para editar um único artigo ou um número restrito de artigos, muitas vezes relacionados. A análise das intenções deste tipo de contas deverá ser feita com cuidado: poderão ser contas inocentes; no entanto, poderão indicar também o início ou reforço de uma determinada agenda.

Poderá acontecer que alguns editores comecem a participar na Wikipédia por recrutamento de um outro editor, com vista a reforçar uma determinada agenda. Este tipo de recrutamento não deverá ser feito. O recrutamento externo, por parte de um usuário, de pessoas que partilhem da sua opinião, com vista a reforçarem a mesma num debate ou discussão na Wikipédia, é altamente desaconselhado e inapropriado. Os processos da Wikipédia têm como base a obtenção de consensos e não a simples contabilização dos votos a favor ou contra uma determinada opinião. Normalmente, a opinião de usuários mais experientes é fundamentada nas políticas, regras e práticas comuns da comunidade. Os meatpuppets, porque são usuários novatos e não habituados aos processos da Wikipédia, tenderão a exibir um desconhecimento desses processos quando participam num debate ou discussão.

Muitas vezes é difícil de distinguir meatpuppets de sock puppets. Os primeiros, ao contrário do que pode acontecer com os segundos, são usuários novatos. Como tal, não deverão ser mordidos e deve-se ter cuidado para não serem taxativamente chamados de meatpuppets, já que tal abordagem poderá incendiar mais os debates e discussões, sobretudo se tais usuários estiverem a adoptar uma atitude desestabilizadora perante a comunidade. Por vezes, especialmente em situações onde o comportamento desestabilizador é mais patente, é possível que a melhor atitude a tomar seja a de inobservância.

Como lidar com uso indevido de sock puppets[editar | editar código-fonte]

Detectar um sock puppet poderá ser difícil, visto que, normalmente, o seu meio de operar tende a ser dirigido para a sua não detecção. Quando houver dúvidas sobre se um usuário actua ou não como sock puppet, pode ser activado um pedido de verificação, devendo ser indicado(s) o(s) editor(es) a ser(em) verificado(s), bem como diferenciais de edição que provem que ele está a ser utilizado para fins não legítimos. Alternativamente, os casos de suspeita poderão ser expostos directamente à comunidade, que os avaliará em função das evidências encontradas, podendo depois redireccionar a questão para um pedido de verificação, se assim for julgado necessário.

Porque a política de privacidade da Wikimedia Foundation é de extrema importância, somente alguns usuários têm o acesso à ferramenta de verificação.

Se eles forem utilizados em votações e discussões[editar | editar código-fonte]

Em caso de uso de sock puppets em votações, deve ser seguido o procedimento descrito em Wikipedia:Direito ao voto/regras.[3]

Em caso de um usuário comentar com duas ou mais contas diferentes numa mesma discussão, a comunidade deve ser alertada na própria discussão/consenso, e os comentários, tanto o da conta principal quanto os das contas alternativas, devem ser riscados.[4] Finalizado o bloqueio pela ação ilícita, a conta principal poderá voltar a participar normalmente de discussões.[3]

Usos lícitos[editar | editar código-fonte]

Atalho:
WP:LÍCITO
A Wikipe-tan mantém o sock puppet dela muito bem comportado

Múltiplas contas podem ter usos legítimos. É geralmente desejável que os editores da Wikipédia usem apenas uma conta, pois isso mantém uma continuidade nas edições feitas, melhora a responsabilização, aumenta a confiança da comunidade, permitindo uma estabilidade a longo prazo para a enciclopédia.

Editores que não avisarem à comunidade sobre suas contas alternativas, ou que editem como endereços de IP separados da sua conta, devem cuidadosamente evitar cruzamentos de edições em artigos ou tópicos, porque mesmo actividades inócuas como correções, wikificações, ou fazer ligações entre artigos pode ser considerado uso de fantoches em alguns casos, sendo que intenções inócuas poderão usualmente não servir como uma desculpa.

Seguem-se alguns exemplos para justificar a existência de sock puppets, ou contas-fantoche.

Não querer ver seu nome associado a um artigo[editar | editar código-fonte]

Imagine um Usuário:Einstein, pesquisador e físico, que contribui assiduamente com artigos nessa área na Wikipédia. Imagine também que o usuário:Einstein deteste artigos considerados por muitos como "não-científicos", como Astrologia, Ocultismo, etc. Imagine ainda que o usuário:Einstein adora a Wikipédia, e vê erros de ortografia e concordância graves em artigos das áreas que ele detesta. Assim, apesar de não gostar desse tipo de artigo (é direito dele, afinal de contas), ele gostaria que, já que eles existem, fossem pelo menos escritos corretamente, para não dar a impressão a um visitante ocasional que a Wikipédia contém erros de gramática, ortografia, etc.

Que soluções tem esse usuário para melhorar o artigo sem ter seu nome associado ao artigo de maneira permanente no histórico? Ele tem duas soluções: ou corrige o artigo desconectado ou o faz através de uma segunda conta. A desvantagem em estar desconectado é que, se alguém quiser discutir com ele alguma correção que ele tenha feito, não poderá fazê-lo, pois encontrará um endereço IP pela frente que poderá acolher um outro usuário mais tarde, quando o assunto vier à tona. Assim, nosso usuário:Einstein opta por uma segunda conta, que permitirá que seu nome original não esteja ligado ao artigo e, ao mesmo tempo, que possa ser interpelado por outro usuário sobre as correções que fez, se este não concordar com alguma delas. Ganha o usuário e ganha a Wikipédia com essas correções.

Verificar recepção a novatos[editar | editar código-fonte]

Nosso usuário:Einstein é burocrata e/ou sysop, e sabe que tal estatuto pode intimidar usuários mais novatos em discussões: o novato poderia pensar "Esse administrador/burocrata deve saber o que está dizendo, vou fazer o que ele diz e não vou propor aquela idéia que tive há pouco" ou "Se eu começar a discutir com esse administrador ele vai me bloquear". Assim, o usuário Einstein resolve abrir uma nova conta para, diante de novatos, parecer novato também e não intimidar outros usuários. Ou ainda para verificar como outros administradores e/ou burocratas reagem a idéias suas quando não sabem que elas vêm de Einstein, mas sim de Usuário:Anônimo. Neste caso, novamente, o fato de ter uma conta permite a troca de mensagens com a comunidade sem os problemas causados por usuários que colaboram com endereço IP. Ganham o usuário e a Wikipédia, que contará com burocratas e/ou administradores alertas para as dificuldades e ansiedades dos novatos, bem como pelo tratamento reservado a idéias que surgem de usuários não notórios e famosos.

Usuários destacado e antigos podem querer experimentar a Wikipédia a fim de entender como a comunidade funciona com aqueles novos à comunidade. Em particular, alguns sugeriram que Jimbo poderia criar uma conta fictícia (sock puppet) e editar a partir dela. Talvez ele já o faça ou tenha feito.

Não deixar que conhecidos saibam sobre o que escreve[editar | editar código-fonte]

Considere uma pessoa que edite um artigo que é altamente controverso no círculo familiar, social ou profissional, e em que a identidade na Wikipédia seja conhecida nesses círculos, ou rastreável até à identidade da vida real, ela poderá querer usar uma conta alternativa para evitar consequências na vida real derivadas das suas edições ou de outras acções na Wikipédia sobre esse artigo ou assunto.

Imagine que a família e/ou colegas de trabalho do usuário:Einstein conhecem seu nick na WP, e ele gostaria de escrever sobre assuntos que podem chocar certas pessoas, como assuntos relacionados com sexo, racismo, política, etc. Como fazer isso se seus amigos e/ou familiares conhecem seu nick e também colaboram para a Wikipédia? Novamente, pelos motivos expostos acima, a opção do uso de uma conta fantoche e secreta se impõe. Ganham o usuário e a Wikipédia, que poderá contar com as contribuições em assuntos polêmicos de um usuário experiente.

Privacidade em geral[editar | editar código-fonte]

Múltiplas contas também são uma opção válida na internet quando alguém conhecido do público ou de um círculo particular pode ser identificado com base em seus interesses e contribuições; dividindo essas contribuições em diferentes contas pode ajudar a preservar o anonimato. Um usuário contribuindo de maneira substancial para uma área de interesse na Wikipédia pode registrar-se sob uma outra conta que será usada somente em conexão com o desenvolvimento daquela área.

Evitar a personalização em discussões[editar | editar código-fonte]

Usuários podem usar diferentes contas em páginas de discussão a fim de evitar estender conflitos sobre uma área particular de interesse em conflitos de âmbito comunitário relacionados mais com a identidade do usuário do que com o conteúdo do artigo. Uma pessoa participando da discussão de um artigo sobre aborto, por exemplo, pode não desejar dar a oportunidade a outros usuários de estender a discussão ao levar um usuário em particular a um debate sem relação com a discussão em si, usando motivações filosóficas gerais.

Segurança para a conta principal[editar | editar código-fonte]

Visto que computadores públicos poderão ter mecanismos de roubo de palavras-passe (cavalos de Tróia) ou registradores de teclado instalados, os usuários poderão registar uma conta alternativa para prevenir que a sua conta principal seja comprometida. Tais contas, caso usadas em debates internos, devem ser publicamente ligadas à conta principal ou usar um nome claramente identificável. Por exemplo, o Usuário:Exemplo poderá usar Usuário:Exemplo (alt), redireccionando a página de usuário e respectiva discussão para a conta principal.

Manutenção[editar | editar código-fonte]

Um editor poderá querer usar uma conta alternativa para fazer tarefas de manutenção, ou segregar funções tais como trabalho relacionado com tipos específicos de ficheiros, com vista a manter uma página de discussão dedicada a esse propósito. Tenha em mente que votar e participar em discussões e processos de eliminação de conteúdo utilizando sock puppet é considerado uso indevido e haverá penalidades caso seja feito.

Nota: Caso sejam usadas em debates internos, a segunda conta deverá estar claramente ligada à conta principal.

Robôs e semirrobôs

Um caso especial de manutenção envolve o uso de bots(robôs), ou programas que façam edições de modo automático ou semi-automático(semirrobôs). Editores que usem bots são encorajados a criar contas separadas, e pedir que sejam marcados como tal via Wikipédia:Robôs/Pedidos de aprovação, para que as respectivas edições automáticas sejam filtradas das mudanças recentes.

Contas doppelgänger[editar | editar código-fonte]

Uma conta doppelgänger (réplicas ambulantes) é uma conta alternativa com um nome de utilizador similar ao da conta principal, usadas para prevenir personificações ou falsas identidades. Tais contas não deverão ser usadas para editar. Contas doppelgänger devem ser marcadas com predefinições usadas para o fim específico ou simplesmente redireccionadas para a conta principal.

Conta principal comprometida[editar | editar código-fonte]

Se um usuário perdeu a palavra-passe de uma conta existente na Wikipédia, ou caso saiba ou suspeite que outra pessoa obteve ou adivinhou a palavra-passe, poderá querer criar uma nova conta com uma nova palavra-passe. Nesse caso, deverá colocar uma nota na página de usuário de cada conta indicando que são contas alternativas usadas pela mesma pessoa, e poderá também pedir a um administrador que bloqueie a contra comprometida. Você pode considerar usar algum tipo de método, em precaução, com vista a lidar com este tipo raro de situações, caso ocorram no futuro.[5]

Recomeço limpo sob novo nome[editar | editar código-fonte]

Atalho:
WP:RECOMEÇO

Se um usuário decidir fazer um recomeço limpo, pode descontinuar a(s) conta(s) antiga(s) e criar uma nova que se tornará na única conta usada. Contas de recomeço limpo não deverão voltar a se envolver em tópicos ou padrões de edição antigos, ou em comportamentos previamente identificados como problemáticos, e devem ser cuidadosas em fazer qualquer acção que seja vista como tentativa de evasão a escrutínio (ver alínea Evitar escrutínio na próxima secção). Um recomeço limpo é permitido somente se não houverem bloqueios activos ou outro tipo de sanções activas colocados à conta antiga. Descontinuar a conta antiga significa que não será usada novamente; deverá ser notificado na respectiva página de usuário que se trata de uma conta inactiva, por exemplo através do uso de {{usuário inativo}}, para prevenir que a troca seja vista como uso de fantoches. É altamente recomendável que informe publicamente ou para órgão específico para o efeito, e se desejar, de modo confidencial, da existência que contas anteriores antes de um pedido de administração (ou outra função relevante). A falha em fazê-lo poderá ser considerado uma quebra de confiança.[6]

Contas compartilhadas[editar | editar código-fonte]

Não há na Wikipédia lusófona uma política de proibição à hipótese de duas pessoas dividirem uma mesma conta, e até um pedido de administração para uma conta compartilhada declarada já foi bem-sucedido, não sem, no entanto, alguma oposição. Por isso, o caso é polémico e não é aceito por todos. De qualquer forma, se sua conta for compartilhada, deve necessariamente declarar isto em sua página de usuário, e nenhum dos indivíduos que utilizem a conta deve utilizar uma segunda conta, de modo que uma das duas seja um sock puppet do indivíduo.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]