Wikipédia:Pedidos de administração

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Esta página é utilizada para apresentar candidaturas (ou pedidos) para o cargo de administrador. Também aqui são apresentados pedidos de desnomeação de administradores, caso estes tenham feito uso incorreto de suas ferramentas.

Diretrizes

A atual política da Wikipédia permite conceder o estatuto de administrador a qualquer wikipedista que tenha sido um contribuidor da Wikipédia com um mínimo de seis meses de registro e de 2 000 edições válidas no domínio principal. Em geral, deseja-se que seja um membro conhecido da comunidade, e no qual esta deposita confiança. A maior parte dos utilizadores parece concordar que quanto mais administradores houver, melhor.

Os wikipedistas apoiam mais facilmente a candidatura daqueles que contribuíram para uma variedade de artigos sem entrar em conflito frequente com outros utilizadores. Espera-se dos nomeados uma boa familiarização com as políticas e procedimentos da Wikipédia. A quantidade e a qualidade do trabalho que um wikipedista desenvolve aqui também são factores importantes. Muitos wikipedistas levam em consideração o número de edições que um candidato fez, como indicação da sua atividade.

As nomeações que são obviamente desqualificadas (as que tiverem menos de 2 000 edições válidas no domínio principal, ou as de usuários que tiverem menos de 6 meses de registro, por exemplo) podem ser removidas antes de o prazo da votação se encerrar.

Nomeação

A maior parte dos utilizadores torna-se administrador por ser nomeado por outro usuário, o qual não precisa ser um administrador. Para nomear um utilizador não é necessário ter o direito ao voto, mas o candidato que está sendo nomeado deve possuí-lo. Antes de nomear alguém, assegure-se de que este cumpre os requisitos mínimos. A sua nomeação deve indicar que você acredita que o utilizador preenche as exigências e será um administrador exemplar. Com a nomeação, dê alguns motivos por que pensa que este usuário será um bom administrador.

Autonomeação

Se quiser ser administrador, pode pedir a alguém que o nomeie. Mas as autonomeações são aceitas. Se quiser autonomear-se para administrador, é recomendado que espere até ultrapassar as diretrizes normais por uma boa margem.

Renomeação ou autorrenomeação

Após uma nomeação falhada, só poderá ser apresentada nova nomeação ou autonomeação desse usuário três meses depois do encerramento[1] da última nomeação e, a partir da segunda nomeação ou autonomeação falhada, só poderá ser apresentada nova nomeação ou autonomeação desse usuário seis meses depois.

Utilizadores anónimos
Os utilizadores anónimos não podem ser nomeados, nomear terceiros ou apoiar ou opor-se a nomeações. O requisito mínimo para se envolver em assuntos de administração é ter um nome de utilizador no sistema.

Desnomeação por votação

Pode ser requisitada, por qualquer editor, a retirada do estatuto de administrador de algum usuário que tenha feito mau uso de suas ferramentas insistentemente (mesmo após ter sido avisado). Seguir-se-á uma votação com as mesmas regras da votação de nomeação. Além do mau uso de ferramentas, é possível iniciar-se uma votação para revogar o estatuto do administrador que infringir normas vigentes, caracterizado como infração insistente e deliberada de qualquer das políticas vigentes, mesmo após aviso, desrespeito às decisões da comunidade (sejam votações ou decisões obtidas por consenso), o que inclui também o abuso de ferramentas administrativas.

Regras específicas para desnomeações
No caso dos pedidos fundamentados em "infração das normas vigentes" é necessário que o número de votos favoráveis à revogação seja no mínimo 1/3 do total de votos válidos. Se o administrador renunciar ao estatuto durante a votação de desnomeação, a votação será interrompida.
Adendo
A votação de desnomeação de um administrador deverá respeitar um período mínimo de 48 horas (2 dias) entre o momento em que o administrador foi avisado da votação em sua página de discussão (e por e-mail, se ativado) e a abertura efetiva da votação.

Desnomeação automática

  1. Um administrador será desnomeado automaticamente e sem votação:
    1. Se fizer uso ilícito de fantoches;
    2. Se proferir ameaças legais.
    3. Por absenteísmo, se ficar afastado da Wikipédia por um período de seis meses;[2]
      1. Antes de lhe serem retiradas as ferramentas, o administrador deverá ser notificado em sua página de discussão e por email sobre a possibilidade dessa remoção, sendo-lhe concedido um prazo de uma semana para voltar a editar;[3]
      2. Um administrador poderá solicitar um período de licença segundo necessidade pessoal, sem obrigação de anunciá-la, de até 180 dias sem que lhe seja retirado o estatuto de administrador.[3]
        1. Caso o administrador já se encontre inativo ao entrar em licença, o período de inatividade deverá ser descontado do limite do tempo da licença.
        2. Caso o prazo máximo de licença seja ultrapassado sem que o administrador notifique seu retorno, será desnomeado automaticamente e deverá passar por um novo pedido de administração caso queira recuperar a função;
        3. Uma nova licença só poderá ser solicitada 360 dias após a última. Observação: o período de 360 dias entre pedidos de licença é contado sem interrupções durante todo o exercício administrativo; caso o administrador seja desnomeado ou renuncie, consequentemente, o prazo será reiniciado se houver posterior atribuição de estatuto.
  2. Após a desnomeação, o administrador deve ser notificado em sua página de discussão e por e-mail, se possível.[3]
  3. Caso tenha sido desnomeado por absenteísmo, o administrador poderá a qualquer tempo requisitar esse estatuto de volta junto aos burocratas. Se qualquer editor contestar essa devolução, um pedido de administração deve ser iniciado.[2]

Encerramento das votações

Após um período mínimo de sete dias de votação[4] , se o candidato possuir 75% dos votos válidos (votos neutros, abstenções e similares não serão considerados neste cálculo) a favor[5] , então um burocrata atribuir-lhe-á esse estatuto e encerrará o pedido, acrescentando-o em um dos arquivos de pedidos de administração. O usuário eleito deverá ser incluído na lista dos atuais administradores. Se existir incerteza, ainda que na opinião de um só burocrata, então pelo menos um burocrata deve sugerir uma extensão de prazos para que fique claro que a votação representa a decisão da comunidade.

Referências

  1. Data em que se inicia a contagem do prazo definida / confirmada em Wikipédia:Esplanada/propostas/Prazo para nova votação (2jan2012)
  2. a b Wikipédia:Votações/Nova definição de absenteísmo. Existe ainda um limite máximo global menos restritivo definido em política de aceitação obrigatória no Met, tratando do assunto (aqui em português).
  3. a b c Wikipédia:Votações/Desnomeação por não uso das ferramentas administrativas/2
  4. Foi decidido nesta discussão que deve ser obedecido o período mínimo de sete dias para toda candidatura válida.
  5. Wikipédia:Votações/Mudanças na eleição de administradores#Maior que 75%

Autonomeações para estatuto de administrador

Exigência mínima: seis meses de registro e 2 000 edições válidas no domínio principal

Tutorial de autonomeação


Nenhum de momento

Nomeações para estatuto de administrador

Exigência mínima: seis meses de registro e 2 000 edições válidas no domínio principal Tutorial de nomeação



Nenhuma de momento

Desnomeações do estatuto de administrador

Esta seção inclui pedidos de desnomeação feitos por usuários registrados, que apresentam a proposta para ser apreciada pela comunidade. (Antes de propor a desnomeação, verifique se o seu pedido se enquadra em ao menos uma das situações listadas abaixo e definidas no alto dessa página, decididas pela comunidade em Wikipédia:Votações/Revogação do estatuto de administrador, para que a consulta/votação possa ser realizada):

  • infração insistente e deliberada de qualquer das políticas vigentes;
  • uso ilegítimo de sockpuppets;
  • absenteísmo.

Tutorial de desnomeação


Nenhum de momento

Moções de confiança

Esta secção inclui arquivos dos pedidos de moções de confiança (também denominados de renomeações) feitos por usuários, os quais, já eleitos administradores, quiseram ver a sua posição reapreciada pela comunidade ou porque vão se ausentar da Wikipédia por muito tempo e desejam que a comunidade avalie a sua situação.

O resultado da votação não tem poder decisório, cabendo unicamente ao solicitante a tomada final da decisão. Não existe tempo definido para o encerramento desta votação.

Tutorial de moção de confiança


Nenhuma de momento


Autodesnomeações

A autodesnomeação apenas poderá ser solicitada a um steward e efetuada no site do Wikimedia Meta-Wiki (normalmente abreviado por Meta-Wiki ou Meta), que corresponde ao site wiki da Fundação Wikimedia e se destina à coordenação dos vários projetos da fundação. Veja mais em Sobre o Wikimedia Meta-Wiki.

Deve-se acessar esta página Steward requests/Permissions na seção denominada Removal of access do site do Meta.

O solicitante deverá, previamente, escrever uma mensagem logado em sua página de discussão, e preferencialmente em inglês, solicitando a remoção do seu status. Deve indicar o diff ou a comparação entre duas edições seguidas. Veja este exemplo na Wikipédia:Página de testes.

O objetivo desta ação é provar a sua identidade junto ao site do Meta (não é necessário abrir uma conta lá). Caso sua conta esteja unificada, não será necessária uma diff em sua página de discussão aqui, solicitando a remoção do acesso. Os stewards irão confirmar a unificação da conta através da centralauth.

Para a remoção de status de um usuário que não seja você, antes deverá obter consenso em sua comunidade; depois, postar no Meta uma breve explicação do pedido, citando o link onde o consenso foi obtido bem como um breve sumário do resultados das discussões.

As conversas para a obtenção do consenso deverão decorrer apenas na wiki em português.

Copie e cole, no final da seção Removal of access, o texto a seguir. Preencha todos os campos solicitados, com o código da linguagem pt, com o link para a sua página pessoal. Sem esta última informação o pedido não poderá ser atendido.

====user name@xxproject====
{{sr-request
 |status    = <!--don't change this line-->
 |domain    =
 |user name =
 |discussion= 
}}
(your remarks) ~~~~

A assinatura no Meta poderá ser via IP ou por qualquer conta lá criada.

O pedido talvez leve algum tempo para ser atendido — e pode ser recusado, em caso de erro no preenchimento da solicitação. O solicitante deverá acompanhar o atendimento da solicitação na página do Meta ou através do registro de ações dos stewards. Não haverá retorno de seu pedido na sua página pessoal na wiki em português.

Arquivamento das votações

Encerradas as votações para administrador, seguir o roteiro:

  • Se o pedido for aprovado:
    Colocar no topo da página:
    {{Wikipédia:Pedidos de administração/Eleições concluídas/Cabeçalho|bem-sucedido}}
    Colocar no rodapé da página:
    {{Wikipédia:Pedidos de administração/Eleições concluídas/Rodapé}}
  • Se o pedido for negado, cancelado ou inválido:
    Colocar no topo da página:
    {{Wikipédia:Pedidos de administração/Eleições concluídas/Cabeçalho|malsucedido}}
    Colocar no rodapé da página:
    {{Wikipédia:Pedidos de administração/Eleições concluídas/Rodapé}}

Ir até à seção Ver também (abaixo) e incluir na página do ano a votação realizada, inserindo na seção apropriada: Eleições concluídas, Eleições sem sucesso ou Eleições inválidas, usando o seguinte gabarito:

====[[Wikipédia:Pedidos de administração/nnnnn|nnnnn]]====
0 votos a favor, 0 votos contra, 0 abstenções.

Em eleições canceladas usar no topo da página a predefinição {{subst:PA4}} para indicar o motivo e quem cancelou a votação.

Reeleição

No caso de o usuário ter anteriormente participado de uma eleição, deve-se mover a eleição antiga para Wikipédia:Pedidos de administração/nnnnn/1, ou /2, etc. e colocar o redirecionamento para apagar, caso não seja administrador. Sendo administrador, apague o redirecionamento, para que as predefinições usadas para criar a votação possam funcionar a contento.

Ver também

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikcionário Definições no Wikcionário
Wikilivros Livros e manuais no Wikilivros
Wikiquote Citações no Wikiquote
Wikisource Textos originais no Wikisource
Commons Imagens e media no Commons
Wikinotícias Notícias no Wikinotícias
Meta-Wiki Meta-Wiki