Wikipédia:Wikipédia não é sobre vitória

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Crystal Clear mimetype txt.png Este ensaio contém conselhos ou opiniões de um ou mais contribuidores da Wikipédia. Ensaios não são políticas nem recomendações, mas podem representar práticas já bem difundidas na comunidade ou ainda pontos de vista de minorias. Sinta-se livre e até encorajado para melhorar a página ou discutir na página de discussão, mas tenha prudência ao considerar esses pontos de vista já previamente trabalhados.

A Wikipédia não é sobre vitória. Disputas sobre conteúdo ou comportamento não têm "vencedores". Elas estão destinadas a serem resolvidas por consenso, com todos os usuários destinados à melhoria do projeto e sempre dispostos a ceder ao consenso. O ego não importa na Wikipédia; o ego e o orgulho não são úteis à criação de artigos enciclopédicos, e ego e orgulho necessitam ceder ao consenso se um conflito entre eles de qualquer maneira ocorrer. Qualquer editor da Wikipédia que em qualquer momento sente que deve ganhar está incorreto; não há nada para ganhar. A Wikipédia não é o Mundo do Enciclofício.

Aqueles que pensam que é mais importante ganhar e não ajudar a criar uma enciclopédia da que podemos estar todos orgulhosos estão no lugar errado. Aqueles que estão aqui para ganhar habitualmente ou sentir a necessidade de governar, ou controlar, estão aqui pelo motivo errado.

Se esse for você, você tem de pôr de lado a necessidade ou o impulso de permitir que o ego, orgulho, ou ganhar tenha prioridade sobre a construção colaborativa de uma enciclopédia. Por favor. Para citar um filme, as necessidades de muitos excedem em peso as necessidades de poucos, ou aquele. Apesar de quem aquele seja, ser ele um editor, um corpo de editores, ou grupo de Wikipédia. O único que importa é denominado "Wikipédia em português".

Ver também[editar | editar código-fonte]