Wikipédia:Divirta-se

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Crystal Clear mimetype txt.png Este ensaio contém conselhos ou opiniões de um ou mais contribuidores da Wikipédia. Ensaios não são políticas nem recomendações, mas podem representar práticas já bem difundidas na comunidade ou ainda pontos de vista de minorias. Sinta-se livre e até encorajado para melhorar a página ou discutir na página de discussão, mas tenha prudência ao considerar esses pontos de vista já previamente trabalhados.

A Wikipédia pode ser uma fonte de tensão. Frequentemente aparecem disputas editoriais, não são poucas as páginas de discussão com conflitos que se arrastam por imenso tempo e até se vêm ataques pessoais. Por tudo isto, alguns editores passam mais tempo a lidar com conflitos do que a produzir artigos.

Contudo, não é suposto que os conflitos sejam uma questão a tratar na Wikipédia. Somente a construção de uma enciclopédia devia ser tratada, mas também isto pode ser causador de stress! O fundamental é a manutenção da única retribuição que os editores têm por trabalhar na enciclopédia — nenhuma, exceptuando a sua satisfação pessoal. Espera-se que os wikipedistas se divirtam na Wikipédia, o que é esquecido com demasiada frequência.

A maioria dos voluntários gosta de escrever na enciclopédia, mas os problemas levantam-se quando não há satisfação pessoal. Os editores devem lembrar-se a todo o momento que divertir-se é a chave para que qualquer editor se mantenha activo no projecto. Se não está a conseguir divertir-se com a sua colaboração, faça um pequeno interregno e lembre-se de manter a calma mesmo que a tensão aumente, sem deixar que a Wikipédia se torne um fardo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

  1. Wikipédia:Departamento de Diversão, o qual tem esta finalidade.
  2. Wikipédia:A Wikipédia não é assim tão importante.
  3. Wikipédia:Não faça ataques pessoais nunca, não há desculpas.
  4. Wikipédia:Normas de conduta, onde se conta o útil conselho "pare, descanse e volte".
  5. Wikipédia:Wikiamor, para recordar "outro sentimento".