Wikipédia:Teste de amnésia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Os melhores artigos da Wikipédia não vêm de sua mente; mas a partir de fontes que você mesmo pesquisa.

Se você estiver pensando de começar um artigo sobre algo, é provável que você saiba um pouco sobre ele antes. Mas boa parte dos editores ativos da Wikipédia sabem que muitas páginas são excluídas por não satisfazer aos critérios de notoriedade. Então, antes de criar o artigo, eles certificam-se de que o artigo pode ser nomeado para eliminação por consenso; por não satisfazer a notabilidade miríade da Wikipédia.

Se você fizer uma rápida pesquisa do assunto no Google irá achar algo que a primeira vista ajudará seu artigo a satisfazer os critérios de notoriedade. No entanto, antes de colocar os dedos nas teclas, é uma boa ideia ler os seguintes passos:

  1. Esqueça tudo o que você sabe sobre o assunto. Se você não consegue esquecer, aja como se não soubesse absolutamente nada sobre o assunto.
  2. Reler os resultados apontados pelo Google, principalmente a cobertura da imprensa, e aprender tudo o que puder.
  3. Comece a escrever seu artigo. Caso você ache que não tem nada para escrever, não escreva nada.
  4. Certifique-se de citar as fontes que você usou!

Os critérios de notoriedade servem como um meio de garantir que um artigo possa ser verificável (o que requer fontes confiáveis) e imparcial (o que requer que uma pessoa independente do sujeito ache importante ele possuir artigo na Wikipédia). Satisfazê-los não é uma norma de inclusão.