Wikipédia:Eliminação por votação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gtk-dialog-info.svg Esta página encontra-se inativa e é mantida por motivos históricos. Se quiser discutir sobre o assunto abordado é aconselhável fazê-lo na esplanada.
Razão: Substituída por WP:Eliminação por consenso em Wikipédia:Votações/Eliminação por consenso/2
Política de eliminação vde
Por consenso
Categoria a verificar (2 itens)
Páginas para eliminar
Tutorial de nomeação
Tutorial de limpeza
Por problemas de direitos autorais
Categoria a verificar (17 itens)
Tutorial de nomeação
Tutorial de limpeza
Eliminação semirrápida
Categoria a verificar (101 itens)
Tutorial de nomeação
Eliminação rápida
Categoria a verificar (26 itens)
Tutorial de nomeação
Projeto Salvamento

Eliminação por votação é um dos três procedimentos empregados na Wikipédia para a eliminação de páginas. Um editor propõe o item para a apreciação da comunidade listando-o em uma página especial (WP:PE). Durante um período de tempo estabelecido, os editores votam se o item deve ser mantido ou apagado. Findo este prazo, os votos são computados e um administrador ou eliminador apaga-o ou não, conforme a decisão dos usuários.

Conceitos

O método de eliminação por votação é o mais tradicional de entre os três empregados na Wikipédia e o que mais requer a atenção e os esforços da comunidade. Quando um usuário julga que uma página não é adequada para o projeto, ele pode listá-la em uma página especial (WP:PE ou WP:IE, respectivamente) para que outros editores se manifestem a respeito. Estes, então, exprimem a sua opinião votando por eliminar ou manter o item.

As votações ocorrem durante um certo período de tempo. Findo este prazo, os administradores ou eliminadores realizam a limpeza da página de votação. Aplicando critérios estabelecidos pela própria comunidade, eles contabilizam os votos e determinam se o item deve ou não ser apagado, procedendo em seguida conforme o resultado.

Qualquer usuário pode nomear um item, mas apenas editores com direito ao voto podem votar pela eliminação ou manutenção. Esta medida foi adotada em agosto de 2005 com o objetivo de diminuir a possibilidade de fraudes através do uso de fantoches e se aplica a todas as votações da Wikipédia.

Ao votar, os editores optam em certos casos por uma solução intermédia entre eliminar e manter. Quando um usuário acredita que a página não deve permanecer como verbete individual, embora o conteúdo possa ser aproveitado em algum outro verbete, ele pode votar por um redirect, indicando a página para onde o redirecionamento deve ser realizado. Esta opção também é válida quando o título é um erro crível que pode vir a ser empregado muitas vezes como critério de busca.

Após um item ser nomeado para eliminação, existem condições especiais que devem ser satisfeitas para que ele possa voltar a ser nomeado, qualquer que tenha sido o resultado da nomeação anterior.

Um equívoco comum na Wikipédia é imaginar que um artigo eliminado por este método não pode ser recriado durante seis meses após a eliminação. Isso não é verdade. O que ocorre é uma confusão com outra regra, que determina que um artigo mantido por uma votação não pode ser renomeado novamente para eliminação em um prazo de seis meses. Ou seja, qualquer artigo pode ser recriado após ser eliminado por votação, desde que possua um conteúdo diferente do anterior e compatível com as políticas e recomendações da Wikipédia lusófona. Se for igual, poderá ser indicado para eliminação rápida.

Embora o princípio permaneça o mesmo, existem certas diferenças entre a eliminação de páginas na Wikipédia. A principal delas consiste na própria organização das páginas de votação. Para verbetes, emprega-se uma estrutura complexa que consiste em subpáginas agrupadas por data.

História

O processo de eliminação por votação foi instituído na Wikipédia em abril de 2004. Na época, ainda com poucos editores, todas as votações ocorriam diretamente em WP:PE e os resultados eram contabilizados adotando-se maioria simples entre os votos contra e a favor da eliminação. Com o aumento do número de usuários e do interesse pelas votações para eliminação, esta metodologia mostrou-se cada vez mais ineficiente. A quantidade significativamente maior de nomeações e votos fez das WP:PE uma das páginas mais longas e editadas do projeto, e conflitos de edição tornaram-se frequentes.

A fim de minimizar estes problemas, foi aprovada em dezembro de 2005 uma primeira reforma do sistema de eliminação. Entre outros pontos, passou-se a adotar uma estrutura mais ágil para a organização das votações (em subpáginas) e a permitir a eliminação rápida de conteúdo impróprio. A partir de então, também foram modificados os critérios para considerar uma página eliminada ou mantida, exigindo-se 75% de diferença e um número mínimo de votos.

Foi aprovada em setembro de 2006 uma segunda reforma, que introduziu aprimoramentos na estrutura das WP:PE (agrupamento por data) e estabeleceu normas para situações especiais até então não previstas, tais como renomeações e justificação de nomeações. O prazo de duração das votações, originalmente fixado em 15 dias, também foi reduzido nesta ocasião para 7 dias.

Finalmente, em abril de 2007, a comunidade decidiu alterar a proporção de votos para que uma página seja eliminada, dos anteriores 75% para os 2/3.

Em março de 2009, a comunidade decidiu que votos não-justificados deveriam passar a ser desconsiderados. No mês seguinte, também decidiu-se que caso o criador do artigo a ser eliminado fosse um usuário registrado e relativamente participativo, seria de bom tom conversar com este antes de propor para eliminação o artigo por ele criado, para que assim fosse possível resolver eventuais problemas, como falta de fontes ou indicação de relevância. Esta seria uma medida para resolver possíveis conflitos, sem no entanto constituir uma obrigação do proponente da eliminação.

Outros métodos

Além da eliminação por votação, a Wikipédia conta ainda com mais dois métodos para eliminar itens: eliminação rápida e eliminação por problemas de direitos autorais. Estes procedimentos são mais simples e exigem menos esforços da comunidade, pois em ambos os casos não é preciso consultar os editores. Existe também a eliminação semirrápida que funciona como um método intermediário entre a eliminação por votação e a eliminação rápida. Dadas certas condições, os administradores ou eliminadores podem passar diretamente à eliminação, sem necessidade de votação. Em abril de 2011 se testou a Eliminação por consenso durante um mês.

Regras formais

Eliminação de páginas

1. As páginas nomeadas para eliminação permanecem listadas por 7 dias em WP:PE. Durante este período, os editores votam se ela deve ser eliminada ou mantida.

2. Os editores votam sobre o conteúdo atual da página e não apenas sobre a validade ou não de seu título. Em outras palavras, se o editor julgar que o conteúdo do verbete não é enciclopédico, ele pode votar pela eliminação mesmo se considerar que o título poderia figurar na Wikipédia com um conteúdo melhor.

3. As votações são realizadas em subpáginas de WP:PE, agrupadas por data.

4. As nomeações podem ser realizadas por qualquer editor, inclusive anônimos.

5. Só podem votar, entretanto, os editores que possuem direito ao voto.

6. Todo editor que nomear uma página deve necessariamente justificar a nomeação.

7. O voto, entretanto, é facultativo. O editor que fizer a nomeação pode optar por não votar.

8. Quando for sugerida uma solução intermediária, o ideal é que se notifiquem os editores que já votaram, para ver se desejam mudar o voto.

9. Findo o prazo estabelecido, o destino da página é decidido do seguinte modo:

9.1. Eliminação: a página deve ser eliminada desde que pelo menos 2/3 dos votos sejam a favor da eliminação e que haja um mínimo de 4 votos a favor.
9.2. Manutenção: a página deve ser mantida desde que pelo menos 2/3 dos votos sejam contra a eliminação e que haja um mínimo de 4 votos contra.
9.3. Solução intermediária: deve ser seguida uma solução intermediária entre eliminar e manter desde que pelo menos 2/3 dos votos sejam contra a eliminação e que haja um mínimo de 4 votos contra, bem como que a maioria dos votos seja para esta solução, comparando-se com os votos recebidos pela manutenção da página. Exemplos de solução intermediária: tornar a página um Redirect para outro artigo, fundir com outro artigo, mudança de título.
9.4. Inconclusiva: se nenhuma das situações anteriores for atingida (a favor ou contra a eliminação), o administrador ou eliminador deverá prorrogar o prazo de votação nas WP:PE por mais uma semana, deixando uma nota específica no local da votação a referir o facto.
9.5. Após prazo de inconclusão: se, após o término do prazo da prorrogação, não for atingida a condição necessária para eliminação, a página será mantida ou será seguida a solução intermediária.

10. Quando uma página já votada e eliminada é recriada posteriormente, ela pode ser renomeada para as WP:PE a qualquer tempo, desde que seu conteúdo seja significativamente diferente daquele à época da eliminação. Caso contrário, a página deverá ser indicada para eliminação rápida sob a regra #5.

11. Uma página já votada e mantida ou mantida com uma solução intermediária só pode tornar a ser nomeada para as WP:PE após um prazo de seis meses a contar da última nomeação. Caso uma renomeação seja feita antes deste prazo, a nova página de votação iniciada pode ser colocada para eliminação rápida segundo a regra #21.

11.1 Páginas mantidas por votação inconclusiva sem que tenha havido solução intermediária podem ser renomeadas após 3 meses, e a nova votação seguirá os trâmites normais. [1]

12. Votos não justificados deverão ser desconsiderados.

Votações históricas

Esta seção listas as votações históricas realizadas no âmbito da comunidade que dizem respeito ao processo de eliminação.

Implementou pela primeira vez o processo de eliminação.
Primeira reforma do sistema de eliminação, incluindo eliminação rápida de impróprio (#20), votação do conteúdo, e organização das WP:PE em subpáginas.
Alteração do processo de colocação de votações inconclusivas em página separada.
Parâmetros para considerar uma página como mantida, inconclusiva ou para eliminar.
Segunda reforma do sistema de eliminação. Diminuição do prazo de votação, normas para renomeação, agrupamento das subpáginas por data, necessidade de justificativa concomitante à nomeação, uso de pré-definições.
Diminuição da proporção de votos necessária para eliminar um artigo, de 3/4 para 2/3.
Diminuição da proporção de votos necessária para manter um artigo sem ser necessária prorrogação, de 3/4 para 2/3.

Ajuda

As páginas abaixo contém instruções detalhadas sobre o método de eliminação por votação, abordando passo-a-passo todos os aspectos dos procedimentos envolvidos.

  • Tutorial de nomeação: descreve todos os passos necessários para a nomeação de uma página para eliminação. Contém recomendações e dicas sobre situações especiais, tais como nomeações múltiplas e renomeações.
  • Tutorial de votação: recomendações gerais sobre como votar e como contribuir para manter o processo de eliminação eficiente.
  • Tutorial de limpeza: voltado para administradores e eliminadores, descreve todos os passos necessários para executar a limpeza das páginas listadas para eliminação.
  • Colocar páginas para eliminar: como colocar um artigo para ser votado se deve ou não ser eliminado

Notas

  1. Proposta aprovada aqui, válida para páginas cuja votação se iniciou em 8/2/2010 ou depois.