Wikipédia:Biografias de pessoas vivas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Green check.svg Esta página documenta uma política da Wikipédia lusófona, uma norma amplamente aceita que todos os editores devem normalmente seguir. Quaisquer alterações devem ser consensuais. Ela foi decidida por consenso.
Atalho:
WP:BPV
Políticas e Recomendações da Wikipédia
Princípios
Cinco pilares

O que a Wikipédia não é

A Wikipédia não possui regras fixas
Políticas de conteúdo
Ponto de vista neutro

Verificabilidade

Nada de pesquisa inédita

Biografias de pessoas vivas

Títulos de artigos
Trabalhando com os outros
Política de edição

Consenso

Civilidade

Não faça ataques pessoais

Assédio moral

Não proferir ameaças legais

Resolução de disputas
Diretórios
Livro de estilo

Lista completa de políticas

Lista completa de recomendações

Nota: Há uma resolução oficial da Wikimedia Foundation a respeito de biografias de pessoas vivas. Esta resolução vincula todos os projetos e está disponível em Resolution on Biographies of living people.

Os editores devem tomar um cuidado especial ao adicionar material biográfico sobre uma pessoa viva em qualquer página da Wikipédia. Tal material requer uma sensibilidade adicional e deve se adequar de forma estrita às leis do estado da Flórida (Estados Unidos, onde fica a sede da Wikimedia Foundation), e às nossas políticas de conteúdo:

Nós devemos acertar ao escrever o artigo.[1] Seja bem firme quanto ao uso de fontes de alta qualidade. Material contencioso sem fontes ou com fontes inadequadas, seja ele positivo, seja negativo ou apenas questionável, sobre pessoas vivas, deve ser removido imediatamente dos artigos da Wikipédia,[2] assim como de páginas de discussão, páginas de usuário e páginas do projeto.

As biografias de pessoas vivas (BPVs) devem ser escritas de forma conservadora no que diz respeito à privacidade do biografado. A Wikipédia é uma enciclopédia, não um tabloide; não devemos ser sensacionalistas nem o veículo primário para a divulgação de afirmações excitantes sobre a vida das pessoas.

Uma orientação geral importante a considerar quando se escreve material biográfico de pessoas vivas é "não denegrir", e para isso recomenda-se a análise dos seguintes fatores: "especulação ou fato", "apresentação desproporcional de informação controversa em relação àquelas outras que tornam a pessoa notável" e "citação nominal ou biografia completa de pessoas pouco notórias".

Esta política aplica-se não só a biografias de pessoas vivas mas também a todo material biográfico sobre pessoas vivas noutros artigos. Em toda edição na Wikipédia, especialmente nas edições sobre pessoas vivas, o ônus da prova encontra-se no editor que adiciona ou restaura tal informação. Essa política, apesar de escrita no contexto de artigos sobre pessoas vivas, aplica-se e pode ter seu cumprimento garantido em toda página da Wikipédia.

Fundamentação

A Wikipédia é um site internacional de grande projeção; como consequência, material publicado na Wikipédia pode afetar as vidas dos biografados e suas famílias, colegas e amigos. O material biográfico tem de ser portanto escrito em adesão estrita às nossas políticas sobre o conteúdo de artigos.

Escrita e edição

Estilo de escrita

As biografias de pessoas vivas deviam ser escritas de forma responsável, conservadora, e em um tom neutro e enciclopédico. Embora uma estratégia de eventualismo possa ser aplicada noutras áreas, as biografias de pessoas vivas mal-escritas deviam ser reduzidas a esboços ou simplesmente eliminadas.

O artigo deve documentar, sem tomar partido, o que fontes fiáveis independentes publicaram sobre o assunto e, em algumas circunstâncias, o que o próprio sujeito possa ter publicado sobre si. O estilo de escrita deve ser neutro e factual, evitando tanto a deficiência quanto o exagero. Biografias de pessoas vivas não devem conter secções de curiosidades, mas, em vez disso, afirmações com fontes.

Cquote1.svg Estão envolvidas pessoas reais, que podem ser ofendidas por vossas palavras. Não somos jornalismo de tabloide, somos uma enciclopédia.[3] Cquote2.svg

Ligações externas

As ligações externas em biografias de pessoas vivas devem ser de alta qualidade e em total concordância com as políticas da Wikipédia lusófona e recomendações sobre ligações externas.

Críticas

As visões de críticos podem ser representadas se: forem relevantes para a notabilidade do assunto; puderem ser comprovadas com fontes secundárias fiáveis; o material for escrito de modo a não dominar o artigo ou pareça concordar com os críticos. Essa visão deve ser apresentada de forma responsável, conservadora e em tom neutro e enciclopédico. Tome cuidado para não conceder aos críticos um espaço desproporcional, para evitar que uma visão minoritária seja tomada como predominante. Se as críticas representam a visão de uma minúscula minoria, elas não têm lugar no artigo. Deve-se tomar cuidado com a estrutura do artigo, de modo a assegurar que a apresentação geral seja amplamente neutra; a estrutura de cabeçalho para regiões e subsecções deve refletir áreas importantes para a notabilidade do sujeito.

O conteúdo deve ser verificável em fontes fiáveis e dissertar especificamente sobre o assunto do artigo. Os editores devem estar atentos para evitar conteúdo tendencioso ou difamatório sobre pessoas vivas. Se existe a percepção de que alguém está a impor uma agenda ou um ponto de vista tendencioso, insista em fontes fiáveis publicadas por terceiros e em uma demonstração clara da relevância do material introduzido para a notoriedade do biografado.

Categorias

As categorias não possuem notas ou textos explicativos, então a razão para inclusão de um artigo em determinada categoria deve se tornar clara pelo texto do artigo. O artigo deve mencionar os fatos que justifiquem a inclusão do artigo na categoria, e esses fatos devem possuir fontes fiáveis.

Deve-se tomar cuidado ao adicionar categorias que induzam a baixar a reputação do biografado.

Não se devem utilizar categorias relativas a crenças religiosas ou orientação sexual a não ser que:

  • o biografado se identifique publicamente com a crença ou orientação em questão;
  • as crenças ou orientações sexuais do sujeito sejam relevantes para as atividades notórias do biografado ou para sua vida pública, de acordo com fontes fiáveis publicadas.

Fontes

Fontes fiáveis

O material sobre pessoas vivas deve ser referenciado de forma cuidadosa. Sem fontes fiáveis, o texto violará as políticas de não inclusão de pesquisa inédita e de verificabilidade, podendo levar a reclamações legais de difamação.

Material sobre pessoas vivas disponível apenas em fontes de fiabilidade ou valor duvidosos não deve ser utilizado, nem como fonte nem como ligação externa.

Livros de publicação própria, zines, páginas de internet de fiabilidade duvidosa e blogs jamais devem ser usados como fonte para a biografia de uma pessoa viva, a não ser que tenham sido escritos ou publicados pelo próprio biografado (veja mais abaixo).

Os editores devem evitar bisbilhotices, questionando: se a fonte é confiável; se o material é apresentado como verdadeiro; se, mesmo sendo verdadeiro, é relevante num artigo enciclopédico sobre o assunto. Quando publicações de baixa fiabilidade publicam material que suspeitam ser falso, elas frequentemente utilizam palavras e expressões ambíguas, como: "Afirmou sem muita certeza que", "É sabido que", "Alguns críticos dizem". Fique atento a essas expressões; se a publicação original não tem certezas, porque há de as ter a Wikipédia?

Os editores devem também ter cuidado com possíveis ciclos de retroação, ou seja, quando um conteúdo especulativo e sem fontes da Wikipédia é utilizado nos media e, depois, estas são citadas na Wikipédia como suporte do teor especulativo inicial.

Remova material contencioso sem fontes ou com fontes inadequadas

Os editores devem remover qualquer material contencioso sobre pessoas vivas que não tenha fontes ou que se apoie em fontes não consideradas fiáveis, ou seja, que dependam da interpretação conjectural de uma fonte (veja Nada de pesquisa inédita). A regra das três reversões não se aplica a estas remoções. O conteúdo só pode ser reincluído se estiver em conformidade com esta política.

Estes princípios aplicam-se a material biográfico sobre pessoas vivas encontrados em toda página da Wikipédia, incluindo páginas de usuário e de discussões. Os administradores poderão garantir a remoção desse material com proteções de páginas e bloqueios, mesmo que tenham editado o artigo. Editores que voltem a inserir o material poderão ser advertidos e até bloqueados.

Editores que encontrem biografias sem fontes e escritas de forma negativa, sem que haja uma versão neutra para a qual reverter, devem propor o artigo para eliminação rápida sob a regra 20 (conteúdo impróprio).

Cquote1.svg NÃO consigo realçar o suficiente. Parece haver uma tendência terrível, entre alguns editores, de marcar com "carece de fontes" determinados tipos de pseudoinformações especulativas do tipo "ouvi isso em algum lugar". Errado. [Tal especulação] deve ser removida de forma agressiva, a não ser que se encontre uma fonte. Isso se aplica a qualquer informação, mas é especialmente aplicável a informação negativa sobre pessoas vivas. Cquote2.svg

Utilizando o sujeito como fonte autopublicada

Material publicado pelo próprio biografado, tais como os divulgados em releases de imprensa, websites e blogs pessoais, podem ser utilizados. No entanto, material publicado pelo próprio só pode ser adicionado ao artigo se satisfizer as condições explicitadas em Wikipédia:Verificabilidade#Fontes publicadas pelo próprio e fontes duvidosas em artigos sobre o próprio, isto é, material que:

  • seja relevante para a notoriedade da pessoa ou organização;
  • não seja controverso;
  • não exprima de forma demasiada interesses próprios;
  • não envolva afirmações sobre terceiros;
  • não envolva afirmações sobre eventos que não sejam diretamente relacionados com o sujeito em questão;
  • não existam dúvidas sobre quem escreveu o material;
  • o artigo não seja baseado principalmente nestas fontes.

Estas provisões não são aplicáveis a autobiografias publicadas por editoras reputadas; estas são tratadas como fontes fiáveis, pois não são publicadas pelo próprio biografado.

Um website ou blog do biografado poderão ser citados nas ligações externas se não forem utilizados como fonte no artigo.

Edições do biografado no seu próprio artigo

Existem casos em que o sujeito edita a sua biografia diretamente ou por intermédio de um representante. A Wikipédia desencoraja a escrita de autobiografias, bem como sua expansão significativa. No entanto os biografados podem remover material contencioso sem fontes ou com fontes duvidosas.

Jimmy Wales avisou os editores para pensarem duas vezes quando encontrarem tais edições:

Cquote1.svg (...) reverter a edição de alguém que tenta retirar material difamatório acerca deles próprios é algo horrivelmente estúpido.[4] Cquote2.svg

Edições anónimas que branqueiem total ou parcialmente uma biografia de pessoa viva devem ser analisadas cuidadosamente. Se o sujeito tem notoriedade ambígua, tais edições não devem ser encaradas imediatamente como vandalismo; lembre-se de que pode ser o próprio biografado a editar. Evite o uso de sumários de edição provocadores e predefinições de aviso nas páginas de discussão de usuário nestes casos. Se possível, busque esclarecimentos na página de discussão do artigo ou do editor em questão.

Presunção a favor da privacidade

Os artigos da Wikipédia contendo material sobre pessoas vivas podem afetar a vida dos biografados. Os editores da Wikipédia que lidam com este tipo de artigos têm a responsabilidade de considerar as implicações legais e éticas da edição desse material. Uma importante regra a seguir quando se escreve material bibliográfico é não fazer mal.

Ao escrever sobre uma pessoa que é notória apenas por um ou dois eventos, a inclusão de muitos detalhes, mesmo com fontes adequadas, pode trazer problemas. Na melhor das hipóteses, pode construir um artigo não enciclopédico; na pior, uma violação séria das políticas da Wikipédia. Quando houver dúvidas, as biografias devem ser revertidas a uma versão completamente neutra, objetiva e baseada em fontes.

Dignidade humana básica

As biografias da Wikipédia devem respeitar a dignidade humana básica dos biografados. Nossos artigos não podem servir para difamar ou ridicularizar alguém, direta ou indiretamente. Isso é profundamente importante quando se trata de indivíduos cuja notoriedade provém principalmente do facto de serem vítimas de ações de terceiros. Os editores da Wikipédia não devem agir, intencionalmente ou não, de forma a participar da vitimização ou de prolongá-la.

Figuras públicas bem conhecidas

No caso de figuras públicas significativas, existem provavelmente múltiplas fontes fiáveis publicadas por terceiros das quais é possível obter informação. As biografias na Wikipédia devem apenas refletir o que se encontra nessas fontes. Se uma informação é notável, relevante e bem documentada por fontes reputadas publicadas, pode pertencer ao artigo, mesmo que seja negativa e/ou que desagrade ao biografado. Se a informação não se encontra documentada por fonte fiável, não deve ser incluída.

Exemplo
José Silva teve um divórcio atribulado de Maria Silva. Esta informação é relevante para o artigo e foi publicada numa fonte fiável? Se não, não a inclua.
Exemplo 2
Um político é acusado de ter um romance extraconjugal. Ele nega-o, mas o Diário de Notícias publica as alegações e rebenta o escândalo. A alegação pode pertencer à biografia, desde que cite o Diário como fonte.

Seja muito cauteloso ao utilizar material de fontes primárias. Não utilize, por exemplo, dados pessoais encontrados em bases públicas, como multas de trânsito, valores de bens pessoais, matrículas de automóveis e endereços residenciais ou profissionais, ou registos de tribunal ou de julgamentos e outros documentos públicos, a não ser que uma fonte secundária fiável já as tenha citado. Se uma fonte fiável tiver citado tais registros, haverá a possibilidade eventual de utilizar tais fontes para apoiar a fonte secundária, sujeito a provisões de Wikipédia:Nada de pesquisa inédita.

Pessoas relativamente desconhecidas

A Wikipédia tem também biografias de pessoas que, embora sejam notórias o suficiente para merecer um artigo, não são muito conhecidas. Em tais casos, os editores devem incluir apenas material relativo à sua notoriedade, omitindo informação que não se refira a ela. Tal como para pessoas famosas, material provindo de fontes primárias não deve ser utilizado sem ter sido referido numa fonte secundária reputada. Material publicado pelo próprio biografado deve ser utilizado com precaução (ver #Utilizando o sujeito como fonte autopublicada).

Material que possa repercutir de forma adversa na reputação de uma pessoa deve ser tratado com cuidado. Em diversos países, é ilegal a simples reprodução de material difamatório publicado algures, e existem meios especiais de proteção para pessoas que não sejam figuras públicas. Informações potencialmente prejudiciais, se corroboradas por diversas fontes fiáveis, poderão ser citadas se o artigo da Wikipédia mencionar que são alegações das fontes, sem que a própria Wikipédia se posicione sobre sua veracidade.

Artigos sobre pessoas notáveis apenas por um evento

(Ver também Wikipédia:A Wikipédia não é um repositório desordenado de informações)

A Wikipédia não é um jornal. O simples facto de alguém ter sido notícia não significa que mereça um verbete numa enciclopédia. Quando uma pessoa é citada nominalmente num artigo da Wikipédia sobre um assunto genérico, mas continua tendo pouca importância, devemos evitar um artigo sobre essa pessoa.

Se as fontes fiáveis citam a pessoa apenas no contexto de um evento em particular, então é improvável a necessidade de uma biografia em separado. Biografias curtas sobre pessoas sem notoriedade própria podem dar um peso inadequado a esses eventos na vida do indivíduo, criar redundância e gerar trabalho adicional de manutenção, além de causar problemas para a política da imparcialidade da Wikipédia. Em tais casos, um redirecionamento ou uma fusão podem ser a melhor opção. Escreva sobre o evento, não sobre a pessoa.

Privacidade de informações pessoais

A Wikipédia inclui as datas de nascimento de algumas pessoas vivas, quando essas datas foram publicadas em diversas fontes, mas os editores deviam ter cuidado com pessoas menos notáveis. Como há cada vez mais casos de roubo de identidade, as datas de nascimento são cada vez mais encaradas como dado privado. Se existem dúvidas sobre a notoriedade do biografado, ou se este se queixa da publicação da sua data de nascimento, é melhor listar apenas o ano.

Similarmente, os artigos da Wikipédia não devem incluir endereços residenciais, de correio eletrónico, números de telefone ou outras informações de contacto de pessoas vivas, embora sejam geralmente permitidas ligações para websites mantidos pelo biografado.

Privacidade de nomes

Deve-se ter cautela ao citar nomes de indivíduos tratados primariamente no contexto de um evento único. Quando o nome de uma pessoa não é amplamente divulgado ou é omitido intencionalmente (como acontece em processos judiciais), convém não citá-lo no artigo, especialmente se essa omissão não implicar perda significativa de contexto. Ao avaliar a inclusão ou remoção de nomes, a sua publicação em fontes secundárias diferentes da mídia jornalística, tais como publicações científicas ou trabalho de especialistas reconhecidos, deve ter maior peso do que a breve aparição de nomes em peças jornalísticas.

Os editores devem considerar com bastante atenção se a inclusão de nomes de indivíduos vivos, não envolvidos diretamente no assunto de um artigo, adiciona a este algum valor significativo. Deve-se privilegiar a privacidade de membros da família e de outras pessoas que, embora ligadas ao biografado, não possuam notoriedade independente.

Em todos os casos em que se considera a omissão de nomes, os editores devem estar dispostos a discutir o assunto na página de discussão do artigo.

Prevenção de violações à política sobre biografias de pessoas vivas

Semiproteção e proteção

Quando existirem dúvidas, as biografias devem ser revertidas a uma versão neutra, objetiva e com as devidas fontes. Administradores que suspeitem de edições maliciosas ou parciais, ou que pensem haver outro tipo de violação dessa política, poderão semiproteger ou proteger totalmente a página após a remoção do material em disputa.

Padrões para eliminação de biografias de pessoas vivas

Numa votação de eliminação de uma biografia de pessoa viva cuja notoriedade seja questionada, deve ser considerado um possível pedido do próprio biografado de eliminar a página. Se for decidida a eliminação, deve-se considerar a transferência do conteúdo para outro artigo, se este for relevante; esta política é aplicável a todos os artigos da Wikipédia, mas não se deve incluir a biografia de alguém não notável em outra página como forma de contornar sua eliminação. Quando se funde um artigo biográfico noutro, deve ser feita também a fusão de históricos, para respeitar a licença utilizada pela Wikipédia.

Eliminações controversas

Deve haver consenso da comunidade antes de restaurar ou recriar material que tenha sido eliminado ao abrigo desta política. O ónus da prova está com aquele que deseja ver tal material restaurado, devendo demonstrar previamente que existe compatibilidade com todos os aspectos da presente política. Os pedidos de restauro de artigos eliminados devem ser feitos em Wikipédia:Pedidos a administradores#Restauro de páginas, mas nenhum tipo de informação controversa deve ser divulgado nessa página. Se necessário, poderá haver discussão entre administradores fora da wiki (por e-mail, por exemplo) para evitar a divulgação de material controverso, especialmente se negativo.

Branqueio, por cortesia, de páginas de eliminação

Atalho:
WP:CORTE

Se a biografia de uma pessoa viva é eliminada por votação, a página de votação poderá ser branqueada ou mesmo eliminada, caso tenha havido algum comentário inadequado.[5] Após a exclusão um administrador poderá proteger o artigo eliminado contra recriação.

Bloqueio

Editores que, de forma repetida, adicionem ou restaurem material contencioso sem fontes ou com fontes duvidosas em biografias de pessoas vivas poderão ser bloqueados por provocar desestabilização.

Predefinições

Esta política aplica-se a todas as pessoas vivas referidas numa dada página, não apenas em artigos biográficos sobre elas próprias. Pode ser adicionada a predefinição {{BPV}} às páginas de discussão de biografias de pessoas vivas, de modo que editores e leitores, incluindo os biografados, sejam alertados para a existência desta política. Também pode ser adicionada a páginas de discussão de artigos que mencionem pessoas vivas.

Usuários que violem a política de biografias de pessoas vivas podem ser advertidos com as seguintes predefinições:

  • {{aviso-bpv1}}, para dar as boas-vindas e avisar sobre a existência da política sobre biografias de pessoas vivas.
  • {{aviso-bpv2}}, para avisar contra a (re)inserção de material inadequado.
  • {{aviso-bpv3}}, para avisar de bloqueio iminente por desrespeito a esta política.
  • {{aviso-bpv4}}, para informar sobre o bloqueio feito ao abrigo desta política.

Podem-se utilizar {{Disputa-bpv}} e {{s-fontes-bpv}} em páginas com problemas.

Outros domínios

Tal como dito na introdução:

Material contencioso sem fontes ou com fontes inadequadas, seja ele positivo, negativo ou apenas questionável, sobre pessoas vivas devia ser removido de imediato de artigos da Wikipédia, assim como de páginas de discussão, páginas de usuário e páginas do projeto.
Páginas de discussão

As páginas de discussão servem para tomar decisões sobre o conteúdo de artigos. Material contencioso sem fontes ou com fontes inadequadas sobre pessoas vivas que não seja relacionado com o artigo ou que não seja útil para decidir sobre o seu conteúdo deveria ser eliminado, e até sofrer oversight se for especialmente problemático (números de telefone, difamações, etc.). Em caso de dúvidas sobre inclusão de material contencioso relativo a pessoas vivas é melhor discuti-lo previamente do que incluí-lo sem ter certeza. Em inclusões recorrentes de determinado assunto controverso sobre pessoas vivas, onde o consenso anteriormente obtido foi pela remoção, é recomendável que, além da remoção deste conteúdo recorrente, se indique uma referência para o local em que o consenso foi atingido, evitando discussões desnecessárias pela repetição dos mesmos argumentos.

Páginas de usuário

As mesmas regras aplicam-se a páginas de usuário, com a diferença de que os usuários não precisam fornecer fontes para justificar afirmações sobre si próprios. Todas as páginas de usuário devem estar de acordo com Wikipédia:O que a Wikipédia não é, não podendo utilizá-las para publicidade, por exemplo. É estritamente proibido um editor fazer passar-se por outra pessoa.

Domínio Wikipédia

No domínio Wikipédia, é mantida informação sobre usuários necessária para se realizarem decisões administrativas. Estas páginas são visíveis a qualquer um por uma questão de transparência, que é essencial para o sucesso e sanidade da missão da Wikipédia. Os nomes de usuário estão muitas vezes ligados a identidades fora das wikis, e comentários negativos, especialmente quando verdadeiros, podem ser fonte de dificuldades. É vantajoso para todos se esta informação for utilizada de forma cuidadosa e pensada; pessoas neutras poderão ajudar pessoas que tenham provocado problemas na Wikipédia para atingir resultados mutuamente benéficos.

Artigos sobre você

Se você tem alguma questão sobre um artigo que contenha dados biográficos seus, você pode contactar a Wikipédia por e-mail por duas vias:

  • Existe um conjunto de editores voluntários que respondem a perguntas gerais. A listagem completa encontra-se em Wikipédia:Contacto.
  • Em alternativa, pode escrever para info-pt at wikimedia.org; todos os e-mails enviados para esse sistema (informalmente designado OTRS) são estritamente privados e lidos apenas por um conjunto de usuários devidamente identificados junto à Wikimedia Foundation e comprometidos em manter tal privacidade.

Você pode também simplesmente referir esta política aos demais editores da página em questão. Se necessitar de ajuda para fazer cumprir esta política, peça ajuda a um administrador em Wikipédia:Pedidos a administradores. Mas tenha em mente que as páginas mencionadas neste último parágrafo, e consequentemente as alterações feitas nelas, são de acesso público.

Agente designado

O agente designado para a Wikipédia é:

Wikimedia Foundation Inc.
P.O. Box 78350
San Francisco
California 94107-8350
United States

Telefone:

E-mails podem ser enviados a info-pt at wikimedia.org

Mais dados de contacto

Ver também

Políticas oficiais
Recomendações e artigos informativos

Notas

Ligações externas

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Biografias de pessoas vivas


Info   Nota ortográfica: Esta página está escrita segundo as normas do Acordo Ortográfico de 1990.