Wikipédia:Lei do Martelo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Crystal Clear mimetype txt.png Este ensaio contém conselhos ou opiniões de um ou mais contribuidores da Wikipédia. Ensaios não são políticas nem recomendações, mas podem representar práticas já bem difundidas na comunidade ou ainda pontos de vista de minorias. Sinta-se livre e até encorajado para melhorar a página ou discutir na página de discussão, mas tenha prudência ao considerar esses pontos de vista já previamente trabalhados.
Text-x-generic-highlight-yellow-pen.png Resumindo: Não crie o artigo se o nome oficial do álbum ainda não foi decidido e nem há previsão de lançamento.
Se não você quer que seu artigo seja quebrado em pedacinhos com um martelo na PE, então não escreva sobre ele enquanto o nome definitivo ainda não estiver definido e nem houver previsão de lançamento.

Lei do Martelo: se o nome definitivo do futuro álbum é desconhecido, o álbum provavelmente será apagado da Wikipédia. Artigos deste tipo geralmente são chamados "nº álbum de estúdio do(a) [nome do artista]". Há algumas exceções a esta lei, pois, às vezes, um futuro álbum pode conter suficiente informação verificável para um artigo decente, muito embora seu título ainda seja desconhecido.[1] Mas se tudo o que puder fazer é olhar dentro de uma bola de cristal ou basear suas informações a partir de rumores postados em sites de fãs, fóruns de discussão, blogs, Orkut ou Facebook, então é melhor não criar o artigo do álbum até pelo menos uma ou duas semanas antes do lançamento oficial. Não há prazos para escrever um artigo na Wikipédia; ninguém vai morrer de esperar.[2]

Outras aplicações[editar | editar código-fonte]

Por extensão, a Lei do Martelo pode se referir também à qualquer futuro assunto para o qual o nome ainda é desconhecido e informações verificáveis de fontes fiáveis ainda não existem.[3] Podem ser incluídos, assim, quaisquer "futuros" jogos de vídeo game, telenovelas, filmes, hardwares de computador, consoles, livros, DVDs, softwares, bandas de garagem entre outros.

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Por exemplo, In Rainbows já tinha um artigo bem robusto na Wikipédia anglófona antes de ser anunciado porque continha suficiente informação verificável em fontes fiáveis para um artigo.
  2. Considere também o fato de que argumentos como "todo mundo sabe que vai sair logo" ou "será o maior álbum de [nome do artista]", ou pior de tudo, "vocês odeiam o(a) [nome do artista], não é mesmo?" Não funcionam.
  3. A PE de Wii 2 na Wikipédia anglófona foi a primeira discussão de eliminação a citar este ensaio além do escopo dos álbuns.

Ver também[editar | editar código-fonte]