Wikipédia:Atribuição

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Crystal Clear mimetype txt.png Este ensaio contém conselhos ou opiniões de um ou mais contribuidores da Wikipédia. Ensaios não são políticas nem recomendações, mas podem representar práticas já bem difundidas na comunidade ou ainda pontos de vista de minorias. Sinta-se livre e até encorajado para melhorar a página ou discutir na página de discussão, mas tenha prudência ao considerar esses pontos de vista já previamente trabalhados.

A Wikipedia é uma enciclopédia, ou seja, um compêndio compreensível do conhecimento. O limiar de inclusão na Wikipedia é se o material é atribuível a uma fonte fiável publicada por terceiros, não se é verdadeiro. A Wikipedia não é lugar para publicar suas opiniões, experiências, ou argumentos.

Embora tudo na Wikipédia tenha que ser atribuível, na prática nem todo material é atribuído. Editores devem atribuir a fontes fiáveis, citações e qualquer material que seja duvidoso ou potencialmente duvidoso; caso contrário este pode ser removido. O ónus da prova reside nos editores que introduziram determinada informação num artigo ou naqueles que desejem que a informação seja mantida. Os editores devem portanto providenciar as referências. Se determinada informação num artigo não for baseada em fontes reputadas, fiáveis e independentes, a Wikipédia não deverá incluir essa informação.

As políticas centrais de conteúdo da Wikipedia são Wikipedia:Princípio da imparcialidade, Wikipedia:Nada de pesquisa inédita, e Wikipedia:Verificabilidade. Estas políticas determinam o tipo e a qualidade do material que é aceitável nos artigos. Pelo fato destas políticas serem complementares, não devem ser interpretadas de forma isolada uma da outra.

Princípios fundamentais[editar | editar código-fonte]

Os artigos da Wikipedia devem ser baseados em fontes fiáveis[editar | editar código-fonte]

Fontes fiáveis são materiais publicados e credíveis com um processo de publicação confiável; seus autores em geral são tidos como especialistas ou autoridades em relação ao assunto em questão. O quão confiável uma fonte é depende do contexto. Em geral, as fontes mais confiáveis são livros e publicações universitárias; jornais de grande circulação; livros-textos de nível universitário, revistas e jornais que são publicados por grandes editoras. O que estas fontes possuem em comum é o processo e aprovação entre a criação do documento e a publicação. Como regra geral, quanto mais especialistas estão preocupados em checar os fatos, analisar questões legais, e analisar o texto a ser publicado, mais confiável é a publicação. Qualquer material sem fonte pode ser removido, e em biografias de pessoas vivas, material duvidoso sem fontes ou com fontes duvidosas deve ser removido imediatamente.

A Wikipédia não publica pesquisa inédita ou opinião pessoal[editar | editar código-fonte]

Pesquisa inédita refere-se a material que não é atribuível a fontes fiáveis independentes. Isto inclui fatos não publicados, argumentos, idéias, declarações, opiniões pessoais e neologismos; e qualquer análise ou síntese não publicada de materiais publicados que parece avançar uma posição. Materiais adicionados aos artigos devem ser diretamente e explicitamente suportados pelas fontes.

Note a diferença entre material sem fonte e pesquisa inédita:

A única forma de demonstrar que o material não é pesquisa inédita é citar fontes fiáveis que oferecem informações diretamente relacionadas ao tópico do artigo, e se embasar estritamente no que as fontes dizem.