Wikipédia:O que a Wikipédia não é

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Políticas e Recomendações da Wikipédia
Princípios
Cinco pilares

O que a Wikipédia não é

A Wikipédia não possui regras fixas
Políticas de conteúdo
Ponto de vista neutro

Verificabilidade

Nada de pesquisa inédita

Biografias de pessoas vivas

Títulos de artigos
Trabalhando com os outros
Política de edição

Consenso

Civilidade

Não faça ataques pessoais

Assédio moral

Não proferir ameaças legais

Resolução de disputas
Diretórios
Livro de estilo

Lista completa de políticas

Lista completa de recomendações
Green check.svg Esta página documenta uma política da Wikipédia lusófona, uma norma amplamente aceita que todos os editores devem normalmente seguir. Quaisquer alterações devem ser consensuais. Ela foi decidida desde os primórdios da Wikipédia por consenso e faz parte dos princípios fundadores da Wikipédia, tendo sido alterada sucessivamente com o tempo
Atalhos:
WP:WNE
WP:OQWNE
WP:NÃO

A Wikipédia é uma enciclopédia on-line e, como um meio para esse fim, é também uma comunidade virtual formada por pessoas interessadas na construção de uma enciclopédia de alta qualidade, num espírito de respeito mútuo. Por isso, há certas coisas que a Wikipédia não é e que não deverá ser.

O que a Wikipédia não é

Abaixo são mostrados alguns conselhos sobre o que não colocar na Wikipédia. Caso não se identifique com o projeto, a Wikimedia Foundation gere outros projetos que podem ser adequados para alguns tipos de conteúdos não admitidos aqui. Para conhecer esses projetos, visite o site www.wikimedia.org e meta:Proposals for new projects (em inglês) para projetos propostos.

A Wikipédia não é uma enciclopédia impressa

Atalho:
WP:PAPEL
  • Wikipédia não é de papel
  • Não há um limite de tamanho;
  • Pode (e deve) incluir ligações entre os artigos;
  • Seu conteúdo é dinâmico e atualizado continuamente por muitos usuários.

Isso significa que preocupações referentes a textos impressos como tamanho do texto, estilo ou composição não são necessariamente preocupações prioritárias por aqui.

Nota: apesar disso, com algumas adaptações ela pode ser impressa. A Wikipédia em alemão, por exemplo, disponibiliza versões para impressão dos melhores artigos.

A Wikipédia não é uma fonte primária de dados

Atalho:
WP:NOFP

A informação é editada por wikipedistas (i. e., editores da Wikipédia) que pesquisam assuntos noutras fontes e inserem aqui os seus próprios artigos, completam, corrigem e complementam artigos já inseridos. A Wikipédia não é lugar para publicar suas próprias ideias, nem para colocar informações ainda não publicadas por outros meios. Abaixo, são mostrados alguns problemas relacionados:

  • Fonte primária como teorias e soluções, ideias próprias, termos novos, etc. Se deseja publicar uma nova ideia, faça-o por outros meios. A Wikipédia aceitará seu trabalho quando se tiver tornado conhecido.
  • Projetos e invenções pessoais. Se você e seu amigo inventaram um novo tipo de jogo de tabuleiro ou se acabaram de criar uma ONG, tenha em mente que se divulgá-los na Wikipédia, não possuirão notoriedade suficiente para permanecerem. É somente após muita divulgação por fontes secundárias que se adquire notoriedade para estar na Wikipédia.
  • Opiniões pessoais. A Wikipédia serve para compilar o conhecimento humano. Não é um meio para tornar opiniões pessoais parte do conhecimento humano.

A Wikipédia não é um dicionário

Atalho:
WP:NODIC

A Wikipédia não é um dicionário, não é um guia de jargões, não é um prontuário ortográfico, nem um dicionário genealógico ou biográfico. Os artigos da Wikipédia não são:

  • Definições de dicionário. Apesar de os artigos geralmente serem iniciados com uma definição, devem oferecer também outras informações sobre o tema que abordam. Artigos que possuam apenas uma curta definição devem ser expandidos com conteúdo enciclopédico sempre que possível, ou marcados como {{esboço}}. Exemplos de esboços podem ser encontrados na categoria esboços. Eis alguns exemplos de verbetes de dicionário que estão no Wikcionário e possuem um artigo correspondente na Wikipédia: universidade, livro, rodo, tratado.
  • Artigos sobre línguas ou dialetos são aceitos, mas guias prescritivos para falantes de tais línguas não. Ver abaixo A Wikipédia não é um guia ou manual, para mais informações.

Como alternativa, existe um projeto irmão da Wikipédia para a construção de um dicionário. Ver Wikcionário.

A Wikipédia não é um jornal

Atalho:
WP:JORNAL

Como a Wikipédia não é uma enciclopédia impressa, os editores são encorajados a incluir informações atuais e atualizadas sobre temas cobertos por ela e a desenvolver artigos individuais para eventos atuais significantes. No entanto, nem todos os eventos verificáveis são apropriados para inclusão na Wikipédia. Os artigos da Wikipédia não são:[1]

  1. Jornalismo: A Wikipédia não deve oferecer notícias de primeira mão sobre eventos recentes. A Wikipédia não constitui uma fonte primária. Entretanto, nossos projetos irmãos Wikisource e Wikinotícias fazem exatamente isso e eles têm intenção de ser uma fonte primária. A Wikipédia tem muitos artigos enciclopédicos em tópicos de importância histórica que estão atualmente nas notícias e podem ser atualizados com as mais recentes informações verificáveis. A Wikipédia também não é escrita em estilo de notícia.
  2. Notícias: A Wikipédia considera a notoriedade das pessoas e eventos. Embora a cobertura da mídia possa ser uma fonte útil para tópicos enciclopédicos, a maioria dos eventos noticiados não se qualifica para inclusão. Por exemplo, notícias de rotina cobrindo coisas como anúncios, esportes, ou celebridade, não são uma base suficiente para a inclusão na enciclopédia. Embora a inclusão de informações sobre desenvolvimentos recentes seja por vezes apropriada, as notícias recentes não devem ser enfatizadas ou de alguma maneira tratadas de modo diferente dos outros tipos de informação. Assuntos cobertos pela mídia que não são adequados para a Wikipédia podem ser adequados para o nosso projeto irmão Wikinotícias.
  3. Quem é quem: Mesmo quando um evento é notável, os indivíduos envolvidos podem não ser. A menos que a cobertura da imprensa sobre um indivíduo vá além do contexto de um único evento, nossa cobertura desse indivíduo deve se limitar ao artigo sobre aquele evento, na proporção da sua importância para o evento em geral. (Ver "Wikipédia:Biografia de pessoas vivas" para mais detalhes.)
  4. Um diário: Mesmo quando um indivíduo é notável, nem todos os eventos em que ele está envolvido também são. Por exemplo, notícias cobrindo celebridades e figuras do esporte podem ser bem frequentes e cobrir muita curiosidade, mas usar todas essas fontes vai deixar o artigo com excesso de detalhes que mais parecerá um diário. Nem todas as partidas jogadas, gols feitos ou apertos de mãos são significantes o bastante para serem incluídos na biografia de uma pessoa.

A Wikipédia não é um fórum de discussões

Atalho:
WP:FORUM

Por favor, lembre-se que a Wikipédia é apenas uma enciclopédia. Não exija mudanças no seu país, na sociedade e no mundo através da Wikipédia, nem procure assistência médica num artigo relacionado com medicina. Tenha em mente que as páginas de discussão dos artigos servem para discutir possíveis melhorias dos próprios artigos, ou seja, não são páginas de discussão geral sobre o tema dos artigos, nem servem para obtenção de ajuda pessoal, instruções ou assistência técnica.

O mau uso das páginas de discussão pode ser visto como abuso do espaço público.

A Wikipédia não é uma plataforma de divulgação

A Wikipédia não é o seu palco, um campo de batalha, ou um veículo para propaganda ou divulgação. Isso se aplica a artigos, categorias, predefinições, páginas de discussão, e páginas de usuário. Assim, o conteúdo da Wikipédia não é para:

  1. Advocacia, propaganda, ou recrutamento de qualquer tipo: comercial, político, religioso, nacional, relacionado a esportes, ou qualquer outra coisa. Um artigo pode reportar objetivamente sobre essas coisas, contanto que uma tentativa tenha sido feita para descrever o tópico de uma forma neutra. Você pode querer escrever um blog ou visitar um fórum se quiser convencer as pessoas dos méritos de sua visão.[2]
  2. Artigo de opinião. Apesar de alguns tópicos, especialmente aqueles sobre eventos recentes e políticas, possam tentar as pessoas a "subir no palco" para divulgar as suas convicções, a Wikipédia não é um meio para isso. Os artigos devem ser equilibrados, especialmente para eventos recentes, segundo uma perspectiva razoável, e apresentando um ponto de vista neutro. Além disso, os autores da Wikipédia devem tentar escrever artigos que não se tornem obsoletos rapidamente. No entanto, o projeto irmão Wikinotícias permite comentários em suas páginas.
  3. Boatos, promovendo coisas "que ouviu alguém falar", fofocas ou sátiras. Artigos sobre pessoas vivas devem atingir um padrão especialmente alto, para que esses artigos não contenham difamações ou infrinjam o direito à privacidade dessa pessoa. Artigos não devem ser escritos unicamente para denegrir a reputação de outra pessoa.
  4. Auto-promoção. Pode ser tentador escrever sobre si mesmo ou sobre projetos nos quais você possui um forte envolvimento pessoal. Entretanto, lembre que os padrões para artigos enciclopédicos que se aplicam a essas páginas são iguais a qualquer outra. Isso inclui manter um ponto de vista neutro, que pode ser difícil quando se está escrevendo sobre si mesmo ou projetos próximos a você. Criar ligações e referências abundantes para fontes autobiográficas é inaceitável. Ver também WP:Autobiografia, WP:Critério de notoriedade e WP:Conflito de interesse.
  5. Propaganda. Toda informação sobre empresas e produtos deve ser escrita de forma neutra e objetiva. Todos os tópicos do artigo devem ser verificáveis com fontes independentes, então artigos sobre uma empresa local normalmente são inaceitáveis. Ligações externas para organizações comerciais são aceitáveis se eles tratarem de uma grande organização que é o tópico do artigo. A Wikipédia nem apoia essas organizações nem possui programas de afiliação. Ver também WP:Critérios de notoriedade/Empresas, produtos e serviços para recomendações sobre notoriedade de empresas. Os que quiserem promover causas e eventos, ou fazer anúncios públicos de serviços, mesmo que não comercial, devem usar um fórum ao invés da Wikipédia para fazê-lo.

Páginas de usuário podem conter declarações não-disruptivas com a opinião sobre as políticas internas da Wikipédia, pois elas são relevantes para o funcionamento atual e futuro do projeto.


A Wikipédia não é um repositório de ligações nem de arquivos prontos

Atalhos:
WP:NOLINKS
WP:NOLISTAS

A Wikipédia não é um espelho, não é uma galeria de imagens, nem um repositório de ligações e arquivos prontos.[3] [4]

  1. Mera coleção de ligações externas ou diretório da internet. Não há nada de errado em adicionar uma ou algumas ligações úteis com conteúdo relevante em artigos; entretanto, listas excessivas podem diminuir os artigos e se desviar do propósito da Wikipédia. (Ver "Wikipédia:Ligações externas" para mais detalhes).
  2. Mera coleção de ligações internas, exceto em páginas de desambiguação quanto um título de artigo é ambíguo, e para listas com propósito de auxiliar a organização e navegação de artigos.
  3. Mera coleção de domínio público ou outra fonte de material como livros inteiros ou código fonte, documentos históricos originais, cartas, leis, proclamações, e outras fontes de material que só são úteis quando apresentadas em seu estado original e não modificado. Cópias completas de fontes primárias podem ir para o Wikisource, mas não na Wikipédia. Fontes em domínio público como a Encyclopædia Britannica (edição de 1911) podem ser usadas para adicionar conteúdo a artigos. Ver também: Wikipédia:Transcrição de fontes primárias e Política de inclusão do Wikisource.
    1. Letras de canções. Os artigos sobre canções devem conter informações sobre a autoria, data de publicação, repercussão, etc., mas não seus versos. Artigos não devem ter letras inteiras de canções, mas podem ter trechos específicos que contextualizem uma informação enciclopédica no artigo.
  4. Mera galeria de imagens, coleção de fotografias ou arquivos de mídia sem texto para ir com o artigo. Se você está interessado em mostrar uma imagem, apresente um contexto enciclopédico, ou deverá adicioná-la ao Wikimedia Commons.

A Wikipédia não é um blog, flog, rede social ou similar

A Wikipédia não é papel higiênico, então não podemos escrever qualquer coisa nela.
Atalhos:
WP:BLOG
WP:FACEBOOK
WP:ORKUT
WP:SOCIAL
WP:TWITTER

A Wikipédia não é uma rede social como o Twitter ou o Facebook.

A Wikipédia não é um espaço para a veiculação de informações pessoais. Você não pode hospedar seu próprio website, blog ou wiki na Wikipédia. As páginas da Wikipédia não são:

  • Páginas pessoais. Todos os wikipedistas possuem suas próprias páginas de usuário, mas que devem apresentar somente informações relevantes para trabalhar numa enciclopédia. Se deseja criar uma página pessoal ou blog, utilize um dos inúmeros provedores da Internet disponíveis.

A Wikipédia não é um guia ou manual

Atalhos:
WP:GUIA
WP:MANUAL
WP:CURSOS
WP:GRADE

Apesar de existirem artigos que explicam o funcionamento geral de alguma ferramenta ou software, a Wikipédia é uma enciclopédia, não um manual de instruções. Os artigos da Wikipédia não são:

  • Manuais de instrução. A Wikipédia não possui manuais de instrução e tutoriais nos seus artigos. Se deseja contribuir ou procura instruções sobre algo, sugerimos o Wikilivros, nosso projeto irmão para textos didáticos, ou o wikiHow.
  • Manuais de software ou de jogos. A Wikipédia não é um manual sobre o uso de um software. Também não fornece dicas de jogos, nem serve para descrever lugares e personagens de um jogo, a menos que possuam notoriedade. Manuais de jogos também estão banidos do Wikilivros, segundo Jimbo Wales.[5]
  • Páginas amarelas. Informações como endereço, e-mail e números de telefone e/ou fax não são enciclopédicos, não sendo portanto aceitas em nenhum artigo.[6]
  • Guias turísticos. Um artigo sobre Paris deve mencionar pontos turísticos como a Torre Eiffel e o Louvre, mas não o número de telefone nem o endereço do seu hotel favorito. Se estiver à procura de um guia turístico, pode utilizar o Wikivoyage.
  • Guia viário. Artigos sobre localidades ou meios de transportes podem citar distâncias de alguns pontos urbanos e destinos, mas não uma relação de distâncias ou listas de empresas que fazem tais ligações.[7]
  • Livros de receitas. A Wikipédia não ensina como se confecciona um prato. Isso cabe ao nosso projeto irmão, o Wikilivros. (Ver "Wikipédia:Livro de estilo#Receitas" para mais detalhes)
  • Livros-texto. Não é apropriado criar ou editar artigos na Wikipédia de forma a parecerem livro-textos, com questões e soluções de problemas passo a passo. Este é o objetivo primário do projeto irmão, o Wikilivros.
  • Guia de programação - A Wikipédia não é um guia de programação, pelo que não deve incluir grelhas/grades de programação nem listas de horários de emissão de programas, antigos ou atuais, transmitidos em televisão, rádio, internet e similares.[8]
  • Guia de acesso ao ensino superior - A Wikipédia não é um guia de acesso ao ensino superior. Embora seja aceitável que os artigos de universidades e escolas possam oferecer uma lista de cursos aí disponíveis, os artigos sobre áreas do conhecimento não devem conter listas ou diretórios de cursos e/ou instituições.

A Wikipédia não é uma bola de cristal

Atalho:
WP:CRISTAL

Na Wikipédia não podem ser criados artigos com especulações que não possam ser referenciadas com fontes fiáveis e independentes. Os artigos sobre acontecimentos futuros deverão ser verificáveis e deverão ter interesse amplo para que possam merecer um artigo, como se tratasse de um acontecimento já ocorrido.

A Wikipédia não é um repositório desordenado de informações

Atalhos:
WP:RDI
WP:NOCV
WP:ENREDO
WP:SINOPSE
WP:CURRÍCULO
WP:TEXTOPRONTO
A Wikipédia não é desordenada, mesmo que, à primeira vista, pareça confusa.

Antes de tudo, os artigos da Wikipédia devem ser enciclopédicos. Existe consenso do que os artigos da Wikipédia não são, por exemplo:

  • Listas de FAQ. Os artigos não devem ser organizados como listas de perguntas frequentes. Em vez disso, as informações devem ser transmitidas de forma imparcial e organizadas por seção.
  • Sumários de enredo. Os artigos da Wikipédia sobre obras publicadas (como ficções) devem ser explorados no contexto do mundo real, ou seja, podem oferecer detalhes sobre o desenvolvimento do trabalho, seu impacto e importância histórica em vez de oferecer somente uma descrição do enredo da obra. Ver também: Wikipédia:Critérios de notoriedade/Elementos de ficção.
  • Listas telefônicas. Os artigos não devem conter números de telefone ou endereços postais de localidades ou órgãos citados.
  • Repositórios de textos prontos tais como resenhas, monografias, teses, papers, ensaios, listas de canções de CD ou qualquer outro texto pré-fabricado e elaborado para outros fins não enciclopédicos.
  • Repositórios de publicidade ou propaganda, mais conhecidas como spams, sejam elas de empresas, organizações, associações, bandas de música, grupos de teatro ou outra entidade qualquer.
  • Repositórios de currículos (CV), portanto não crie um artigo sobre si. Isso é visto como vaidade e prejudica a sua imagem perante a comunidade.

A Wikipédia não é um consultório médico

Atalho:
WP:MÉDICO

A Wikipédia contém artigos sobre diversos assuntos médicos e relacionados a saúde; no entanto não há absolutamente nenhuma garantia sobre a precisão dos artigos e é recomendado procurar um profissional de saúde na sua região.

A Wikipédia não tem conteúdo reservado

Os conteúdos inseridos devem ser de domínio público ou regidos por licenças de uso do tipo GNU FDL.

A Wikipédia não é censurada

Atalho:
WP:CENSURA

A Wikipédia pode possuir conteúdo que alguns leitores considerem desagradável ou ofensivo, mesmo que de modo excessivo. Qualquer um pode editar um artigo e as mudanças feitas são exibidas imediatamente. Portanto, a Wikipédia não pode garantir que artigos ou imagens serão sempre aceitáveis para todos os leitores, ou que eles seguirão normas sociais ou religiosas.

Obviamente, conteúdo inapropriado (como uma ligação irrelevante para uma página ofensiva, ou claro vandalismo) é rapidamente removido. Conteúdo que é considerado uma violação à política sobre biografias de pessoas vivas, que viola outra política do projeto (especialmente o princípio da imparcialidade) ou as leis do estado da Flórida, onde os servidores da Wikipédia estão localizados, também será removido. Entretanto, em alguns artigos podem estar incluídos textos, imagens, ou ligações externas que podem ser considerados condenáveis quando eles são relevantes para o conteúdo. Discussão sobre conteúdos potencialmente condenáveis não devem focar nas ofensas, mas se é apropriado inclui-la num determinado artigo. Com isso, "ser condenável" apenas não é um motivo suficiente para a remoção de um conteúdo.

Particularmente, quando uma citação contem palavras que podem ser ofensivas, ela não deve ser censurada. Palavras e imagens que podem ser consideradas ofensivas, obscenas, ou profanas por leitores comuns da Wikipédia devem ser usadas se, e somente se, a omissão delas fizer com que o artigo se torne menos informativo, relevante, ou preciso e não haja alternativas disponíveis que substituam adequadamente.

Wikipédia não é revista científica, nem introduz novos conceitos

Atalho:
WP:WNRC

A Wikipédia não é uma revista acadêmica, é uma enciclopédia, composta por artigos. Artigos acadêmicos possuem uma construção de acordo com técnicas e objetivos distintos dos artigos enciclopédicos. Além disto, deve-se evitar parcialidade de opiniões, comum quando se quer provar algo. Entretanto, se o tema que pretende abordar já existe, ou puder ser criado de acordo com o nosso Livro de estilo, considere o seguinte:

  • Use as fontes e informações contidas no artigo acadêmico, que serve-lhe de base, como referências no artigo;
  • Se o artigo foi publicado em alguma revista científica, considere usá-lo como uma das fontes para o artigo;
  • Temas múltiplos devem ser abordados em artigos múltiplos. Considere "dividir" as informações em cada artigo em que for útil, respeitando a formatação wikipédica.
  • Num artigo, finalmente, não há conclusões pelo editor. Não pode o editor manifestar aquilo que deduziu das fontes; nunca faça isto pois, ao contrário dos artigos acadêmicos, a Wikipédia não produz conhecimentos novos.

O que a comunidade da Wikipédia não é

A Wikipédia não é um campo de batalha

Atalho:
WP:NOWAR

A Wikipédia não é lugar para guardar rancor, provocar conflitos pessoais, alimentar o ódio ou desmotivar outrem a editar. Fazer ataques pessoais contra determinadas pessoas ao longo de páginas de discussão da Wikipédia é um desrespeito às políticas e objetivos da Wikipédia.

Espera-se que os usuários interajam com outros com civilidade, calma e com espírito de cooperação. Não faça ataques pessoais, perseguições ou intimidações a pessoas de quem discorda. Em vez disso, aborde o problema com sabedoria e discuta educadamente. Essa é a melhor forma de resolver as diferenças. Se um usuário age sem civilidade, sem paciência, indisposto a cooperar, insultando, importunando ou intimidando, isso não serve como justificativa para agir da mesma forma como retaliação. Procure responder somente às questões realmente relevantes da discussão e ignore atitudes ou comentários desagradáveis, ou simplesmente ignore toda a mensagem. Você pode também lembrar ao usuário em questão sobre a política da Wikipédia: Wikipédia:não faça ataques pessoais.

Existem formas melhores de se resolverem as disputas.

Se um conflito continua a incomodá-lo, recorra aos procedimentos de resolução de disputas. Existem usuários dispostos a resolver conflitos na comunidade.

Não crie ou modifique artigos apenas para mostrar que tem a razão sobre uma discussão, ou seja, não semeie confusões na Wikipédia para resolver uma disputa com outros usuários. Não use a Wikipédia para proferir ameaças legais ou outros tipos de ameaças contra a Wikipédia, wikipedistas ou a Wikimedia Foundation. Existem outras maneiras de resolver questões legais.[9] Intimidações não são toleradas e podem resultar em bloqueio de usuários (ver nossa política de bloqueio).

A Wikipédia não é uma anarquia

Atalhos:
WP:ANARQ

Por princípio, a Wikipédia pode ser editada por qualquer pessoa, mas isso pode ser restringido quando os objetivos de criação de uma enciclopédia são afetados. Por isso, Wikipédia não é um fórum para promover a livre expressão. O objetivo é simplesmente construir uma enciclopédia, não testar os limites do anarquismo (ver Wikipedia power structure, no Meta-Wiki).

A Wikipédia não é constituída por um sistema político

Atalho:
WP:NOPOL

A Wikipédia não é um experimento de democracia[10] , ditadura, oligarquia ou qualquer outro tipo de sistema político. Seu método primordial de tomar decisões ocorre por meio de consensos, não de votações. Apesar de editores realizarem regularmente votações consultivas como uma tentativa de encontrar o consenso, votações, sejam elas oficiais ou não, podem atrapalhar a discussão. Devem então ser utilizadas com cautela e o resultado nunca deve ser visto como imutável, pois afinal, o consenso pode mudar.

A Wikipédia não é uma sociedade secreta

Atalhos:
WP:WNESS
WP:WNSS
A Wikipédia não é uma sociedade secreta.

Não há uma organização secreta por trás da Wikipédia, nem personagens obscuros manipulando o projeto. A comunidade é constituída por pessoas comuns que se interessam em participar e criar uma enciclopédia de livre acesso para a sociedade. Antes de levantar suspeitas contra uma ou mais pessoas, procure entender o funcionamento e as normas da Wikipédia. Isso certamente facilitará seu entendimento e diálogo com o restante da comunidade. Por vezes, grupos de interesse procuram se envolver no projeto para manipular votações e informações de determinado artigo, mas a rigidez das normas do projeto e o desprezo da comunidade quanto a esses comportamentos conseguem afastar esses gêneros de editores. Os interesses da comunidade são de melhorar o projeto, mas não necessariamente correspondem ao seu ponto de vista do que seria melhorá-lo. A comunidade é heterogênea e há uma grande diversidade de ideias.

O que a sua página de usuário não é

Atalho:
WP:PUNE

A sua página de usuário não é uma homepage pessoal, nem um blog. Mais importante ainda: sua página de usuário não é sua, é um espaço público sobre você. Ela é parte da Wikipédia e existe para facilitar a colaboração entre wikipedistas, não para promoção pessoal.

Notas

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikcionário Definições no Wikcionário
Wikilivros Livros e manuais no Wikilivros
Wikiquote Citações no Wikiquote
Wikisource Textos originais no Wikisource
Commons Imagens e media no Commons
Wikinotícias Notícias no Wikinotícias
Wikispecies Diretório no Wikispecies
Meta-Wiki Meta-Wiki
  1. Consenso na página de discussão em outubro de 2012
  2. As páginas da Wikipédia não devem ser usadas como advocacia sobre coisas não relacionadas a Wikipédia, mas páginas no domínio Wikipédia podem ser usadas para defender pontos de vista específicos sobre como melhorar ou organizar a Wikipédia em si. Então, ensaios, portais, e páginas de projeto, etc, são parte do que a Wikipédia é.
  3. Aprovado por consenso em Wikipédia Discussão:O que a Wikipédia não é#A Wikipédia não é um repositório de ligações nem de arquivos prontos
  4. Traduzido originalmente em en:Wikipedia:What Wikipedia is not#Wikipedia is not a mirror or a repository of links, images, or media files
  5. "Some content about video games could be appropriate, such as a textbook for an existing course on the impact of video games in our culture. But in general, game guides are not appropriate for Wikibooks."
  6. Proposta - A Wikipédia não é guia telefônico
  7. Conforme consenso na página de discussão
  8. Grades de programação - Proposta sobre a eliminação das grades de programação
    Wikipédia Discussão:O que a Wikipédia não é/Arquivo#Inserção de "guia de programação de TV" no item 1.7 - Proposta de inclusão do item em 'WP:O que a Wikipédia não é'
    Proposta de modificação para programação no geral.
  9. Se acredita que seus direitos estão sendo desrespeitados, pode discutir isso com outros usuários envolvidos, enviar e-mail para usuários na página de contato, ou, em caso de violação de direitos autorais, notifique-nos em: Wikipédia:Pedido de remoção imediata de violação de direitos de autor.
  10. David Gerard, administrador e burocrata da Wikipédia inglesa, diretor da Wikimedia Reino Unido e relações públicas da Wikimedia Foundation fez essa afirmação em janeiro de 2005
Info  Nota ortográfica: Esta página foi revista para obedecer às normas do Acordo Ortográfico de 1990.