Wikipédia:Listas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O que se segue é um artigo informativo sobre a Wikipédia, que foi entendido como consensual em Wikipédia:Esplanada/propostas/Oficializar artigos informativos (30mai2012).
Prefira utilizar a página de discussão ou até mesmo a esplanada antes de fazer uma modificação que altere o contexto.

Na Wikipédia, Listas são um meio comumente usado para organizar informação. Podem ser usadas dentro de um artigo, ou como um artigo separado (antes da sua extinção eram normalmente colocadas no domínio Anexo). Esta directriz explica como se devem formatar estas listas.

Tipos de lista[editar | editar código-fonte]

Uma lista pode ser um artigo separado ou estar incluída numa secção de outro artigo.

Artigo independente[editar | editar código-fonte]

Artigos em forma de lista são páginas enciclopédicas que contêm uma secção introdutória seguido de uma lista (que pode estar dividida em várias secções). Os itens nesta lista contêm ligações para artigos de determinada área, e podem fornecer informação adicional sobre os itens. Os títulos destes artigos normalmente começam com o tipo de lista que são: "Lista de...", "Cronologia..." , ou outros. Podem estar organizadas alfabeticamente, cronologicamente ou por tópicos, numa estrutura hierárquica ou não-hierárquica.

Estes artigos podem ser do género:

Listas inclusas[editar | editar código-fonte]

Listas inclusas são usadas dentro de um artigo para apresentar informação que suplementa o conteúdo em prosa do artigo (algumas páginas do domínio Anexo que são transcluídas para os artigos podem ser consideradas também listas inclusas). Algumas secções usadas normalmente em artigos podem também ser consideradas listas, como a secção Ver também, Ligações externas e Bibliografia assim como predefinições de navegação.

Conteúdo[editar | editar código-fonte]

Introdução[editar | editar código-fonte]

Uma lista deve ser conter uma introdução, tal como outros artigos. Deve também não conter autorreferências. Os critérios de anexos destacados indicam que um anexo deve ter uma secção introdutória que "introduz[a] o assunto e defin[a] o âmbito e os critérios de inclusão".