Wikipédia:Anexo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Atalho:
WP:ANEXO
O que se segue é um artigo informativo sobre a Wikipédia, que foi entendido como consensual em Wikipédia:Esplanada/propostas/Oficializar artigos informativos (30mai2012).
Prefira utilizar a página de discussão ou até mesmo a esplanada antes de fazer uma modificação que altere o contexto.

Um anexo é uma página que constitui um tipo de informação de suporte enciclopédico, comportando informação relacionada com os artigos, mas que não é um artigo em si e tem como objetivo apoiar os artigos principais. Geralmente são artigos secundários, listas ou cronologias que podem ser usados em mais do que um artigo.

Estes tipos de páginas utilizam o domínio específico Anexo:

Um anexo, por definição, tem que estar sempre ligado a um artigo principal, senão não tem razão de existir.

Objetivo

Há muita informação complementar aos artigos que, pela sua extensão, pode chegar a ser maior que o necessário para a informação essencial do artigo. Quando isto acontece, esta informação complementar convém ser incluída em páginas separadas chamadas anexos, que são ligados ao(s) artigo(s) a que fazem referência.

Tipos de anexos

Fontes

Fontes externas do artigo que sejam muito extensas.

Complementos

Material informativo extenso que complementa o artigo. Este pode também conter fontes externas, se assim for necessário.

Listas

Listas, sejam de pessoas ou de objetos, cujo conteúdo complementa determinado artigo, mas pode ser utilizada também em páginas semelhantes.

Tabelas

Tabelas que complementam um artigo e que podem ser utilizadas em mais do que uma página. Exemplo: Anexo:Tabela das melhores posições do single Girlfriend

Cronologias

Cronologias que são obviamente complementos adicionais ao artigo principal.

Utilização

O anexo pode ser transcluído no artigo principal, ou ser utilizado como um link.

Embeber[nota 1] o anexo tem a vantagem de, mantendo a leitura fluída do artigo principal, tornar o artigo mais leve, permitindo uma abertura mais rápida em computadores menos potentes.[carece de fontes?]

O link é utilizado como se fosse uma nota de rodapé, ou seja:

Embeber

{{Anexo:Nome do anexo}}

Link

{{Anexo|Nome do anexo}}

Ver também

Notas

  1. Transcluir um anexo é utilizar o anexo como se fosse uma predefinição. Ou seja, em vez de se consultar o anexo numa página à parte ele fica transcluído/inserido no texto como parte integrante do mesmo.
Info  Nota ortográfica: Esta página foi revista para obedecer às normas do Acordo Ortográfico de 1990.