Wikipédia:Livro de estilo/Seção introdutória

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Recomendação
O que se segue é uma recomendação do livro de estilo.
As recomendações são elaboradas através da experiência da comunidade e auxiliam no crescimento e na prosperidade do projeto.
Prefira utilizar a página de discussão antes de uma modificação que altere o contexto.

A seção introdutória (português brasileiro) ou secção introdutória (português europeu), também conhecida por parágrafo introdutório ou simplesmente introdução, é a "seção inicial" de uma página, antes do índice de seções e do conteúdo da página propriamente dito. Ela é provavelmente a parte mais importante da página, uma vez que é responsável por oferecer ao leitor uma visão geral deste, estabelecendo, de forma concisa, seu contexto e explicando o que torna o assunto interessante e notório, descrevendo suas principais características e, se houver, quais são as controvérsias relacionadas ao assunto.

Uma boa introdução pode possuir até quatro parágrafos, e deve estar escrita de forma clara e acessível — para assim, encorajar o leitor a prosseguir a leitura da restante informação na página. Uma introdução ruim é muito curta e não resume todo o conteúdo da página. A seção introdutória precisa resumir o conteúdo de toda a página e nela, devem ser seguidas algumas regras de estilo conforme descritas nos parágrafos seguintes.

Uso do negrito

O assunto da página deve ser mencionado em negrito na parte mais apropriada da introdução, preferivelmente na primeira frase ou quanto antes. A entrada contendo o nome do assunto geralmente é idêntica ao título da página, embora possa aparecer de uma forma um pouco diferente da usada como título, e pode vir a incluir variações. Como exemplo, na página "Reino Unido":

O Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte (habitualmente referido apenas como Reino Unido) é um...

A Wikipédia coloca os cabeçalhos (títulos de seções) automaticamente em negrito.

Use o itálico, e não o negrito, para dar ênfase. Use o negrito como forma de remeter à página apenas em alguns casos especiais: títulos de tabelas, listas de definição e na bibliografia para artigos de revistas especializadas.

Necessidade de contextualizar

O primeiro parágrafo precisa estabelecer o contexto no qual o tópico da página está sendo considerado. Por exemplo, numa página sobre:

  • Introdução (texto): "Em um texto, uma introdução é..." ou,
  • Introdução (música): "Em música, a introdução é..."

É preferível manter o menor número possível de ligações internas logo após o título em negrito, para não sobrecarregar o leitor. Quando tratar-se de uma página conexa, por exemplo, Cultura do Brasil, considere não incluir ligações internas no título da página a negrito para não causar mau aspecto. Ao invés disso, prefira fazer a ligação interna na próxima ocorrência da palavra. O mesmo vale para listas.

Há uma predefinição específica para indicar páginas que carecem de contexto, é a {{contextualizar}} que deve ser utilizada no topo da página.

Estabeleça uma boa visão geral

A seção introdutória deve resumir brevemente os pontos mais importantes contemplados pela página de forma que possa basear-se em si própria como uma versão concisa da página. Isso é ainda mais importante aqui do que no resto do texto, de maneira que este seja acessível e crie interesse em se ler todo o conteúdo. A primeira sentença na seção inicial deve ser uma definição concisa dos tópicos, a não ser que a definição esteja implícita no título (como em 'História do ...' e títulos similares).

Em geral, uma terminologia especializada deve ser evitada na introdução. Onde termos incomuns forem essenciais para descrever um assunto, estes devem ser colocados em seus devidos contextos, definidos de forma breve, e com ligações internas. O assunto deve ser posto dentro de um contexto que seja familiar ao máximo de leitores. Por exemplo, ao invés de indicar a latitude a longitude de uma cidade, é melhor dizer que ela encontra-se próxima de uma maior e mais reconhecível, ou então talvez dizer que ela encontra-se a tantos quilômetros da capital de seu país.

De acordo com as diretrizes de um artigo perfeito, a introdução "começa com uma descrição clara do assunto em questão, tendo em mente não especialistas no assunto. Isto levando-se em conta o máximo de clareza que o assunto permitir. O propósito de uma enciclopédia é codificar o conhecimento humano de forma que seja acessível para a maioria das pessoas, e isso demanda descrições claras sobre qual é a matéria em questão. Portanto nós não podemos ser "jogados" no meio do assunto mas devemos ser conduzidos até ele."

Uso do itálico

Atalho:
WP:LE/I

O itálico deve ser usado para:

  • Nomes científicos de seres vivos quando estabelecido pelas regras de nomenclatura biológica oficiais (exemplos: gêneros e espécies);
  • Palavras estrangeiras;
  • Títulos dos seguintes:
    • Livros;
    • Histórias em quadrinhos (banda desenhada);
    • Jogos eletrônicos;
    • Filmes;
    • Poemas longos ou épicos;
    • Álbuns musicais (ver também: Livro de estilo do Projeto Música);
    • Obras musicais (ver também: Livro de estilo do Projeto Música);
    • Periódicos (jornais, revistas especializadas e revistas);
    • Peças teatrais;
    • Nomes de navios;
    • Séries de televisão e novelas;
    • Obras de arte visuais (exceto esculturas).

Os títulos dos verbetes, nos casos acima, devem também vir em itálico — inclusive no nome da página, com uso da predefinição "título em itálico"; se o verbete contiver uma infocaixa, também ali o título deve ser grafado, nestes casos, em itálico. (conforme votação)

As abreviações dos acima descritos também devem vir em itálico. Caso o título seja também uma ligação, coloque os marcadores de itálico fora dos colchetes ou este não funcionará.

Escrevendo sobre conceitos

Quando escrevendo um seção introdutória sobre idéias e conceitos (tal como "verdade"), pode ser útil introduzir o tópico como a seguir:

  1. Contexto — descrevendo a categoria ou o campo no qual as idéias pertencem.
  2. Caracterização — a que o termo se refere, quando usado no contexto dado.
  3. Explicação — significado aprofundado e referencial utilizado.
  4. Compare e destaque — como isso se relaciona a outros tópicos, caso seja apropriado.
  5. Críticas — inclua críticas ao ponto de vista, caso seja significante e apenas críticas de relevante consistência. Apresente o outro lado da moeda.

Versões do português

Se existirem, as versões existentes para uma mesma palavra devem ser indicadas na introdução em negrito. Em casos menos óbvios, deve-se indicar a qual versão pertence uma palavra logo a seguir no texto. Também é necessário criar redirecionamentos para a página nas demais versões do português para que todos possam encontrá-lo.

Uso de referências

A introdução deve se adequar a Wikipedia:Verificabilidade e às outras políticas do projeto. A política de verificabilidade aconselha que material que seja ou possa ser questionado, bem como citações, sejam referenciados. Na medida em que a introdução geralmente repete informação que está presente no corpo do texto, os editores devem equilibrar a vontade de evitar referências redundantes na introdução com a vontade de auxiliar os leitores a localizar as fontes para o material que possa ser questionado. As introduções costumam ser escritas de maneira mais abrangente que o corpo do texto, e a informação sobre temas não-controversos nesta seção introdutória tem menos probabilidade de ser contestada e, portanto, de precisar ser referenciada; não existe, no entanto, uma exceção às exigências de referenciação específica às introduções. A necessidade de citações numa introdução deve ser determinada caso a caso, através do consenso editorial. Temas complexos, atuais ou controversos podem exigir muitas referências; outros, poucas ou nenhuma. Material controverso sobre pessoas vivas deve ser referenciado sempre, independentemente do nível de generalidade com que é abordado.

Ver também

  • {{Má introdução}} - Marcação de manutenção para artigos com secção introdutória mal formatada ou inexistente.