Wikipédia:O artigo perfeito

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Recomendação
O que se segue é uma recomendação do livro de estilo.
As recomendações são elaboradas através da experiência da comunidade e auxiliam no crescimento e na prosperidade do projeto.
Prefira utilizar a página de discussão antes de uma modificação que altere o contexto.

Um artigo perfeito:

  • Preenche um vazio. Por isto, antes de começar um novo artigo, investigue a existência de artigos sobre (ou relacionados com) o mesmo assunto.
  • Tem um bom título (segue as convenções de nomenclatura), e por isto pode ser facilmente encontrado.
  • Começa com uma definição clara do assunto tratado. A introdução apresenta e explica o assunto e seu significado de modo claro e preciso, sem entrar em muitos detalhes.
  • É expositivo e imparcial. Apresenta uma tipologia expositiva, expõe e (eventualmente) analisa conteúdos sobre o assunto segundo uma abordagem neutra. Não se posiciona a favor de um ou outro ponto de vista e não exprime opiniões ou sentimentos pessoais. Neste sentido, é justo, reto, ético. Caso a bibliografia existente apresente pontos de vista, abordagens etc. diferentes, apresenta todos aqueles posicionamentos de maneira racional e lógica, sem ser tendencioso. Os pontos de vista mais aceitos por especialistas no assunto podem ser enfatizados e os minoritários receberem uma prioridade menor, mas é imprescindível que o artigo apresente bibliografias que ajudem o leitor a se aprofundar em todos os posicionamentos existentes, para melhor compreendê-los e tirar suas próprias conclusões.
  • Identifica e explora todos os aspetos do assunto. Aborda todos os ângulos, paradigmas, pontos de vista, posicionamentos etc., a respeito do assunto.
  • Segue uma das convenções ortográficas da língua portuguesa. Há correção gramatical e uniformidade redacional. A grafia utilizada é a mesma, do início ao fim do artigo.
  • Tem uma extensão apropriada. Tem o tamanho necessário para fornecer informação e analisar o assunto, com amplitude e profundidade adequadas e suficientes, sem incluir detalhes desnecessários ou informações que sejam mais apropriadas para documentos tais como anexos, artigos relacionados, subpáginas, documentos de projetos correlatos etc.
  • É claro, explícito. Está escrito de modo a evitar ambiguidades, redundâncias e mal-entendidos. Utiliza uma estrutura lógica e coerente.
  • É compreensível. O texto é inteligível e didático, por isto leigos e não leigos conseguem igualmente entender o texto, sem dificuldades.
  • É exato e coeso. É preciso e objetivo, livre de generalizações vagas e de meias-verdades que podem induzir uma compreensão equivocada do assunto.
  • É cativante. A linguagem usada tem um interessante tom enciclopédico, de modo a estimular a curiosidade e despertar o interesse do leitor.
  • É praticamente autossustentado. Inclui as informações, as terminologias e os conceitos principais, essenciais, e é compreensível por si mesmo, sem requerer uma leitura extensa ou aprofundada, em outras fontes de informação.
  • Reflete o conhecimento predominante dos especialistas. Assenta-se nos fatos e conceitos lógicos que predominam no meio acadêmico contemporâneo.
  • Está bem documentado. Todo o conteúdo é baseado em (referenciado a) fontes atualizadas, acessíveis e de boa reputação.
  • Exibe ligações para outras fontes. Contém wikiligações para outros artigos, entradas em outras wikis e demais fontes informativas externas, que lhe adicionam conteúdo relevante sobre o assunto, detalhando-o, ampliando-o ou aprofundando-o.
  • Outros artigos exibem ligações para ele. Ao menos um editor (que pode ser você mesmo(a)!) encontrou outros documentos wiki que fazem referência ao mesmo assunto, e por isto ligou-os ao artigo.
  • Inclui objetos informativos complementares. O conteúdo textual é enriquecido com conteúdos visuais, sonoros, audiovisuais etc., tais como mapas, fotografias, organogramas, fluxogramas, ilustrações, amostras de áudio, objetos de vídeo, gráficos, tabelas etc., de modo a enriquecer esteticamente o visual do artigo e acrescentar-lhe conteúdos informativos que não poderiam ser exprimidos pela escrita. Cada um desses elementos deve apresentar uma legenda explicativa.
  • Está categorizado.
  • Contém ligações interlinguísticas e ligações interprojetos.
  • Não é um objetivo alcançável, o que não nos impede de vislumbrar alcançá-lo (e estabelecer metas para isto). Por isto, a principal meta da edição wiki deve ser sempre aproximar o artigo cada vez mais da perfeição (e estas dicas têm a finalidade de servir de auxílio, nesta empreitada). Segundo esta lógica, edições sucessivas tenderão a aprimorar o artigo cada vez mais, deste modo fazendo com que sua qualidade aproxime-se da qualidade total (ou seja: que a meta aproxime-se cada vez mais do objetivo). Evidentemente, diferentes editores têm diferentes opiniões a respeito do que seria "perfeição". Mas, embora cada um caminhe com seus próprios passos e opiniões, todos concordam que o verdadeiro editor wiki não apenas busca a perfeição (seja lá o que se acredite ser isto), mas também se diverte com as tentativas de alcançá-la.

Ver também

Info  Nota ortográfica: Esta página foi revista para obedecer às normas do Acordo Ortográfico de 1990.