Ajuda:Guia de edição/Interwikis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Wikipédia.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para revisão desde outubro de 2013.

Out of date clock icon.svg
Esta página pode conter informações desatualizadas.

Se sabe algo sobre o tema abordado, edite a página e inclua informações mais recentes.

Guia de edição
Criar uma conta
Menus e ferramentas
Como começar uma página
Formatar artigos
Como usar imagens, áudios e vídeos
Ligar artigos entre si
Fazer notas de rodapé
Ligar artigos a projetos relacionados
Como adicionar ligações externas
Categorizar
Ligar artigos a outras Wikipédias
Usar predefinições
Criar predefinições
Usar o acordo ortográfico
Usar tabelas
Usar fórmulas matemáticas
Renomear uma página
Reverter edições
Fundir artigos
Tamanho de páginas
Dividir artigos
Redirecionar páginas
Desambiguar termos
Traduzir artigos
Assinar mensagens
Arquivar discussões
Dicas e truques
Guia de edição avançado
HTML
CSS
Funções sintáticas
Palavras mágicas
JavaScript
MediaWiki
Expressões regulares
Extensões
Desenvolvedores
Outros guias
Portal de ajuda
Primeiros passos
FAQ de edição
Livro de estilo
Guia de consulta e reprodução
Guia de eliminação
editar

As ligações interlinguísticas (em inglês, interlanguage links) são utilizadas para associar entre si os artigos sobre um mesmo assunto em diferentes idiomas. Cabe notar que nem sempre as páginas têm nomes idênticos ao mudar de idioma e, por diversas questões sócio-culturais, nem sempre tratam do tema sob o mesmo recorte. Além disso, as versões de um mesmo artigo nas diversas Wikipédias geralmente não se tratam de traduções, refletindo assim o conhecimento gerado por comunidades específicas e possuindo informações quantitativamente e qualitativamente distintas.

Por padrão, a lista de páginas em outros idiomas associadas a uma determinada página pode ser vista na parte inferior da coluna da esquerda. Em 2013, essas listas foram migradas para o projeto Wikidata, para evitar a duplicação das mesmas ligações interwiki em vários projetos e facilitar a sua manutenção. As próximas seções mostram como inserir e modificar as ligações para outros idiomas.

Lista de artigos em outros idiomas

Wikidata

O local de partida para a inclusão das ligações para outros idiomas encontra-se agora na parte inferior da coluna da esquerda.
  1. Na Wikipédia, vá até a página que pretende associar com uma página de outro idioma
  2. Em outra aba ou janela do navegador, abra a página correspondente do artigo em questão em outra língua, selecione e copie o título do artigo
  3. Volte à página do artigo em português e clique, na parte inferior da coluna da esquerda, na opção "Adicionar ligações", logo abaixo da seção "Noutros idiomas" (na imagem ao lado, "Noutras línguas")
  4. Surgirá uma caixa com dois campos a serem preenchidos: Idioma: e Página:
    1. No primeiro campo, digite o código de duas ou três letras correspondente ao idioma da versão do artigo que você encontrou no item 2. No caso do inglês, por exemplo, será "en", espanhol "es", alemão "de", francês "fr", italiano "it". Se precisar, há uma lista completa dos códigos.
    2. Assumindo que você copiou o título correto do artigo no item 2, cole agora o título do artigo no campo Página:.
  5. Basta clicar agora em "Ligação com página" e pronto, a página já se encontra devidamente ligada a um outro idioma.

Ligações locais

Antes do Wikidata, as ligações para outros idiomas tinham que ser inseridas no texto da própria página. Muito do trabalho de inserção e atualização das ligações interlinguísticas era feito por robôs, mas o autor de uma página precisava inserir manualmente a ligação para ao menos um outro idioma (geralmente a partir da Wikipédia em inglês) a fim de mostrar ao sistema qual o vínculo a ser estabelecido. Isso era feito ao final do artigo, com o código [[Código da língua:Título do artigo]], como por exemplo: [[en:Wikipedia]] no final do artigo em português Wikipédia, ou ainda, inserir Wikipédia ao final do artigo Wikipedia na versão em inglês do projeto. A grafia dos artigos deve ser precisa; note, por exemplo, que em português a palavra Wikipédia recebe acento gráfico, no inglês não.

Artigos destacados em outra língua

O Wikidata ainda não tem uma forma de representar os artigos bons e destacados.[1] Para indicar que um artigo foi destacado em outro idioma, deve-se adicionar o seguinte texto, logo antes dos interwikis:

{{Link FA|código da língua}}

Por exemplo: se o artigo tomate tiver sido destacado nas Wikipédias em francês e em alemão, deve-se escrever:

{{Link FA|fr}}
{{Link FA|de}}

Como encontrar páginas em outros idiomas?

Se você fala outras línguas (e portanto sabe como é que se escreve, naquelas outras línguas, o nome do artigo que está em português), você pode acessar as Wikipédias daquelas outras línguas e procurar pelo artigo. Quando o encontrar, entre no modo de edição dele, copie os interwikis que constarem no final do artigo e cole-os no artigo que está em língua portuguesa.

Os interwikis para a Wikipédia em língua portuguesa não devem ser colocados dentro de artigos escritos em língua portuguesa: eles devem ser inseridos nos artigos escritos em outras línguas. Portanto, se você for um colaborador de outras Wikipédias (em outras línguas), edite os artigos delas e inclua interwikis que apontem para os respectivos artigos que foram criados na Wikipédia lusófona. Isto ajudará os leitores estrangeiros a encontrarem, mais facilmente, os artigos de tema idêntico que estejam escritos em língua portuguesa.

Se o artigo contiver alguma imagem, clique nela e observe a seção "Utilização global". Veja se a mesma imagem não está sendo utilizada em artigos idênticos, que tenham sido criados nas outras Wikipédias. Se isto ocorrer, você já sabe: basta anotar os nomes daqueles artigos idênticos (e seus respectivos idiomas) e em seguida criar ligações para eles, dentro do artigo que está em língua portuguesa.

Caso o artigo que você está criando (ou editando) possua uma grafia única (seja escrito da mesma forma em todos os idiomas, ou em grande parte deles), clique aqui, digite o nome do artigo no campo search, marque a caixa include small Wikipedias e clique no botão SEARCH.

Predefinições especiais

Predefinição {{semiw}}

Pode ser que um artigo contenha a predefinição {{semiw}} (só é visível ao editar o artigo). Ela é inserida em artigos que ainda não contenham versões em outros idiomas. Isto faz com que todos esses artigos sejam automaticamente listados nos afluentes da predefinição.

A predefinição {{semiw}} também ajuda a identificar os artigos que ainda precisam ser associados à versões em outros idiomas. Mas ela deverá ser excluída assim que for informado ao menos um artigo correspondente em outro idioma.

Predefinição {{seminterwiki-categorias}}

De maneira similar à predefinição {{semiw}}, que se aplica a artigos, a predefinição {{seminterwiki-categorias}} aplica-se a categorias que não estejam associadas a categorias de outras Wikipédias.

Portanto, seguindo a mesma linha de raciocínio, esta predefinição deverá ser excluída de uma categoria somente quando for indicada ao menos uma categoria correspondente em outra língua.

Ligação normal para um artigo em outra língua

Interwikis colocados em páginas de discussão ou no meta aparecem como ligações internas normais, ou seja, não ficam automaticamente colocados no menu "Outras línguas". Deste modo, podem-se citar com facilidade artigos de outras Wikipédias, nas "Páginas de Discussão".

Já em uma página que não esteja no domínio discussão, interwikis ficam ocultos. Mas é possível fazer uma ligação normal para um artigo que esteja em outra língua, sem que esta ligação seja inserida automaticamente no menu "Noutros idiomas". Para fazer isto, basta acrescentar dois pontos antes do código da língua. Neste caso, o resultado será uma ligação interwiki, tal como as ligações interprojetos. Exemplo:

[[:fr:Platon]] produzirá :fr:Platon.

Note-se que o uso de ligações interprojetos em páginas de conteúdo enciclopédico (artigos e anexos) não são permitidas em todas as Wikipédias. Atualmente, isso não é permitido na Wikipédia lusófona.

Ligações para páginas inexistentes

As ligações para páginas de uma outra wiki (incluindo outros sites da Wikimedia Foundation) são coloridas diferentemente das ligações para páginas da própria Wikipédia lusófona. Ao contrário das ligações internas, essas ligações não indicam se a página de destino existe ou não.[2] Se a página de destino não existe, a ligação levará a uma página vazia, com uma mensagem informando sobre isso.

Por conta disto, a inclusão de ligações interprojetos requer cautela, atenção e alguns cuidados especiais. Recomenda-se, principalmente, que o editor realize testes, para verificar se a ligação interprojeto que ele inseriu está de fato funcionando.

Ordenação

Quando os idiomas são definidos por meio de uma lista de interwikis, esta deve ser ordenada alfabeticamente, baseado no nome local das línguas, como descrito em ordenação de interwikis. Ordenar alfabeticamente, de acordo com o código de cada língua, também é aceitável. Entretanto, independentemente da ordem em que eles são inseridos no código wiki, o resultado é ordenado conforme a configuração do MediaWiki.

no Regardless of the order in which they are given in the wikitext, they are displayed in the MediaWiki preferred order.

Ver também

Notas

  1. Bug 40810
  2. Bug 11