Wikimedia Commons

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde dezembro de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Wikimedia Commons
Commons-logo-en.png
Screenshot do Wikimedia Commons em inglês
Requer pagamento? Não
Gênero Repositório de mídia
Cadastro Público
Lançamento 7 de setembro de 2004
Desenvolvedor Comunidade Wikimedia
Proprietário Wikimedia Foundation
Página oficial commons.wikimedia.org

O Wikimedia Commons (também conhecido como Commons ou Wikicommons) é um projeto mantido pela Wikimedia Foundation com o objetivo de servir de repositório para imagens e outros tipo de multimídia livre. Proposto em Março de 2004 e lançado em 7 de Setembro do mesmo ano.[1]

Trata-se de um projeto multilinguístico, ou seja, todo o conteúdo referente à descrição dos ficheiros não se encontra apenas em uma língua, e ao contrário dos sistemas de carregamento de ficheiro de outros projetos, todos ficheiros carregados para o Wikimedia Commons podem ser utilizados por todos projetos, criando assim um repositório central.

Políticas de uso[editar | editar código-fonte]

A maioria dos projetos Wikimedia ainda permitem o upload local de mídia. Porém, estes não podem ser vistos em projetos de outros idiomas e seguem as licenças permitidas de seus respectivos projetos, que podem não estar de acordo com as políticas do Commons, como o uso de conteúdo fair use. O Wikimedia Commons não permite o carregamento de arquivos fair use e licenças não-livres, incluindo licenças que restringem uso comercial e trabalhos não-derivados. São aceitas licenças GNU Free Documentation License, domínio público, Creative Commons Attribution e ShareAlike.

Dada a função primária de oferecer suporte a outros sites Wikimedia, a política principal de carregamento de arquivos para o Commons é que os arquivos tenham potencial útil para uso em outros projetos da fundação. Isto exclui retratos puramente pessoais e obras de arte, o que contrasta-o com outros repositórios virtuais tais como Flickr, DeviantART e Facebook.

Qualidade[editar | editar código-fonte]

O site tem dois mecanismos para reconhecimento da qualidade dos arquivos. No primeiro, Featured Pictures, um membro propõe um arquivo para eleição e outros membros votam elegendo ou rejeitando a nominação. Este processo teve início em novembro de 2004. O outro processo é o Quality Images que, desde junho de 2006, escolhe os melhores trabalhos da mesma forma que o Featured Pictures. Porém, o Quality Images aceita apenas imagens geradas por usuários Wikimedia, visto que o Featured Pictures aceita trabalhos feitos por terceiros, como, por exemplo, a NASA.

Em janeiro de 2007 o site inaugura a competição Picture of the Year (imagem do ano), com a Picture of the Year 2006. Todas as imagens carregadas em 2006 foram elegíveis e votadas por membros da Wikimedia Foundation em duas rodadas. A imagem eleita foi de uma aurora boreal sobre terreno de neve, feita por um membro da força aérea norte americana.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ligações oficiais
Outros

Notas e referências