DBpedia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
DBpedia
DBpediaLogo.svg
Desenvolvedor Universidade de Leipzig, Freie Universität Berlin, OpenLink Software
Lançamento 23 de janeiro de 2007 (7 anos)
Versão estável DBpedia 3.8 ()
Escrito em Scala, Java
Licença GNU General Public License
Página oficial dbpedia.org.

DBpedia é um projeto cujo objetivo é extrair conteúdo estruturado das informações da Wikipédia. Essa informação estruturada é então disponibilizada na Web. [1] A DBpédia cria uma rede de ligações entre os dados, permitindo aos usuários realizar consultas sobre o conteúdo da Wikipédia de forma similar a consultas de banco de dados. Segundo Tim Berners-Lee, a DBpédia é um dos exemplos mais famosos da iniciativa Linking Open Data (LOD) - ou Ligando Dados Abertos, - projeto relacionado aos princípios da Web Semântica.

A DBpedia possui um time de internacionalização que se ocupa com a tarefa de extrair e integrar informações das wikipedias internacionais. A página do grupo que trabalha com Português é pt.dbpedia.org. O pré-lançamento da versão em Português foi anunciado em uma palestra[2] no CONSEGI 2011 sobre Dados Ligados, e oficialmente incluído na versão 3.7 da DBpedia.

Exemplo[editar | editar código-fonte]

DBpedia extrai informações fatuais das páginas da Wikipédia, permitindo aos usuários encontrar respostas para questões, onde as informações estão espalhadas por muitos artigos diferentes. Os dados são acessados usando uma linguagem de busca semelhante ao SQL para RDF, chamada SPARQL. Por exemplo, para encontrar todos os presidentes que tem como religião o catolicismo, pode-se formular em SPARQL[3] :

 SELECT DISTINCT ?presidente WHERE {
  ?presidente a dbpedia-owl:President .
  ?presidente dbpedia-owl:religion <http://pt.dbpedia.org/resource/Catolicismo> . 
 }

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. http://www.wiwiss.fu-berlin.de/en/institute/pwo/bizer/research/publications/Bizer-etal-DBpedia-CrystallizationPoint-JWS-Preprint.pdf "DBpedia - A crystallization point for the Web of Data". Web Semantics: Science, Services and Agents on the World Wide Web 7 (3): 154–165. ISSN 1570-8268.
  2. http://papers.consegi.gov.br/pub/programacao/625 "Construindo uma Web de Dados Link por Link com Software Livre, Esforço Distribuído e Recompensa Acumulada". CONSEGI 2011, 13 de Maio de 2011, 15:00/16:00, Sala DT 3 – Imre Simon, ESAF, Brasilia, Brasil.
  3. http://pt.dbpedia.org/demo/ Comece a explorar

Ligações externas[editar | editar código-fonte]