Wikcionário

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikcionário
Logotipo do Wikcionário mais comumente
utilizado por suas versões.[1] [2]
Slogan O dicionário livre
Requer pagamento? Não
Gênero Dicionário eletrônico
Cadastro Opcional
Idiomas 172 idiomas diferentes.[3]
Lançamento 12 de dezembro de 2002
Posição no Alexa 1.050 [4]
Desenvolvedor Jimmy Wales e a comunidade Wikimedia
Proprietário Wikimedia Foundation
Página oficial wiktionary.org

Wikcionário[5] (um amálgama das palavras "wiki" e "dicionário") é um projeto web multílingue pertencente à Wikimedia Foundation (sendo assim, projeto gêmeo da Wikipédia) com a finalidade de criar um dicionário eletrônico de conteúdo livre, disponível em mais de 172 línguas diferentes.[3] Ao contrário do padrão normal de dicionários, este é escrito colaborativamente por voluntários que usam o software wiki, permitindo que os artigos possam ser alterados e modificados por quase todas as pessoas de acesso ao site.

Tal como o seu projeto gémeo Wikipédia, o Wikcionário é executado pela Wikimedia Foundation. Pelo fato de o Wikcionário não ser limitado por de espaço de imprensa, a maioria das versões de diferentes idiomas do Wikcionário fornece definições e traduções de palavras de diversas línguas, e algumas edições oferecem informações adicionais, tipicamente encontrados em tesauros e léxicos.

História[editar | editar código-fonte]

O Wikcionário foi colocado on-line em 12 de dezembro de 2002, seguindo uma proposta de Daniel Alston.[carece de fontes?] Em 29 de março de 2004, as primeiras versões não-inglesas do Wikcionário foram iniciadas em francês e polonês. Outros Wikcionários em vários idiomas já foram iniciados, sendo que o Wikcionário em língua portuguesa iniciou suas atividades em 3 de Maio de 2004. O site foi hospedado em uma URL temporária (wiktionary.wikipedia.org) até 1º de maio de 2004, quando finalmente mudou-se para o seu atual endereço próprio. Em novembro de 2008, Wikcionário atinge a marca dos mais de 3 milhões de entradas por todas as suas 172 versões.[3] A maior das versões é a em língua francesa, com, atualmente, mais de 1.570.000 entradas.[6] O Wikcionário em inglês foi ultrapassado no início de 2006 pela versão francesa, e apenas pôde voltar ao topo em setembro de 2006. Porém, em meados de 2008, a versão em língua francesa retornou a ultrapassar a inglesa novamente, e esta, em agosto do mesmo ano ultrapassou a francesa novamente. Durante setembro de 2008, as versões francesa e inglesa disputaram incessantemente a liderança. Finalmente, em outubro de 2008, a versão em francês ultrapassou sua rival. A versão em língua inglesa está, atualmente, na segunda colocação dentre as versões do Wikcionário com mais de 1.253.000 entradas.[7] O Wikcionário é o único projeto wiki da Wikimedia Foundation na qual a versão em língua inglesa não é a líder absoluta.[8] Nove versões de diferentes idiomas do Wikcionário, hoje em dia, contém mais de 100.000 entradas cada.

Crescimento acompanhado das maiores versões do Wikcionário de janeiro de 2003.

Muitas versões do Wikcionário, inclusive a versão lusófona, atualmente utilizam um logotipo textual, feito por Brion Vibber, um desenvolvedor do MediaWiki. Apesar de frequentes discussões da modificação ou substituição o logotipo, a quarta fase do concurso realizado pela Wikimedia Foundation Meta-Wiki de setembro a outubro de 2006[9] não obteve uma grande participação da comunidade do Wikcionário como alguns membros da comunidade haviam esperado. O logotipo que venceu foi feito pelo usuário Smurrayinchester. Em junho de 2007, dezessete das versões do Wikcionário – francês, turco, vietnamita, árabe, italiano, sueco, coreano, neerlandês, lituano, pérsio, sicílio, ucraniano, albanês, inglês simples, corsa, wolof e iídiche – haviam modificado seus logotipos pelo escolhido pelo concurso, ou suas variações. As versões restantes ainda utilizam o logotipo textual, no caso do Wikcionário em galego, um logotipo que representa um dicionário galego ostentando o Brasão de armas da Galiza.

Notas e referências

  1. O Wikcionário possui 41 logotipos diferentes, porém sendo o logo acima o mais utilizado e também utilizado pelo portal multilíngue do projeto.
  2. Este é o logotipo textual, feito por Brion Vibber, no qual houve variações e a inclusão deste em todas as versões do Wikcionário. Porém, houve uma votação, na qual ficou-se decidido que o logotipo deveria ser: Imagem:Wiktionary propsed-smurrayinchester.png e suas demais variações. Porém, apenas 18 versões do projeto adotaram-na, tendo que as demais utilizam a versão textual, a em galego utiliza uma versão própria e a em urdu também optou por adotar um logotipo próprio.
  3. a b c O projeto multilíngue Wikcionário possui/possuía 172 versões em diferentes idiomas em 3 de maio de 2009. Página visitada em 3 de maio de 2009
  4. Página do site Alexa contendo as estatísticas de visitas do Wikcionário e suas visitas. Alexa.com. Página visitada em 3 de maio de 2009.
  5. Wikcionário é o nome oficial apenas da versão em língua portuguesa de um projeto originalmente de língua inglesa, no qual chama-se Wiktionary.
  6. O Wikcionário em língua francesa é a maior dentre todas as versões do projeto, superando a marca das 1.570.000 entradas em 25 de janeiro de 2010. Página visitada em 3 de maio de 2009.
  7. O Wikcionário em língua inglesa é/era a segunda maior dentre todas as versões do projeto, superando a marca das 1.253.000 entradas em 3 de maio de 2009. Página visitada em 3 de maio de 2009.
  8. Da-se a ver seguindo as listas daqui e por esta tabela. Página acessada em 3 de maio de 2009.
  9. Logotipos do Wikcionário Meta-Wiki, Wikimedia Foundation. Página acessada em 3 de maio de 2008.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikcionário Definições no Wikcionário
Commons Imagens e media no Commons