Língua corsa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Corso (Corsu, Corso, Corse, Corsi)
Outros nomes: Córsico
Falado em: França, Itália
Região: Córsega, Sardenha
Total de falantes: 402 mil (duvidoso, é mais provável que sejam 100 mil)
Família:
Códigos de língua
ISO 639-1: co
ISO 639-2: cos
ISO 639-3: cos

Língua corsa ou Córso (Corsu) é uma língua românica, falada na ilha de Córsega, (França), junto com o francês, que é a língua oficial. Um dialeto similar à língua corsa é falado em Gallura, Sardenha (Itália). Ela possui fortes similaridades com o italiano e em particular com dialetos da Toscana. Ela possui bastante similaridades também com o português. Oralmente, muitas palavras do Córso do Norte são mais próximas do português que do italiano. Exemplos: "focu" (pronúncia=fôgo), "basta" (basta), "sò Corsu" (significa "sou Córso", se pronuncía "só Côrsu"), "cugnata" (pronúncia=cunhada), ...

De acordo com a classificação da UNESCO, a língua corsa está em perigo de extinção. Recentemente, vem sendo discutida uma proposta de proteção à língua, junto com uma maior autonomia da Córsega sob o domínio francês.

A língua tem vários dialetos incluindo o corso do norte, falado no departamento (estado) da Alta Córsega, e o corso do sul, falado no departamento da Córsega do Sul. O dialeto de Aiacciu foi descrito como em transição. O dialeto falado em Calvi e Bunifaziu são próximos ao dialeto de Gênova, conhecido como Língua liguriana. Existe um dialeto muito específico em [Cargese|Carghjese] de origem grega.

Na região sardenha de Gallura, incluindo a cidade de Tempio Pausania, e na ilha de La Maddalena o "Gallurês" é falado. Este é um dialeto transicional com muitas similaridades com o corso do sul.

Na região sardenha de Sassari, incluindo a cidades de Porto Torres, Sorso, Stintino, Castelsardo, Tergu e Sedini o "Sassarês" é falado. Este é uma língua transicional com muitas similaridades com o sardo logudorês.

Mapa cronológico mostrando o desenvolvimento das línguas do sudoeste da Europa entre as quais a língua corsa (corsican).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]