Língua lígure

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde janeiro de 2013)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Lígure (Lìgure)
Outros nomes: Zenéize
Falado em: Itália, Mônaco, França (Nice e Córsega)
Região: Ligúria e regiões adjacentes
Total de falantes: 2 milhões
Família: Língua indo-européia
 Línguas itálicas
  Línguas românicas
   Línguas galo-itálicas
    Lígure
Escrita: Alfabeto latino
Estatuto oficial
Língua oficial de: Mônaco
Regulado por: -
Códigos de língua
ISO 639-1: -
ISO 639-2: lij
Idioma ligur.png
Ligúria

O lígure é uma língua galo-itálica (ou grupo de dialectos galo-italianos). Não é de confundir com a língua dos lígures antigos.

Fala-se essencialmente na Ligúria, em algumas regiões adjacentes (Toscana, Piemonte, Emília-Romanha, e a Carloforte e Calasetta em Sardenha), em Mônaco, na França meridional (onde o lígure coexiste com o occitano), a Nice, a Bonifácio em Córsega e nos lugares onde houve emigração lígure como Argentina (sobre tudo Buenos Aires), Austrália ou os Estados Unidos.

Com frequência é denominado incorretamente genovês (nome autóctone zenéize), porque a fala de Gênova, a capital de Ligúria serviu de modelo para a maioria das falas lígures e é aquela que tem uma literatura mais desenvolvida, documentada desde o século XII. O dialeto genovês seria então, por razões históricas, a variante cidadã mais representativa da língua lígure.

O roiasc (que engloba o brigasc) é uma fala de transição entre o liguriano e o occitano, com características sobretudo ligurianas.

O liguriano acaba de desenvolver uma grafia oficial estável que é regulada pela Académia Ligùstica do Brénno, e a variante genovesa começa a ser ensinada como parte de um projeto educativo em algumas escolas da cidade de Gênova de maneira opcional.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]