Língua coreana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coreano (한국어, 조선말)
Pronúncia: hangugeo, chosŏnmal
Outros nomes: hangungmal (한국말)
Falado em: Coreia do Norte
 Coreia do Sul
 China
 Japão
Total de falantes: Cerca de 78 milhões[1]
Posição: 13
Família: Altaica ou Língua isolada (controverso)
 Coreano
Escrita: alfabeto hangul(한글)
Estatuto oficial
Língua oficial de: Coreia do Norte
 Coreia do Sul
República Popular da China Yanbian, China
Códigos de língua
ISO 639-1: ko
ISO 639-2: kor
ISO 639-3: kor
Map of Korean language.png
Manuscrito em Hangul

A língua coreana é a língua oficial da Coreia, tanto a do Norte como a do Sul.

O sistema de escrita coreano é chamado de hangul, que é um alfabeto fonético e o hanja, constituído por caracteres sino-coreanos.

O alfabeto coreano constitui-se de palavras silabárias. Uma sílaba pode ser possuidora de um batchim ou não e uma sílaba pode conter no máximo quatro letras. O hangul é um alfabeto inventado na dinastia do Rei Sejong por volta de 1214, que encomendou o alfabeto a universitários, pois até então na Coréia só se usava o hanja (caracteres chineses). Este alfabeto foi rejeitado no começo por letristas que achavam mais sofisticado usar os caracteres chineses e só se popularizou no começo do século XX, com a chegada da educação em massa na Coréia. O hangul ao contrário dos caracteres japoneses (hiragana e katakana) compõe-se verdadeiramente de consoantes e vogais, formando um alfabeto de fato.

Atualmente o coreano é muito estudado por fãs da Hallyu - a onda coreana - com grupos no Brasil, México, Japão, China, Estados Unidos e Europa.

Classificação linguística[editar | editar código-fonte]

Não há um consenso entre os lingüistas sobre a classificação do idioma coreano, e por isso é freqüentemente classificado como um idioma isolado. Entretanto, há certos indícios de que tenha um parentesco mais distante com as línguas altaicas, devido às numerosas semelhanças gramaticais e a fenômenos como a harmonia vocálica. Por este motivo apresenta grande similariedade com a língua japonesa, com partículas idênticas (ga, ka, e), formação gramatical igual: sujeito-objeto-verbo. O hangugo (língua coreana) compõe-se de mais diversidade sonora que o nihongo (língua japonesa). Apesar de ter numerosos empréstimos do chinês, é consenso entre todos os lingüistas que o chinês e o coreano não têm parentesco lingüístico.

Testes de proficiência em língua coreana[editar | editar código-fonte]

Assim como outras línguas, há um teste que avalia os conhecimentos de língua coreana realizado em diversos países. O teste é conhecido em inglês pela sigla TOPIK, e é realizado uma ou duas vezes ao ano, dependendo do país.

No Japão, há ainda um teste chamado hangul noryoku shiken (teste de proficiência em hangul). Apesar do nome, esta não é uma avaliação acerca somente da escrita coreana, e sim da língua coreana de um modo geral.

Teclado em hangul

Referências

  1. Korean. Ethnologue, 14ª ed.. Página visitada em 17-10-2009.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]