Ajuda:Guia de edição/Menus e ferramentas/Páginas afluentes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O menu ferramentas situa-se do lado esquerdo de cada página sob a caixa de busca. Artigos afluentes é a 1ª opção da lista.

A ferramenta páginas afluentes é uma página especial que permite saber que artigos contêm uma ligação interna para a página que se está a visualizar, assim como as páginas que a incluem integralmente (embedded). Ao usar esta ferramenta, é mostrada uma listagem de outras páginas disposta por ordem alfabética ou cronológica, com as mais antigas no topo da lista.

Caso um artigo não possua afluentes, ele é considerado como uma página orfã, ou seja, uma página à qual não se pode aceder através de nenhuma outra.

Como usar

Existem vários métodos:

  • a partir da barra lateral em ferramentas → páginas afluentes
  • a partir da barra de endereço: http://pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Páginas_afluentes/nome do artigo
  • para utilizar numa página (normalmente de discussão, nunca nos artigos), escreve-se [[Especial:Páginas afluentes/nome do artigo]]

Nos exemplos anteriores, deve-se substituir nome do artigo pelo nome do respectivo artigo.

Aplicações

  • Serve como indicador da popularidade da página. Páginas com muitos afluentes são provavelmente mais visualizadas.
  • Quando o assunto abordado num artigo não for muito claro, mesmo que não contenha ligações no artigo, pode-se aceder aos afluentes, de forma a perceber o conteúdo. Por exemplo, ao visualizar um esboço, ou artigo mínimo sobre "John Smith" que contém apenas referência à data de nascimento. Ao ver os afluentes, pode-se saber que ganhou uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos.
  • Pode ser útil para criar uma página de desambiguação, já que essa página pode ter vários afluentes, sobre assuntos diferentes, logo, deve ser criada uma desambiguação.
  • Caso uma imagem seja eliminada, acede-se à página dessa imagem (que deixou de existir) e usa-se esta ferramenta para corrigir os artigos em que a imagem aparecia antes de ser eliminada.
  • Para corrigir redireccionamentos, de forma a apontarem para o artigo correcto. Na lista de páginas afluentes, os redireccionamentos são indicados com o texto (página de redireccionamento), e os respectivos artigos que apontam para esse redireccionamento.

Ver também