Wikipédia:Scripts

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Os scripts são ferramentas que se podem utilizar na Wikipédia visando facilitar vários tipos de acções. Desde reverter edições, prever páginas em ligações internas, funções avançadas de edição, etc. Esta página agrega um conjunto de scripts em português que pode utilizar.

Instalação

Observação: Salvo algumas excepções em que é necessário personalizar os scripts, é preferível ativá-los por meio da lista de gadgets disponíveis em suas preferências. É um processo mais simples e cómodo. Os gadgets existentes são listados na Especial:Gadgets, juntamente com links para o seu código-fonte. No entanto há alguns scripts pessoais que não estão disponíveis nas preferências em forma de gadget (poderá identificá-los na tabela abaixo). Por isso, nestes casos, têm de ser instalados manualmente.

As instruções para instalação dos scripts encontram-se nas respectivas páginas da tabela seguinte. Em algumas páginas é mostrada uma imagem do script que poderá averiguar melhor como funciona sem ter que o instalar. É aconselhável não retirar o cabeçalho do código-fonte dos scripts ao instalá-los. Dessa forma é possível identificar facilmente o script e saber quem utiliza (útil para diversas situações: tirar dúvidas com outros wikipedistas, avisos sobre alteração da página do código, etc.)

Salvo algumas excepções, as instruções de instalação referem-se à instalação um "atalho" (e não do código integral do script) na sua subpágina de JavaScript (que só pode ser editada pelo próprio usuário, por administradores ou editores de interface). Dessa forma, é possível atualizar a página do código do script sem ter que pedir a outros utilizadores para alterarem a própria página. Ou seja, todos os usuários que instalem da forma recomendada usam o mesmo código, o que torna mais fácil atualizar scripts caso ocorram erros ou alterações no funcionamento do software usado na Wikipédia.

Lista de scripts

Para ver as instruções clique no nome do script.

Scripts pessoais

Script Descrição Ainda se usa? Quem usa?[1]
Atalhos Acrescenta ligações personalizadas num menu lateral. Sim lista
Wikipausa Força um Wikibreak Sim ?
Waybuttons Insere botões no editor de texto comum, para resumos de edição; um só clique nos botões ele insere um resumo, como: "Correção", "+Informações", "+Wikificando". Sim ?
ArtigosParaEliminar Simplifica o processo de nomeação de páginas para eliminação por votação. Sim lista
Monobook-Suite Conjunto de ferramentas com diversas funcionalidades. Sim ?
Twinkle Conjunto de ferramentas com diversas funcionalidades. (em adaptação da Wikipédia inglesa) Não lista
Seis abas Acrescenta as seguintes abas: artigo, editar, histórico, discussão, editar discussão e histórico da discussão Sim ?
Histórico nas novas mensagens Adiciona um link para o histórico de sua discussão quando recebes uma mensagem. Sim ?
Filtro Filtra a lista de páginas vigiadas, de mudanças recentes e de contribuições por domínio. Sim ?
Sumário Adiciona um sumário padrão em alguns casos (melhorar). Sim ?
Friendly Para saudar novos editores com boas-vindas e outras mensagens. Sim ?
Botões extra de edição Permite alterar os botões da versão antiga da barra de edição. Não ?
APC Adiciona botão na barra de ferramentas de edição avançada para correções gerais no código-fonte e de estilo. Sim ?
Script de ajustes Traduz parâmetros das predefinições de citação, adiciona e conserta datas de manutenção e verifica problemas nas etiquetas (HTML e wiki) Sim lista

Gadgets

Ver artigo principal: Especial:Gadgets

Desenvolvimento

Referências

  1. Esta lista só mostra os editores que instalaram o script manualmente e não removeram o link para a página de documentação.

Ver também