Wikipédia:Artigos destacados

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Esta estrela simboliza os artigos destacados da Wikipédia

Artigos destacados na Wikipédia

Esta página contém uma lista de artigos que a comunidade da Wikipédia lusófona identificou e avaliou como artigos de excelente qualidade, e que por isso foram artigos de destaque na página principal.


No momento, dos 977 artigos que já foram destaque desde 2004, 662 permanecem destacados, uma vez que em 2008 foi iniciado um processo de revalidação que acabou por remover diversos deles, principalmente os mais antigos. Considerando que a Wikipédia lusófona possui atualmente um número total de 838 496 artigos, pode-se afirmar que, de modo aproximado, 1 de cada 1267 artigos permanece listado aqui como destaque.


As edições da Wikipédia em outras línguas possuem também artigos destacados que podem ajudar a melhorar o conteúdo da Wikipédia em português. A existência de um artigo destacado noutra língua pode ser detectada através da presença de uma pequena estrela (Cscr-featured1.png) na coluna das ligações interlinguísticas de cada artigo.


Veja um artigo destacado aleatório clicando aqui.


Conteúdo destacado:

Conteúdo bom:

Revalidação:

Arquivo cronológico

Artigo destacado aleatório


Sentido horário, do topo à esquerda: Forças chinesas na Batalha de Wanjialing; forças australianas durante a Primeira Batalha de El Alamein; aviões alemães Stuka na Frente Oriental; forças navais estadunidenses no Golfo de Lingayen; Wilhelm Keitel assinando a Rendição Alemã; tropas soviéticas durante a Batalha de Stalingrado.

Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo – incluindo todas as grandes potências – organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo. Foi a guerra mais abrangente da história, com mais de 100 milhões de militares mobilizados. Em estado de "guerra total", os principais envolvidos dedicaram toda sua capacidade econômica, industrial e científica a serviço dos esforços de guerra, deixando de lado a distinção entre recursos civis e militares. Marcado por um número significante de ataques contra civis, incluindo o Holocausto e a única vez em que armas nucleares foram utilizadas em combate, foi o conflito mais letal da história da humanidade, resultando entre 50 a mais de 70 milhões de mortes.

Geralmente considera-se o ponto inicial da guerra como sendo a invasão da Polônia pela Alemanha Nazista em 1 de setembro de 1939 e subsequentes declarações de guerra contra a Alemanha pela França e pela maioria dos países do Império Britânico e da Commonwealth. Alguns países já estavam em guerra nesta época, como Etiópia e Reino de Itália na Segunda Guerra Ítalo-Etíope e China e Japão na Segunda Guerra Sino-Japonesa. Muitos dos que não se envolveram inicialmente acabaram aderindo ao conflito em resposta a eventos como a invasão da União Soviética pelos alemães e os ataques japoneses contra as forças dos Estados Unidos no Pacífico em Pearl Harbor e em colônias ultramarítimas britânicas, que resultou em declarações de guerra contra o Japão pelos Estados Unidos, Países Baixos e o Commonwealth Britânico. (leia mais...)

Conteúdo


Aqui está o sumário temático de artigos destacados por escolha dos editores

Arte

Geral

Artistas

Arquitetura

Escultura

Pintura

Ciência

Cientistas

Astronomia e astronáutica

Biologia

Botânica

Micologia

Zoologia

Ciências da Terra

Física

Informática

Matemática

Química

Ciências sociais

Direito e criminologia

Economia e negócios

Educação

Etnologia

Política

Anarquistas

Políticos

Sociologia

Desporto

Desportistas

Associações, organizações e seleções desportivas

Modalidades desportivas

Eventos desportivos

Jogos Olímpicos

Xadrez

Entretenimento

Atores

Cinema

Histórias em quadrinhos/Banda desenhada

Hobbies, jogos e brinquedos

Jogos eletrônicos e personagens

Teatro

Televisão

Geografia

Continentes e países

Cidades e regiões autônomas

Brasil

Estados do Brasil

Municípios do Brasil

Logradouros

Geografia física

Geopolítica

História

Antiguidade (até 476)

Idade Média (476-1453)

Idade Moderna (1453-1789)

Idade Contemporânea (1789-atualidade)

História de países ou territórios

História de Portugal

História do Brasil

Literatura e linguística

Geral

Escritores

Livros

Linguística

Filosofia e psicologia

Filosofia

Psicologia

Medicina

Doenças

Biografias

Música

Dança

História da música

Álbuns

Canções

Composições eruditas

Músicos e grupos musicais

Religião

Cristianismo

Paganismo

Religiosos

Sociedade e generalidades

Geral

Prêmios, condecorações e vexilologia

Ciência militar

Militares

Transporte

Nobres