Isabel da Baviera, Rainha de França

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde maio de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Isabel da Baviera
Rainha de França
Governo
Reinado 17 de julho de 138522 de outubro de 1422
Coroação 23 de agosto de 1389 em Paris
Consorte Carlos VI de França
Antecessor Joana de Bourbon
Herdeiro Carlos VII de França
Sucessor Maria de Anjou
Casa Real Casa de Wittelsbach(por nascimento)
Casa de Valois(por casamento)
Vida
Nascimento c. 1370
Morte 24 de setembro de 1435
Paris, França
Sepultamento Basílica de Saint-Denis, França
Filhos Luís, delfim de França
João, delfim de França
Carlos VII de França
Filhas Isabel de Valois, rainha de Inglaterra
Joana, duquesa da Bretanha
Maria de Valois, prioresa de Poissy
Michele de Valois, duquesa da Borgonha
Catarina de Valois
Pai Estêvão III da Baviera
Mãe Taddea Visconti

Isabel da Baviera ou Elisabeth Wittelsbach-Ingolstad, princesa da Baviera (em francês Isabelle de Bavière ou Isabeau de Bavière), (c. 1370 - 24 de setembro de 1435) foi rainha consorte de França por seu casamento com Carlos VI, o louco.

Era filha de Estêvão III, duque da Baviera-Ingolstadt e de sua esposa, Taddea Visconti, filha do duque de Milão. Esteve implicada na guerra civil entre Armagnacs e Bourguignons.

Biografia[editar | editar código-fonte]

O duque da Borgonha Filipe II, tutor do rei menor Carlos VI e regente da França, lançou-se em uma política de alianças matrimoniais através de toda a Europa, a fim de assegurar seu próprio poder e recuperar o tesouro real. Em abril de 1385, casa seu filho João sem Medo com Margarida da Baviera, filha de Alberto I, conde de Hainaut, e negocia por conta do rei da França com Estevão III, duque da Baviera que é aliado do duque de Milão graças a uma política de casamentos similar. Barnabé Visconti havia casado seu filho Marco Visconti com Isabel, filha de Frederico II da Baviera-Landshut, e sua filha Taddea Visconti com Estevão III.

Pouco se sabe da infância de Isabel da Baviera. Seu tio,Frederico da Bavaria-Landshut,sugeriu que Isabel se casasse com o rei de França para forjar uma aliança entre a França e o Sacro Império Romano-Germânico contra a Inglaterra[1] . Antes de ser apresentada ao noivo,a jovem foi mandada para Hainaut,onde viveu com seu tio-avô Albert e sua esposa Margaret,para ser ensinada a como se vestir e se comportar de acordo com a etiqueta.Em 13 de julho de 1385,a jovem conheceu seu futuro marido,que muito se deleitou por sua aparência e comportamento reservado.[1]

Miniatura das crônicas de Jean Froissart retratando a coração da rainha

Ela se casou com cerca de 14 anos, no dia 17 de julho de 1385, em Amiens, com Carlos VI de França (dito "o Bem-Amado" ou "o Louco"), que tinha então 16 anos, e tornou-se rainha da França. Após o casamento,Isabel foi viver na casa da tia-avó de Carlos,Branca,Duquesa d'Orleães,enquanto seu marido estava em campanha militar contra os ingleses.Durante esse tempo,Branca continuou a ensinar as tradições da corte à jovem rainha até ela se mudar para o Castelo de Vincennes. O casal teve doze filhos. Luís de Orléans, irmão de Carlos VI, casa-se com Valentina Visconti, prima em segundo grau de Taddea Visconti. Sua filha Catarina de Valois,casou-se primeiramente com Henrique V de Inglaterra,e tendo tomado por marido Owen Tudor,ela tornou-se ancestral de membros famosos da Casa Tudor,como Henrique VIII e Isabel I de Inglaterra.[1]

Estátua de Isabel no Palácio de Poitiers.

O casamento de Isabel da Baviera com Carlos VI não traz nenhum benefício à França. Somente o duque Filipe II da Borgonha tira proveito desses arranjos matrimoniais, visando o Hainaut. Foi por ocasião da festa de casamento de uma de suas damas de companhia, que foi organizado o baile dos ardentes(1393), a partir do qual Carlos VI deu os primeiros sinais de demência.

Ancestrais[editar | editar código-fonte]

Precedida por:
Joana de Bourbon
Rainha de França
CoA of Isabeau of Bavaria (rhombus).png

17 de julho de 138522 de outubro de 1422
Sucedida por:
Maria de Anjou

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Isabel da Baviera, Rainha de França