Catarina de Valois

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Catarina de Valois

Catarina de Valois (Paris, 27 de Outubro de 1401Londres, 3 de Janeiro de 1437) foi princesa de França e rainha consorte de Henrique V de Inglaterra.

Catarina, a décima dos onze filhos do rei Carlos VI da França, cognominado o Louco, e de Isabel da Baviera, nasceu em Paris, numa época conturbada da história de França. A guerra dos cem anos atingiu o apogeu durante a sua adolescência, com a derrota pesada do exército francês na batalha de Azincourt em 1415, frente à diminuta infantaria inglesa de Henrique V. O continuar das campanhas trouxe mais sucessos à facção inglesa, que acabou por tomar Paris em 1419. As negociações de paz subsequentes resultaram na assinatura do tratado de Troyes, onde o delfim Carlos foi preterido em favor do rei inglês na sucessão da coroa francesa. Ainda no âmbito dos acordos, Catarina casou com Henrique V a 2 de Junho de 1420. O casal regressou então a Inglaterra, onde nasceu seu único filho, o futuro Henrique VI.

Catarina tornou-se viúva inesperadamente em 1422 e a partir de então a sua importância na corte inglesa decresceu drasticamente. Além disso, a sua nacionalidade francesa alimentava as suspeitas dos nobres ingleses, que conspiraram para a afastar do seu filho Henrique VI. Afastada da corte, Catarina encontrou conforto em Owen Tudor, um nobre galês. Apesar de ser por lei proibida de voltar a casar, Catarina iniciou uma ligação com Tudor e teve dele mais quatro filhos:

  • Tomás Tudor (1429-1501), tornou-se monge
  • Edmundo Tudor, Conde de Richmond (1430-1456), casou com Margarida Beaufort e foi pai de Henrique Tudor, futuro rei de Inglaterra
  • Jasper Tudor, Duque de Bedford (1431-1495)
  • Margarida Tudor (1437)

Catarina morreu a 3 de Janeiro de 1437, no parto da sua filha, que não sobreviveu muito mais. Como rainha consorte, foi sepultada na Abadia de Westminster em Londres. Os seus filhos (em princípio ilegítimos, porque se Catarina casou com Owen foi em segredo) foram reconhecidos pelo irmão Henrique VI e adquiriram títulos de nobreza.

Precedida por:
Joana de Évreux
Rainha Consorte de Inglaterra
2 de Junho de 142031 de Agosto de 1422
Sucedida por:
Margarida de Valois