Duque de Bedford

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Os títulos nobiliárquicos Conde ou Duque de Bedford (nomeados a partir de Bedford, Inglaterra) foram criados várias vezes no Pariato da Inglaterra.

História[editar | editar código-fonte]

Foi criado pela primeira vez no século XIV, para Enguerrand VII, genro de Eduardo III. Mais tarde, o Ducado de Bedford foi criado para o terceiro filho de Henrique IV, João, que foi regente da França. Foi criado de novo em 1470, desta vez para George Nevill, um sobrinho de Richard Neville, Conde de Warwick, e de novo em 1485, então para Jasper Tudor, tio de Henrique VII.

A família Russell atualmente detêm os títulos de Conde e Duque de Bedford. John Russell, um conselheiro próximo de Henrique VIII e de Eduardo VI, foi titulado Conde de Bedford em 1551, e seu descendente, William (o 5.º Conde), foi titulado Duque logo após a Revolução Gloriosa.

Os títulos subsidiários do Duque de Bedford (todos no Pariato da Inglaterra) são Marquês de Tavistock (criado em 1694), Conde de Bedford (1550), Barão Russell, de Cheneys (1539), Barão Russell de Thornhaugh no Condado de Northampton (1603) e Barão Howland de Streatham no Condado de Surrey (1695) (e possivelmente a Baronia de Bedford, que foi incorporada ao ducado em 1138, 1366 ou 1414). O título de cortesia do filho mais velho e herdeiro do Duque de Bedford é Marquês de Tavistock.

O sítio da família é Woburn Abbey, perto de Milton Keynes, Buckinghamshire.

Condes de Bedford, primeira criação (1138)[editar | editar código-fonte]

Condes de Bedford, segunda criação (1366)[editar | editar código-fonte]

Duques de Bedford, primeira criação (1414)[editar | editar código-fonte]

Duques de Bedford, segunda criação (1470)[editar | editar código-fonte]

Duques de Bedford, terceira criação (1485)[editar | editar código-fonte]

Condes de Bedford, terceira criação (1551)[editar | editar código-fonte]

Duques de Bedford, quarta criação (1694)[editar | editar código-fonte]

O herdeiro-aparente é Henry Robin Charles Russell, Marquês de Tavistock (n. 2005).