Duque de Iorque

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Duque de Iorque
Monarquia
Coat of Arms of Andrew, Duke of York.svg
Real brasão de armas do Duque de Iorque
Príncipe André do Reino Unido.jpg
Titular:
Príncipe André
Título: Sua Alteza Real
Herdeiro aparente:
Primeiro duque: Edmundo de Langley
Formação: 1455

Duque de Iorque é um título de nobreza do Pariato do Reino Unido, sendo usualmente atribuído ao segundo filho do monarca britânico[1] . A primeira criação do título remonta ao século XIV, quando o rei Eduardo III de Inglaterra distribuiu ducados pelos seus filhos, cabendo o ducado de Iorque a Edmundo de Langley. Os descendentes de Langley fundaram a Casa de Iorque, que disputou o trono de Inglaterra com os Lencastres durante a Guerra das Rosas (14551485). Depois da subida ao trono de Eduardo IV de Inglaterra, o título foi criado mais sete vezes. Atualmente, duque de Iorque é o título do príncipe príncipe André, filho da rainha Isabel II do Reino Unido.

Duques de Iorque[editar | editar código-fonte]

Nota: As datas devem ler–se como nascimento–acesso–morte; uma linha em branco significa nova criação do título

Futuro do ducado[editar | editar código-fonte]

Segundo a atual lei, a oitava criação do ducado de Iorque será extinta após a morte do príncipe André (a não ser que ele case novamente e tenha um filho). É possível que o príncipe Henrique seja estilizado como Duque de Iorque caso ele tenha matrimônio e o príncipe André morra jovem.

Os ducados de Iorque, Cornualha, Lencastre, Clarence e Gloucester compõem o grupo original criado entre 1337 e 1385.

Atualmente, o príncipe Carlos é o Duque da Cornualha; a rainha Isabel II é o Duque de Lencastre; seu primo Ricardo é o Duque de Gloucester. O único desses títulos ainda diponivel é o Clarence, usado pelo neto da rainha Vitória, Alberto Vitor, Duque de Clarence e Avondale, que morreu em 1892.

Referências

  1. Desconhecido. The Dukes of the Peerage of the United Kingdom (em inglês) UK Dukes. Visitado em 23 de fevereiro de 2012.