Sandringham House

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sandringham House

Sandringham House é um palácio rural situado numa propriedade de 8.000 acres (32 km²) de terra perto do vilarejo de Sandringham, em Norfolk, Inglaterra, que pertence privativamente à Família Real Britânica.

História[editar | editar código-fonte]

O lugar tem sido ocupado desde os tempos isabelinos e, em 1771, o arquitecto Cornish Henley preparou a propriedade para a construção de Sandringham Hall. O palácio foi modificado durante o século XIX por Charles Spencer Cowper, um enteado de Henry Temple, 3° Visconde Palmerston, que adicionou um pórtico e uma estufa de plantas, projectados pelo arquitecto Samuel Sanders Teulon.

Em 1862, o palácio foi adquirido pela Rainha Vitória a pedido do Príncipe de Gales (o futuro Eduardo VII), o qual queria Sandringham como residência para si e para sua futura esposa, Alexandra, Princesa de Gales. No entanto, em 1865, dois anos depois da mudança, o tamanho do edifício mostrou-se insuficiente para as necessidades do príncipe, que encarregou A. J. Humbert de demoli-lo e construir um maior.

Sandringham House, cerca de 1880.

O novo palácio, com tijolos vermelhos, ficou completo nos últimos anos da década de 1870, com uma mistura peculiar de estilos que não é considerada, de forma geral, o projecto de casas de campo vitorianas mais bem sucedido. Essa secção incorporou a espectacular entrada que é usada pela família real para ocasiões familiares e de entretenimento. Uma nova ala foi posteriormente adicionada no extremo da casa, num estilo mais tradicional, incorporando um salão de baile. Uma das partes de Sandringham House foi destruída num incêndio durante as preparações para o 50º aniversário do Príncipe Alberto Eduardo em 1891, mas depois foi reconstruída.

Sandringham House tem sido a residência privada de quatro gerações de soberanos. Dúbia à primeira vista, a princesa Alexandra logo começou a amar Sandringham. As novas características do palácio eram as bay windows, que ajudaram a iluminar o interior. O novo edifício foi projetado em função do conforto da família, sem a intenção de ser uma grande construção arquitectónica.

Os filhos de Eduardo e Alexandra, o Príncipe Alberto Victor e o Príncipe Jorge, tiveram quartos muito pequenos. O terreno espaçoso, no entanto, providenciou lugares para o conjunto de animais estranhos de Alexandra, como cavalos, cães, gatos, perus e outros - incluindo um grande mas amigável carneiro comprado a um açougueiro egípcio. Os animais encantaram os seus filhos e netos. Os filhos de Jorge V gostavam de visitar os seus avóe em Sandringham. Talvez um babuíno fosse o animal favorito.

Jardim norte de Sandringham House.

Desde a morte de Jorge VI em 1952 em Sandringham, o costume da Rainha Isabel II tem sido passar o aniversário de morte de seu pai e sua própria subida ao trono privativamente com a família na casa. Sandringham é a base oficial da rainha até Fevereiro de cada ano. O palácio foi aberto ao público pela primeira vez em 1977, e possui um museu com exibições da vida da realeza e da história de Sandringham.

A propriedade de Sandringham tem sido há muito tempo a propriedade favorita da família real, que continua a passar ali o Ano Novo. É também um excelente local para caça, sendo utilizada para festas reais de caça. O apego de caçar em Sandringham que Eduardo VII tinha era tão grande que ele ordenava que todos os relógios estivessem adiantados meia hora em relação ao Greenwich Mean Time, para permitir maior tempo para a actividade.

Ao lado do Castelo de Balmoral, Sandringham House é uma propriedade privada e não parte do património real. Isso comprovou-se em 1936, quando Eduardo VIII abdicou como rei e não abandonou automaticamente a propriedade privada que herdou. Jorge VI teve que, explicitamente, comprar Balmoral e Sandringham de seu irmão mais velho, para que ainda houvesse lugar de retiro para o monarca britânico.

A Rainha Alexandra e o seu filho Jorge V estão enterrados em Sandringham.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Sandringham House