Acre (unidade)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Acre é o nome de uma antiga unidade de medida usada para medir terras, de inglês antigo, “æcer”, “camp lavrado”, do proto-germânico, “akraz,” de proto-indo-europeia, “agro-”, “campo”. Confere latim, “ager, agros”, grego, “agros,” e sânscrito “ajras” (terra aberta). Durante a Idade Média, um acre foi a quantidade de terras que poderia ser arada em um dia com uma junta de bois, e medido por uma “cadeia” de largura (20,1 metros) por um “furlong” ou 10 “cadeias” de comprimento (201 metros), equivalente a 4.042 metros quadrados.

Atualmente, o acre é uma unidade de área utilizada no sistema imperial e no sistema tradicional dos Estados Unidos da América. Desde 1959, quando foi ratificado o “International Yard and Pound Agreement” entre cinco países da Commonwealth of Nations (Comunidade de Nações) e os Estados Unidos de América (EUA), a jarda foi definida com 0,9144 metros, e, consequentemente, um acre com 4.046,8564224 metros quadrados, cerca de 40% de um hectare, e um pouco menor do que um campo de futebol americano.

O acre não é mais usado na maioria dos países, apesar de algumas exceções notáveis, que incluem os EUA, Austrália, Índia, Paquistão e Birmânia. A partir de 2010, o acre não é mais oficialmente utilizado no Reino Unido, embora ainda seja usado em descrições de imóveis. Ele continua sendo usado, ainda, em certa medida, no Canadá. Em Brasil e Portugal, essa medida nunca foi utilizada, sendo que nestes países se utiliza o alqueire e o hectare (que seria a unidade mais simples de utilização) como unidades de medida em áreas rurais.

Equivalências[editar | editar código-fonte]

1 acre é igual a:

Ver também[editar | editar código-fonte]