Duque de Devonshire

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O brasão dos Duques de Devonshire

Os Duques de Devonshire são membros da família aristocrática Cavendish, do Reino Unido. Foram relacionados aos Duques de Newcastle durante o século XVII, com quem compartilharam o sobrenome Cavendish. Embora no uso moderno o condado de Devon seja chamado raramente de "Devonshire", o título remanesceu. A família Cavendish é uma das famílias aristocráticas mais ricas e mais influentes na Inglaterra desde o século XVI. Os títulos subsidiários do duque são:

O filho mais velho e herdeiro do Duque de Devonshire pode usar o título de cortesia Marquês de Hartington, enquanto que o filho mais velho do marquês pode usar o título Conde de Burlington; qualquer filho que ele possa ter usaria o título de Lorde Cavendish. O Marquesado de Hartington, o Condado de Devonshire e a Baronia de Cavendish de Hardwick estão no pariato da Inglaterra. O Condado de Burlington e a Baronia de Cavendish de Keighley estão no pariato do Reino Unido.

O sobrenome da família deriva do vilarejo de Cavendish, em Suffolk, Inglaterra. Sir John Cavendish, que possuiu a propriedade no século XIV, morreu na revolta camponesa de 1381. Seus dois bisnetos foram William Cavendish, o segundo marido de Bess de Hardwick, e George Cavendish, o irmão mais velho de William e o biógrafo de Thomas Cardinal Wolsey. Os descendentes de William Cavendish são os Condes de Devonshire, em primeiro lugar. O ducado começou quando William Cavendish, o quarto Conde de Devonshire, foi titulado 1° Duque de Devonshire em 1694.

Muitos dos duques foram políticos, e dentre eles, estão um primeiro-ministro, um líder do Partido Liberal e um Governador Geral do Canadá. Na família, está também o famoso físico Henry Cavendish.

Apesar do título, as propriedades da família estão localizadas em Derbyshire. Chatsworth House e Bolton Abbey pertencem aos Cavendish, bem como o Castelo de Lismore, no Condado de Waterford, na República da Irlanda.

Condes de Devonshire, primeira criação (1603)[editar | editar código-fonte]

Condes de Devonshire, segunda criação (1618)[editar | editar código-fonte]

Duques de Devonshire (1694)[editar | editar código-fonte]

Herdeiro aparente: William Cavendish, Conde de Burlington (n. 1969)