William Cavendish, 6.º Duque de Devonshire

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
William Cavendish
6.º Duque de Devonshire
William Cavendish, 6.º Duque de Devonshire
Retrato por Sir Thomas Lawrence, 1811
Nascimento 21 de maio de 1790
  Paris, Reino da França Reino da França
Morte 18 de janeiro de 1858 (67 anos)
  Hardwick Hall, Condado de Derbyshire Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda Reino Unido
Pai William Cavendish, 5.º Duque de Devonshire
Mãe Georgiana Spencer
Ocupação Político
Religião Anglicanismo

William George Spencer Cavendish, 6.° Duque de Devonshire (Paris, 21 de maio de 1790Derbyshire, 18 de janeiro de 1858) foi um nobre e político inglês, mais conhecido como o "Duque Solteirão".

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido em Paris, William Cavendish tornou-se Duque de Devonshire aos vinte e um anos, com a morte de seu pai, em 1811. Sua mãe, Georgiana Cavendish, Duquesa de Devonshire tinha falecido em 1806. Juntamente com o título, ele herdou oito propriedades estatais e 200 000 acres de terra (809 km²). O duque logo se dedicou à reforma das casas e ao cuidado dos jardins, inclusive com a reconstrução do vilarejo de Edensor, em Derbyshire. Ele também viajava freqüentemente.

William foi o camareiro-mor do rei Guilherme IV e um amigo próximo do Czar Nicolau I da Rússia. Entre outros amigos importantes, estavam Antonio Canova, Charles Dickens e seu próprio jardineiro, Sir Joseph Paxton.

O sexto Duque de Devonshire tinha duas irmãs, e ambas se casaram bem. Uma de suas sobrinhas, Lady Blanche Howard, casou-se com seu herdeiro presuntivo, o 2.° Conde de Burlington (neto de Lord George Cavendish, primeiro conde de Burlington e irmão mais jovem do 5.° Duque de Devonshire.) Infelizmente, Lady Burlington morreu, e o seu viúvo não casou-se pela segunda vez, mesmo quando ele sucedeu o sexto duque em 1858.

Muito da correspondência particular do sexto duque, incluindo cartas endereçadas para suas amantes, foi destruído por seus relativos vitorianos. É dito que o duque quis desposar a Princesa Maria, Duquesa de Gloucester e Edimburgo, uma filha de Jorge III, mas a princesa preferiu se casar com seu primo real, o 2.° Duque de Gloucester.

Banana "Cavendish"

Como o duque não deixou filhos quando morreu aos sessenta e sete anos, o ducado passou para seu primo, William Cavendish, 2.° Conde de Burlington.

Banana Cavendish[editar | editar código-fonte]

A variedade de banana "Cavendish" (a mais produzida na actualidade) deve a sua origem e o seu nome a William, em cujas estufas foram produzidas as primeiras plantas desta cultivar.