Joseph Wright

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Joseph Wright
Autorretrato
Nascimento 3 de setembro de 1734
Derby
Morte 29 de setembro de 1797 (63 anos)
Derby
Nacionalidade Inglaterra inglês
Alquimista em busca da pedra filosofal, Joseph Wright, 1771 (Museu de Derby).

Joseph Wright (3 de setembro de 173429 de agosto de 1797), conhecido como como Wright of Derby (Wright de Derby) foi um pintor inglês, famoso por suas pinturas de paisagens e seus retratos.

Foi considerado o «primeiro pintor profissional que expressou o espírito da Revolução Industrial».[1]

É conhecido pelo uso do efeito claro-escuro nas suas pinturas, que acentua o contraste entre a luz e a escuridão.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Era o terceiro de cinco filhos de John Wright e de Hannah Brookes. Aprendeu a pintar copiando desenhos. Decidido a tornar-se pintor, Wright foi para Londres em 1751 e, durante dois anos, estudou com um grande retratista, Thomas Hudson, mestre de Joshua Reynolds. Wright trabalhou como assistente para Hudson durante 15 meses. Em 1753 voltou para Derby, onde aperfeiçoou a sua técnica de claro-escuro sob a luz forte.

Wright casou com Ann Swift (também conhecida por Hannah) em 1773, e no final desse ano visitou a Itália, onde permaneceu até 1775. Wright e a sua mulher tiveram sete filhos, três dos quais morreram na infância.

Quando regressou de Itália, instalou-se em Bath, no condado de Somerset, trabalhando como retratista, mas acabou voltando para Derby, onde passou o resto da sua vida.

Ann Wright morreu a 17 de agosto de 1790 e sete anos depois Wright morreu na sua casa em Queen Street, onde passou os seus últimos meses com as suas duas filhas.

Notas

  1. F. D. Klingender; citado en Ellis Waterhouse, Painting in Britain 1530 to 1790, 4.ª edición, Nueva York, Viking Penguin, 1978; pág. 285.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Joseph Wright