Tate

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde julho de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
A Tate Britain

Tate é o museu nacional de arte moderna do Reino Unido sediado em Londres. Compreende quatro galerias: Tate Britain (aberta em 1897), Tate Liverpool (1988), Tate St Ives (1993) e Tate Modern (2000), com a ainda a galeria online, Tate Online (1998). Foi fundada originalmente com o nome de National Gallery of British Art e renomeada após Henry Tate fundar um edifício especialmente para ela em Millbank, Londres.

Henry Tate que fez fortuna com açúcar, fundou a Tate Britain em 1897, a fim de expor quadros e esculturas de artistas britânicos conteporâneos que a National Gallery não aceitava.

Mais tarde a Tate Gallery começou a expor obras antigas até que foi decidido separar obras contemporâneas das antigas. Assim a Tate Gallery foi dividida e a construída em Millbank foi rebatizada como Tate Britain.

  • Tate Britain: exibe arte britânica
  • Tate Modern: exibe arte moderna
  • Tate St Ives: exibe arte moderna de artistas britânicos St Ives School
  • Tate Liverpool: única fora de Londres, exibe obras das outras tates
Ícone de esboço Este artigo sobre arte ou história da arte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Obras[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Tate