Thomas Lawrence

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Sir Thomas Lawrence
PRA FRS
Auto-retrato, 1788
Nascimento 13 de abril de 1769
Bristol,  Grã-Bretanha
Morte 7 de janeiro de 1830 (60 anos)
Londres,  Reino Unido
Progenitores Mãe: Lucy Read
Pai: Thomas Lawrence
Ocupação Pintor
Movimento estético Romantismo

Sir Thomas Lawrence PRA FRS (Bristol, 13 de abril de 1769Londres, 7 de janeiro 1830) foi um dos principais pintores retratistas britânicos do início do século XIX, além de presidente da Academia Real Inglesa.[1]

Nascido em Bristol, Lawrence era um prodígio que começou a pintas com apenas dez anos, apoiando sua família fazendo retratos em pastel. Aos dezoito anos foi para Londres e logo conseguiu uma reputação de retratista a óleo, recebendo sua primeira comissão real: um retrato da rainha Carlota de Mecklemburgo-Strelitz em 1790. No ano seguinte tornou-se associado da Academia Real Inglesa, um membro de 1794 e seu presidente em 1820. Lawrence adquiriu uma grande patronagem de Jorge, Príncipe Regente em 1810, sendo enviado para o exterior a fim de pintar os líderes aliados responsáveis pela queda de Napoleão Bonaparte para a Câmara Waterloo do Castelo de Windsor. Em sua morte, era o pintor retratista mais popular da Europa. Sua reputação desapareceu na era vitoriana, porém desde então foi restaurada.

Referências

  1. Sir Thomas Lawrence National Gallery. Visitado em 23 de dezembro de 2014.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Thomas Lawrence


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.