Universidade de Oxford

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Universidade de Oxford
University of Oxford
Lema Dominus Illuminatio Mea
"O Senhor é minha luz"
Estabelecida em c. 1096
Local Oxford, Reino Unido
Estudantes 17 000 total (5 600 graduados)
Página http://www.ox.ac.uk
O brasão de armas da Universidade de Oxford.
O Museu Ashmolean, museu de arte e arqueologia da Universidade de Oxford, é o mais antigo museu britânico.

A Universidade de Oxford (em inglês:University of Oxford), situada na cidade de Oxford, na Inglaterra, é a mais antiga universidade do mundo anglófono.

A Universidade de Oxford e a Universidade de Cambridge são, às vezes, referidas coletivamente como "Oxbridge". As duas universidades têm uma longa história de rivalidade, já que são as duas mais antigas e mais conhecidas escolas da Inglaterra.

A Universidade de Oxford é membro do Grupo Russell, que reúne dezenove universidades de investigação intensiva.

Oxford, assim como Cambridge e outras, é membro do Grupo Coimbra, uma rede das principais universidades europeias e do LERU (Liga de Universidades Europeias de Pesquisa). Também faz parte do Europaeum.

História[editar | editar código-fonte]

O ano da fundação da universidade é 998, mas não há evidências de ensino no local até 1096. Quando Henrique II da Inglaterra proibiu alunos ingleses de estudarem na universidade de Paris, em 1167, Oxford começou a crescer rapidamente. A fundação dos primeiros halls de residência, que, mais tarde, tornaram-se faculdades, datam desse período. Seguido do assassinato de dois estudantes acusados de estupro em 1209, alguns acadêmicos se dispersaram da universidade (o que levou à fundação da universidade de Cambridge). Em 20 de junho de 1214, a universidade voltou a Oxford com uma carta de aceitação negociada por Nicolás de Romanis, delegado papal.

Organização[editar | editar código-fonte]

Oxford é uma universidade colegiada, composta pelas instalações centrais, como os departamentos e faculdades, bibliotecas e instalações de ciência e 39 faculdades (em inglês colleges) ligadas a universidades num tipo de sistema federal e sete salões privados permanentes (permanent private halls, PPHs) fundados por denominações cristãs diferentes. Todos os docentes e estudantes devem pertencer a um dos colégios (ou PPHs). O sistema colegiado de Oxford tem sua origem no fato de a universidade começar a existir através da aglomeração gradual de instituições independentes na cidade de Oxford.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]