Oxford

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Oxford
Montagem de imagens da cidade de Oxford
Montagem de imagens da cidade de Oxford
Dados Gerais
Nação  Reino Unido
Condado Oxfordshire
Status Cidade
Área 45.59 km²
População (2011) 150 200 habitantes
Prefeito Delia Sinclair
Cidade do Reino Unido Reino Unido

Oxford (do inglês "vau de bois", também aportuguesado para Oxónia[1] ) é uma cidade e distrito de governo local do condado de Oxfordshire, Inglaterra, Reino Unido, com uma população de 134.248 habitantes (censo de 2001). A Carfax Tower é normalmente considerada o centro da cidade. Está situada às margens do rio Tâmisa, que aí é chamado de rio Ísis.

Oxford, a cidade dos "Dreaming Spires", é famosa mundialmente pela sua universidade (Universidade de Oxford) e lugar na história. A universidade de Oxford é a mais antiga das universidades de língua inglesa, considerado uma das 10 melhores universidades do mundo.

Um engano comum cometido por turistas recém-chegados é perguntar aonde fica o campus da Universidade de Oxford que na verdade não existe, como em universidades modernas, mas sim é composto por cerca de 40 colégios espalhados pela cidade. Dentre os mais antigos e famosos colégios encontram-se Magdalen [maudlin] College, New College, Christchurch, St. Johns, Brasenose e All Souls. Entre seus famosos alumni destacam-se então-futuros reis, presidentes e outros famosos estadistas além de estudiosos, cientistas, escritores, ganhadores do Prêmio Nobel e demais. Dentre esses Bill Clinton, Tony Blair, C. S. Lewis (autor de As Crônicas de Nárnia), J. R. R. Tolkien (autor de O Senhor dos Anéis), Edmund Halley, que deu o nome ao famoso cometa, Robert Hooke, Lewis Carroll (Alice no País das Maravilhas), Benazir Bhutto, Manfred von Richthofen (o Barão Vermelho) e Oscar Wilde.

Por mais de 800 anos, foi um lar da realeza e estudiosos, e desde o século IX oficializada cidade. No século XVII, durante a segunda guerra civil Inglesa, foi sede da corte do rei Carlos I, então refugiado de Londres pelos parlamentaristas. Como consequência, houve diversas batalhas ao longo de 5 anos onde o exército roialista atacava ou defendia-se do parlamentarista e refugiava-se em Oxford até sua derrota e consequente fuga de Carlos I em 1646.

A fama de cidade universitária inglesa é dividida com sua eterna rival, Cambridge.

Recentemente, um de seus "colleges", o Christchurch College, foi escolhido para servir de cenário para filmagens do filme Harry Potter.

Oxford também foi berço de livros importantes e famosos na literatura mundial, como Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll, O Senhor dos Anéis de J. R. R. Tolkien, e muitos outros. O pub The Eagle and The Child era até um dos lugares preferidos de Tolkien.

Galeria de imagens[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Inglaterra é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.