Universidade de Istambul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Universidade de Istambul
İstanbul Üniversitesi
Entrada principal da universidade, na Praça Beyazıt
Lema Liderando em educação superior por séculos
Fundação 1453
Tipo de instituição Estatal
Localização Istambul, Turquia
Docentes 4 000 (2006)
Presidente Prof. Dr. Mesut Parlak
Total de Estudantes 72 000 (2007)
Página oficial www.istanbul.edu.tr

41° 0' 47" N 28° 57' 50" E

Ruínas bizantinas no campus da universidade

A Universidade de Istambul (em turco: İstanbul Üniversitesi) foi fundada como uma instituição de educação superior chamada Darülfünun (Casa das múltiplas ciências) em 23 de julho de 1846; mas o Madraçal (Escola teológica) que foi fundado imediatamente depois da conquista de Constantinopla por Maomé II, o Conquistador em 1453 é considerada como a precursora de Darülfünun que evoluiria para se tornar a atual universidade.

Historia[editar | editar código-fonte]

O historiador alemão Richard Honig considera que a historia da Madraza que logo evoluiria em Darülfünun e logo na atual Universidade de Istambul começou em 1 de Março de 1321, durante o reinado de Osman I, em Bithynia

Os primeiros cursos de Física aplicada moderna foram iniciados em Darülfünun em 31 de dezembro de 1862, o que marcou o começo de uma nova época, e em 20 de fevereiro de 1870, a escola foi renomeada como Darülfünun-u Osmani (Casa Otomana das Múltiplas Ciências) e reorganizada para conhecer as necessidades da ciência e a tecnologia moderna. Em 1874, algumas classes de Literatura, Direito e Ciências aplicadas começaram a ordenar nos novos edifícios de Galatasaray Lisesi, donde continuaria regularmente hasta 1881. Em 1 de setembro de 1900, a escola foi renomeada e reorganizada como Darülfünun-u Şahane (Casa Imperial das Múltiplas Ciências) com os cursos de Matemáticas,Literatura e Teologia.

Em 20 de abril de 1912, a escola foi renomeada como Istambul Darülfünunu (Casa das Múltiplas Ciências de Istambul), a vez que o número de cursos se aumentava e as carreiras se modernizaram com o estabelecimento das escolas de medicina, direito, ciências aplicadas (física, química, matemáticas), literatura e teologia.

Doze anos mais tarde, em 21 de abril de 1924, a República da Turquia reconheceu a Istambul Darülfünunu como uma escola estatal, e em 7 de outubro do ano seguinte, foi reconhecida a autonomia administrativa da instituição, enquanto que as escolas (antes parte do velho sistema de Madraçal) se convirteram em modernas "faculdades".

Em 1 de agosto de 1933, Istambul Darülfünunu foi reorganizada como Istambul Üniversitesi (Universidade de Istambul) seguindo a reforma educacional de Atatürk. As classes começaram oficialmente em 1 de novembro de 1933, "a primeira universidade moderna" da República da Turquia.

Atualidade[editar | editar código-fonte]

A universidade atualmente conta com dezessete faculdades em cinco campus, o principal se encontra na Praça de Beyazıt, em Istambul, que foi conhecido como o Fórum Tauri durante o período romano. Possui uma equipe de 2 000 professores, 4 000 assistentes e uma equipe juvenil. Mais de 60 000 estudantes em graduação e de 8 000 em pós-graduação seguem os cursos ministrados pela Universidade todos os anos.

Faculdades[editar | editar código-fonte]

Interior da universidade.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Universidade de Istambul
Ícone de esboço Este artigo sobre a Turquia é um esboço relacionado ao Projeto Europa e ao Projeto Ásia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.