Universidade de Genebra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Universidade de Genebra
Fundação 1559 (455 anos)
Tipo de instituição pública
Localização Genebra, Suíça
Docentes 5 200
Presidente Prof. Jean-Dominique Vassalli
Total de Estudantes 13 364
Página oficial http://www.Unige.ch

A Universidade de Genebra (em francês Université de Genève) é uma universidade localizada em Genebra, na Suíça. A universidade faz parte do Grupo Coimbra e da LERU. A revista americana Newsweek listou-a como a 32ª melhor universidade global.

Em 2009 a universidade celebrou seu 450º aniversário com eventos públicos. Pode-se entrar na universidade pela Praça Nova e assim aceder ao Parque dos Bastiões, onde se encontra o Muro dos Reformadores.

História[editar | editar código-fonte]

Entrada da universidade.

Foi fundada em 1559, por João Calvino com o nome de Academia de Genebra. Inicialmente um seminário teológico, também ensinava Direito. Permaneceu excessivamente teológico durante o século XVII, mas começou a incluir outras disciplinas à medida que se tornava um centro para a cultura do Iluminismo. Seu primeiro reitor foi Theodore Beza. Em 1873, rompeu com suas associações religiosas e adquiriu o status secular de universidade [1] .

Hoje, a Universidade de Genebra é a segunda maior da Suíça e tem um papel dominante em certos campos. Sua localização em Genebra é ideal para estudos diplomáticos e de relações internacionais. Está entre as melhores universidades de pesquisa científica na Europa, por ter feito descobertas notáveis na ciência planetária, na genética, entre outros campos. Suas aulas são geralmente dadas em francês.

Em 2003, a Universidade de Genebra possuía cerca de 14 138 estudantes, tendo o número mais elevado de mulheres inscritas nos seus cursos. São oferecidos mais de 240 tipos de diplomas e 150 programas de pós-graduação.

Faculdades[editar | editar código-fonte]

Hoje em dia várias faculdades se espalham pela cidade todas à volta do edifício mãe, a Uni Bastions que serve principalmente de museu, biblioteca e secretariado. Localização das diferentes faculdades que formam a Universidade de Genebra Unige (em francês) Visitado: Mar. 2014.

Uni Mail[editar | editar código-fonte]

A Uni Mail é o maior edifício no país dedicado às ciências humanas e é em si mesmo o símbolo da renovação desta universidade. O edifício onde se encontra caracteriza-se por uma grande transparência com os volumes abertos sobre a cidade, alberga as faculdades de direito, de ciências económicas, de psicologia assim como a faculdade de tradução e intérprete. Fica situada no Bd du Pont-d'Arve 40 - 1205 Genève [2] .

Uni Pignon[editar | editar código-fonte]

A última de todas, muito pertoda Uni Mail, a Uni Pignon veio ocupar o terreno vago do antigo Palais des expositions, o actual Palexpo. Recoberto de uma cota de malha o seu aspecto exterior modifica-se com as condições meteorológicas. Na Uni Pignon encontra-se uma parte da Faculdade de psicologia e da ciência da educação. Fica situada na Bd du Pont-d'Arve 42 - 1205 Genève [2] .

Uni Dufour[editar | editar código-fonte]

A Uni Dufour é uma estrutura em betão inspirado em Le Corbusier, e assim corta com a arquitectura que a rodeia mais do tipo clássico. O edifício concentra a reitoria e a administração central da Universidade. Fica situada na Rue Général-Dufour 24 - 1204 Genève [3] .

Ciências[editar | editar código-fonte]

Nas margens do rio Arve o edifício resulta da vontade dupla de agrupar o ensino e a pesquisa científica e conservar a Universidade no centro do tecido urbano. O sítio é composto peles edifícios de ciências I, II et III, hoje completados pela Escola de farmácia Genève-Lausanne. Fica situada na Quai Ernest-Ansermet 30 - 1205 Genève.

CMU[editar | editar código-fonte]

Em Champel, o Centro médico universitário (CMU) (em francês: Centre médical universitaire) fica ao lado do Hospital universitário de Genebra (HUG) ({{lang-fr|Hôpitaux universitaires de Genève). Edificado em 1980, o CMU está inteiramente dedicado às ciências médicas. En Setembro de 2009, as autoridades universitárias e cantonais iniciaram a construção da 5e etapa do CMU, cujos trabalhos devem terminar em fins de 2014. Fica situada na Rue Michel-Servet 1 - 1206 Genève [4] .

Battelle[editar | editar código-fonte]

Situada na comuna de Carouge, longe dos tumultos urbanos e dos outros sítios universitários, os dois edifício que constituem a Battelle encontram-se no centro de um vasto parque. O conjunto está destinado a desenvolver-se a partir de 2015 para abrigar um verdadeiro minicampus dedicado ao ensino e à pesquisa. Actualmente a Battelle acolhe o Instituto das ciências do meio-ambiente e o Centre universitário de informática. Fica situada na Route de Drize 7 - 1227 Carouge [5] .

Galeria[editar | editar código-fonte]

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. UNIGE: A propos (em francês)
  2. a b Nota & Ref:Uni Mail
  3. Nota & Ref: Dufour
  4. Nota & Ref: CMU
  5. Nota & Ref: Battele

Ligações externas[editar | editar código-fonte]