Princesa de Gales

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Princesa de Gales é um título de cortesia conferido à esposa do Príncipe de Gales, desde que o primeiro Príncipe de Gales "inglês" (Eduardo II da Inglaterra) assumiu ao título em 1282.

Devido à questão de mortalidade e ao fato de que alguns Príncipes de Gales não tenham se casado antes de ascenderem ao trono, apenas dez mulheres até hoje se tornaram Princesas de Gales.

A actual esposa do Príncipe de Gales é Camilla Parker-Bowles que, contudo, não se encartou no título de cortesia de Princesa de Gales, usando apenas o título de Duquesa da Cornualha.

Lista de Princesas de Gales[editar | editar código-fonte]

Nome De Até Observação
Joan of Kent.jpg Joana de Kent 1361 1376 Tornou-se princesa viúva quando seu marido, Eduardo, o Príncipe Negro, morreu como Príncipe de Gales.
Ryszard III i Anna Neville.JPG Ana Neville 1470 1471 Seu casamento possivelmente não solenizou. Não há nenhum indício de que teria usado o título, porém se tornou rainha consorte quando seu segundo marido tornou-se Ricardo III de Inglaterra.
Catherine aragon.jpg Catarina de Aragão 1501 1502 Tornou-se viúva com a morte de seu primeiro marido, Artur, Príncipe de Gales. Embora o irmão mais jovem de Artur e seu segundo marido, Henrique VIII de Inglaterra, tenha herdado o título de Príncipe de Gales do irmão, Catarina não o desposou até que Henrique subisse ao trono como rei.
Caroline Wilhelmina of Brandenburg-Ansbach by Charles Jervas cropped.jpg Carolina de Ansbach 1714 1727 Tornou-se rainha consorte quando seu marido, Jorge II da Grã-Bretanha, herdou o trono.
Augusta of Saxe-Gotha, Princess of Wales by Charles Philips cropped.jpg Augusta de Saxe-Gota 1736 1751 Tornou-se viúva de Frederico, Príncipe de Gales e a mãe de Jorge III do Reino Unido.
Caroline of Brunswick.jpg Carolina de Brunsvique 1795 1820 Tornou-se rainha consorte com a ascensão de seu marido, Jorge IV do Reino Unido.
Alexandra in coronation robes.jpg Alexandra da Dinamarca 1863 1901 Tornou-se rainha consorte com a ascensão de seu marido, Eduardo VII do Reino Unido.
PrincessofWales1902.jpg Mary de Teck 1901 1910 Tornou-se a rainha consorte de Jorge V do Reino Unido.
Princess Diana 1985.jpg Lady Diana Spencer 1981 1997 Quando se divorciou de Charles, Príncipe de Gales em 1996, Diana não perdeu seu título, Princesa de Gales. Ela perdeu apenas o tratamento de "Sua Alteza Real", tornando-se Diana, Princesa de Gales. Se Diana tivesse se casado novamente, ela teria perdido o título permanentemente.

Outros títulos das Princesas de Gales[editar | editar código-fonte]

Uma Princesa de Gales, em virtude de seu casamento com o Príncipe de Gales, também possui os títulos subsidiários do marido. Assim, uma Princesa de Gales também é reconhecida como:

  • Duquesa da Cornualha
  • Duquesa de Rothesay (pelo qual ela é conhecida na Escócia)
  • Condessa de Chester
  • Condessa de Carrick
  • Baronesa de Renfrew
  • Princesa da Escócia