Berengária de Navarra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Berengária de Navarra
Rainha de Inglaterra
BerengariaofNavarre.jpg
Governo
Reinado 12 de Maio de 11916 de Abril de 1199
Consorte Ricardo I
Casa Real Jiménez
Títulos Infanta de Navarra
Vida
Nascimento ca. 1165
Le Mans, França
Pai Sancho VI de Navarra
Mãe Sancha de Castela

Berengária de Navarra (c. 1165 - 23 de Dezembro de 1230) foi a rainha consorte de Ricardo Coração de Leão, Rei de Inglaterra.

Berengária era filha do rei Sancho VI de Navarra e da infanta Sancha de Castela. O seu noivado com o futuro Ricardo I de Inglaterra foi organizado pela sogra, Leonor da Aquitânia. Berengária não foi a primeira escolha para mulher de Ricardo, que esteve prometido à princesa Alice de França, irmã de Filipe II. No entanto, no meio dos preparativos, Alice tornou-se amante de Henrique II o que inviabilizou a união por motivos religiosos. O casamento realizou-se na ilha de Chipre a 12 de Maio de 1191, quando Ricardo, já rei, se dirigia em cruzada a caminho da Terra Santa. Berengária acompanhou depois o exército durante a primeira parte da campanha.

O casal regressou à Europa depois da terceira cruzada por vias separadas e Ricardo foi feito prisioneiro pelo Duque da Áustria, que o manteve sob prisão por alguns anos. Depois da sua libertação Ricardo voltou a Inglaterra mas não chamou Berengária para o pé de si. O casamento não deve ter sido um grande sucesso pois nunca resultou em filhos e para o fim da vida Ricardo teve de ser intimado por um padre a reunir-se à mulher. Tal não veio a acontecer e Berengária foi a única rainha consorte de Inglaterra que nunca visitou o país.

Berengária viveu o resto da vida em Le Mans e foi a principal da Abadia de LÉpau, onde foi sepultada após a morte.

Precedida por:
Leonor da Aquitânia
Rainha de Inglaterra
12 de Maio de 11916 de Abril de 1199
Sucedida por:
Isabel de Angoulême
Ícone de esboço Este artigo sobre reis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Berengária de Navarra