Margarida Beaufort

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde março de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Margarida Beaufort
Condessa de Richmond e Derby
Cônjuge João
Edmundo
Henrique
Tomás
Descendência
Henrique VII
Casa Plantageneta
Pai João de Somerset
Mãe Margarida Beauchamp
Nascimento 31 de maio de 1443
Bedfordshire, Inglaterra
Morte 29 de junho de 1509 (66 anos)
Londres, Inglaterra

Margarida Beaufort, condessa de Richmond e Derby (31 de maio de 144329 de junho de 1509), foi a mãe do rei Henrique VII da Inglaterra, o patriarca da dinastia Tudor. Era uma descendente de Eduardo III através de João de Gante, duque de Lancastre, e da terceira esposa deste, Catarina Swynford.

Quando ainda criança, Margarida esposou João de la Pole, mas o casamento foi logo dissolvido. Seu segundo esposo foi Edmundo Tudor, filho de Catarina de Valois (viúva de Henrique V) e de Owen Tudor, um nobre de Gales. Edmundo morreu em novembro de 1456 e, alguns meses depois, Margarida, aos treze anos de idade, deu à luz seu único filho, o futuro Henrique VII.

Uma viúva jovem e abastada, Margarida se casou novamente três anos depois do nascimento de Henrique. Deixando o filho com o tio dele, Jasper Tudor, em Gales, Margarida foi para a Inglaterra esposar Henrique Stafford, irmão mais novo do duque de Buckingham.

Após a morte de Stafford, Margarida se casou mais uma vez, agora com lorde Tomás Stanley. Ela o persuadiu a apoiar a causa de seu filho na Batalha de Bosworth, que terminou com a vitória de Henrique VII.

Durante o reinado de seu filho, Margarida construiu uma excelente propriedade em Collyweston e foi patrona de fundações educacionais e religiosas.

Margarida morreu apenas alguns meses depois de Henrique VII e seu corpo está sepultado na Abadia de Westminster, próximo das sepulturas de seu filho e sua nora e de muitos de seus descendentes.