Take a Bow (canção de Madonna)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde setembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
"Take A Bow"
Single de Madonna
Lado B "Take a Bow" (InDaSoul Mix)
Lançamento 6 de dezembro de 1994 (E.U.A.)
11 de dezembro de 1994 (GB)
Formato(s) CD, Cassette, 7", maxi single
Gravação 1994
Gênero(s) Pop, R&B
Duração 5:21
Gravadora(s) Maverick Records, Sire,
Warner Bros.
Composição Madonna, Babyface
Produção Madonna, Babyface
Certificação(ões) Gold.png Ouro (RIAA)
Cronologia de singles de Madonna
Último
Último
"Secret"
(1994)
"Bedtime Story"
(1995)
Próximo
Próximo

"Take a Bow" (em português: Salva de Palmas) é uma canção de Madonna lançada como segundo single do álbum "Bedtimes Stories" em Dezembro de 1994.

"Take a Bow" foi escrita e produzida por Babyface (que também fez os vocais de fundo) e por Madonna.

É o single de Madonna que mais tempo permaneceu na lista da Billboard num total de 30 semanas. Foi número 1 em vários países, entre os quais o Canadá e o Japão. Atingiu o primeiro lugar também na tabela de vendas dos Estados Unidos da América, na Billboard Hot 100, 7 semanas no topo. No Reino Unido ficou pelo décimo sexto lugar.

Videoclipe[editar | editar código-fonte]

O videoclipe de "Take a Bow" foi dirigido por Michael Haussman e filmado na localidade de Ronda, em Espanha, remetendo para uma atmosfera da década de quarenta. Madonna interpreta nele o papel de amante de um toureiro, interpretado por Emilio Muñoz, que é toureiro na vida real. Ao todo foram filmadas mais de dez horas de material, editadas de modo a conseguir a versão final de cinco minutos.

O videoclipe gerou alguma controvérsia junto de activistas dos direitos animais, que o consideraram como uma glorificação das touradas. Madonna garantiu em comunicado que nenhum animal tinha sido maltratado ou morto para criar o videoclipe. Este foi igualmente criticado por algumas feministas que entendiam que Madonna retratava uma mulher submissa face a um amante visto como enquadrado em padrões machistas.

Os bastidores da gravação do videoclipe foram filmados pela MTV, tendo o jornalista Kurt Loder entrevistado Madonna numa edição especial dedicada ao videoclipe.

Madonna utilizou o videoclipe para convencer Alan Parker a contratá-la para desempenhar o papel de Evita na produção cinematográfica que o director preparava na época e que teve a sua estreia em 1996.

O videoclipe foi nomeado na gala de 1995 dos "Video Music Awards" da MTV nas categorias de "Melhor Direcção Artística" e "Melhor Video Feminino", tendo apenas vencido nesta última.

Em 1995, "Take a Bow" também embalou uma cena muito famosa do seriado Friends.

Essa música também foi o maior sucesso de Madonna na Billboard Hot 100 até hoje, ficando 7 semanas no #1 lugar.

Formatos do Single[editar | editar código-fonte]

O single foi lançado em vinil 12” e 7”, cd e fita cassete, o single americano veio naquelas embalagens digipack, ao contrário das embalagens de acrílico usadas na Europa.

Faixas do single:

  1. Take A Bow (InDaSoul Mix)
  2. Take A Bow (InDaSoul Instrumental)
  3. Take A Bow (Album Version)
  4. Take A Bow (Album Instrumental)
  5. Take A Bow (Silky Soul Mix)