Take a Bow (canção de Madonna)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
"Take A Bow"
Single de Madonna
Lado B "Take a Bow" (InDaSoul Mix)
Lançamento 6 de dezembro de 1994 (E.U.A.)
11 de dezembro de 1994 (GB)
Formato(s) CD, Cassette, 7", maxi single
Gravação 1994
Gênero(s) Pop, R&B
Duração 5:21
Gravadora(s) Maverick Records, Sire,
Warner Bros.
Composição Madonna, Babyface
Produção Madonna, Babyface
Certificação(ões) Gold record icon.svg Ouro (RIAA)
Cronologia de singles de Madonna
Último
Último
"Secret"
(1994)
"Bedtime Story"
(1995)
Próximo
Próximo

"Take a Bow" (em português: Salva de Palmas) é uma canção de Madonna lançada como segundo single do álbum "Bedtimes Stories" em Dezembro de 1994.

"Take a Bow" foi escrita e produzida por Babyface (que também fez os vocais de fundo) e por Madonna.

É o single de Madonna que mais tempo permaneceu na lista da Billboard num total de 30 semanas. Foi número 1 em vários países, entre os quais o Canadá e o Japão. Atingiu o primeiro lugar também na tabela de vendas dos Estados Unidos da América, na Billboard Hot 100, 7 semanas no topo. No Reino Unido ficou pelo décimo sexto lugar. No Brasil, foi a música mais tocada nas rádios em 1995.

Videoclipe[editar | editar código-fonte]

O videoclipe de "Take a Bow" foi dirigido por Michael Haussman e filmado na localidade de Ronda, em Espanha, remetendo para uma atmosfera da década de quarenta. Madonna interpreta nele o papel de amante de um toureiro, interpretado por Emilio Muñoz, que é toureiro na vida real. Ao todo foram filmadas mais de dez horas de material, editadas de modo a conseguir a versão final de cinco minutos.

O videoclipe gerou alguma controvérsia junto de activistas dos direitos animais, que o consideraram como uma glorificação das touradas. Madonna garantiu em comunicado que nenhum animal tinha sido maltratado ou morto para criar o videoclipe. Este foi igualmente criticado por algumas feministas que entendiam que Madonna retratava uma mulher submissa face a um amante visto como enquadrado em padrões machistas.

Os bastidores da gravação do videoclipe foram filmados pela MTV, tendo o jornalista Kurt Loder entrevistado Madonna numa edição especial dedicada ao videoclipe.

Madonna utilizou o videoclipe para convencer Alan Parker a contratá-la para desempenhar o papel de Evita na produção cinematográfica que o director preparava na época e que teve a sua estreia em 1996.

O videoclipe foi nomeado na gala de 1995 dos "Video Music Awards" da MTV nas categorias de "Melhor Direcção Artística" e "Melhor Video Feminino", tendo apenas vencido nesta última.

Em 1995, "Take a Bow" também embalou uma cena muito famosa do seriado Friends.

Essa música também foi o maior sucesso de Madonna na Billboard Hot 100 até hoje, ficando 7 semanas no #1 lugar.

Formatos do Single[editar | editar código-fonte]

O single foi lançado em vinil 12” e 7”, cd e fita cassete, o single americano veio naquelas embalagens digipack, ao contrário das embalagens de acrílico usadas na Europa.

Faixas do single:

  1. Take A Bow (InDaSoul Mix)
  2. Take A Bow (InDaSoul Instrumental)
  3. Take A Bow (Album Version)
  4. Take A Bow (Album Instrumental)
  5. Take A Bow (Silky Soul Mix)