Hanky Panky

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde maio de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
"Hanky Panky"
Single de Madonna
do álbum I'm Breathless
Lado B "More"
Lançamento 30 de junho de 1990
15 de julho de 1990 (GB)
Formato(s) CD, cassette, 7", 12"
Gravação 1990
Gênero(s) Swing, pop
Duração 3:57
Gravadora(s) Sire,Warner Bros.
Composição Madonna, Patrick Leonard
Produção Madonna, Patrick Leonard
Cronologia de singles de Madonna
Último
Último
"Vogue"
(1990)
"Justify My Love"
(1990)
Próximo
Próximo

"Hanky Panky" é uma canção da cantora americana Madonna, lançada como single do álbum I'm Breathless, banda sonora (no Brasil, trilha sonora) do filme Dick Tracy em Junho de 1990.

Composta e produzida por Madonna e Patrick Leonard, constitui a primeira abordagem artística por parte de Madonna ao tema do sadomasoquismo (que seria explorado em maior pormenor no disco Erotica de 1992), embora de uma forma humorística. A protagonista da canção afirma querer ser tratada como uma garota má, mesmo que esteja a se comportar correctamente, exclamando que não há nada como umas boas palmadas.

A canção foi lançada na época da digressão mundial "Blond Ambition Tour", sucedendo a "Vogue" como single e antecedendo "Justify My Love". O videoclipe da canção consistiu na gravação de uma interpretação feita num dos espectáculos da digressão, uma vez que Madonna não dispunha de tempo para gravar um videoclipe de estúdio. O videoclipe mostra Madonna vestida de verde, com um rabo de cavalo, acompanhada pelas suas "backing vocals" habituais, Donna DeLory e Niki Haris. A fazer o papel do detective Dick Tracy encontra-se um dançarino.

O tema foi um sucesso por todo o mundo, tendo atingindo a segunda posição da tabela de vendas de singles do Canadá e do Reino Unido e o décimo lugar nos Estados Unidos da América. Chegou ao sexto lugar na Austrália, tendo ficado pelo décimo sétimo no Japão.

"Hanky Panky" voltou a integrar uma digressão de Madonna, já que foi uma das canções interpretadas durante a Re-Invention Tour de 2004.

Faixas do single[editar | editar código-fonte]

O single foi lançado em todos os formatos disponíveis na época. Foi editada uma versão "promo" do single cuja capa mostra a mesma foto que se encontra no single comum, mas de corpo inteiro, tendo letras amarelas, num estilo semelhante ao do álbum "I'm Breathless".

  1. Album Version 3.57
  2. Bare Bones Single Mix 3.50
  3. Bare Bottom 12" Mix 6.34