Patrick Demarchelier

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde março de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Patrick Demarchelier
Demarchelier em 2010
Nascimento 21 de Agosto de 1943 (70 anos)
Le Havre, França
Nacionalidade  França
Cônjuge Mia Demarchelier
Filho(s) 3
Ocupação Fotógrafo
Página oficial demarchelier.net

Patrick Demarchelier (Havre, 21 de Agosto de 1943) é um conceituado fotógrafo de moda francês.[1]

Origem[editar | editar código-fonte]

Patrick Demarchelier nasceu em Le Havre, comuna francesa na região administrativa da Alta-Normandia. Oriundo de uma família modesta, passou a sua infância junto de sua mãe e dos quatro irmãos.

Quando fez 17 anos, o seu padrasto ofereceu-lhe a sua primeira máquina fotográfica, uma Eastman Kodak. Demarchelier aprendeu a revelar os filmes, retocar negativos e começou a fotografar amigos e casamentos.[2]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Em 1975, deixou Paris e acompanhou a namorada viajando até Nova Iorque. Aí descobriu a fotografia de moda ao trabalhar como free lancer, aprendendo e trabalhando com fotógrafos como Henri Cartier-Bresson, Terry King, e Jacques Guilbert.

O seu trabalho começou a chamar a atenção de revistas como Elle, Marie Claire e "20 Ans Magazine". Mais tarde, começou a fotografar para as conceituadas Vogue e Harper's Bazaar, resultando numa parceria de 12 anos.[1]

Demarchelier foi responsável por campanhas internacionais de publicidade para marcas como Christian Dior, Louis Vuitton, Celine, TAG Heuer, Chanel, Yves Saint Laurent, Lacoste, Calvin Klein e Ralph Lauren.

Desde o final dos anos 1970 fotografou para as capas de grandes revistas de moda e atualidades, incluindo a Vogue (edição inglesa, francesa e americana), Glamour, Life, Newsweek, Elle, Mademoiselle e Rolling Stone.

Fez também várias campanhas de publicidade, em 1978 a de Farrah Fawcett para publicitar um champô e em 1982 a de Brooke Shields para uma boneca. Também se incluiem trabalhos para Cutty Sark, Giorgio Armani, GAP, Gianni Versace, L'Oréal, Elizabeth Arden, Revlon, Lancôme e Gianfranco Ferré, entre outros.

Demarchelier foi o fotógrafo escolhido por Diana, Princesa de Gales, para várias sessões de fotografias oficiais. Mais tarde viria a ser o primeiro fotógrafo oficial não britânico a fotografar a Família real Inglesa.[1]

Em 2005, Demarchelier foi o profissional escolhido para realizar o calendário da marca de pneus Pirelli.

Demarchelier é referenciado em 2006 no filme O Diabo Veste Prada, quando Miranda Priestly (Meryl Streep), pergunta a Andy (Anne Hathaway), no seu primeiro dia de trabalho: "Demarchelier confirmou?", deixando-a completamente confusa.

Demarchelier fez também uma aparição no filme Sex and the City, tirando fotos a Carrie Bradshaw para a revista Vogue.[2]

Em 2007, Christine Albanel, Ministra da Cultura francesa, agraciou Patrick Demarchelier com a ordem "Oficial nas Artes e Letras".

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Demarchelier vive em Nova Iorque desde 1975. É casado com Mia e têm três filhos.

Referências

  1. a b c Biography for Patrick Demarchelier (em inglês). The Internet Movie Database (2009). Página visitada em 25 de Março de 2009.
  2. a b Patrick DeMarchelier (em inglês). The Internet Movie Database (2009). Página visitada em 25 de Março de 2009.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.