Portal:Fotografia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Portal de Fotografia

Câmera Fotográfica
Câmera Fotográfica

Fotografia é uma técnica de gravação por meios mecânicos e químicos ou digitais, de uma imagem numa camada de material sensível à exposição luminosa, designada como o seu suporte.

A palavra deriva das palavras gregas φως [fós] ("luz"), e γραφις [grafis] ("estilo", "pincel") ou γραφη grafê, significando "desenhar com luz" ou "representação por meio de linhas", "desenhar".

Imagem destacada

Biografia destacada

Ansel Adams foi um fotógrafo dos Estados Unidos da América (São Francisco, 20 de Fevereiro de 1902, Carmel-by-the-Sea, 22 de Abril de 1984. Aos doze anos mostra um grande talento musical, aprendendo sozinho a tocar piano. Em 1916 realiza fotografias no Parque Nacional de Yosemite, numa viagem com a família, usando uma Kodak Nº 1 Box Brownie que ganhou de presente dos pais. Adams voltaria todo os anos para lá até o final de sua vida, e as suas fotografias mais conhecidas são as desse parque, principalmente as do grande monólito.


Curiosidade

A primeira fotografia colorida permanente foi tirada em 1861 pelo físico James Clerk Maxwell. O primeiro filme colorido, o Autocromo, somente chegou ao mercado no ano de 1907 e era baseado em pontos tingidos de extrato de batata.


Categorias

Artigo destacado


A Canon (キヤノン株式会社?) é uma empresa multinacional japonesa que desenvolve e fabrica produtos como câmeras, máquinas de vídeo, faxes, copiadoras, scanners, impressoras, sistemas de imagem, equipamentos ópticos para indústria de semicondutores, lentes profissionais para sistemas de envio de imagens, entre outros.

A Canon foi fundada em 1937 em Tokyo, por Takeshi Mitarai, junto do Precision Optical Instruments Laboratory (精機光学研究所 Seiki Kōgaku Kenkyūjo?), fundado em 1933 com o interesse da venda de câmeras fotográficas. O primeiro produto foi fabricado ainda quando a empresa se chamava Kwanon, nome de uma deusa asiática. Após um tempo, a empresa foi nomeada de Canon.


Portais relacionados

Tópicos relacionados

A Bolinha AzulAgência MagnumAerofotografiaAerofotogrametriaAlbertipiaAmpliadorÂngulo visualAntropologia visualApple QuickTakeAteliê da ImagemAutofocusBalanço de coresBanco de imagensCalótipoCâmara PolaroidCâmeraCâmera digitalCâmera escuraCâmera pinholeCâmera BrownieCâmera DianaCâmera HolgaColorimetriaCronologia da tecnologia fotográficaCyber-shotDaguerreótipoDCS 100DiafilmeDiafragma fotográficoDiretor de fotografiaDistância focalDupla exposiçãoEfeito dos olhos vermelhosEletrofotografiaEstenopeicaExifFilme fotográficoFilme monocromáticoFiltro fotográficoFlashFocoFotoclubismoFotogeniaFotografiaFotografia no BrasilFotografia KirlianFotografia coloridaFotografia digitalFotografia em preto e brancoFotografia espíritaFotografia no BrasilFotografia panorâmicaFotojornalismoFrameGama totalGellageHeliografiaHistória da fotografiaIlfochromeIlford PhotoImagesetterInterferência na fotografiaKodakLOMOLente condensadoraLente fotográficaLista de fotografiasLista de fotógrafosLista de processos fotográficosLomografiaMáquina fotográfica 360ºMavicaMicrofotografiaMétodo químicoModo de exposiçãoNatureza-mortaNikonNikon D70Nikon FM2Nikon FM3ANow bombNu artísticoNu masculino na história da fotografiaObturadorOlharesPanoramaPaparazzoPin-upPreto e brancoProcesso da prata coloidalProfundidade de campoProjetor de slidesRegra de scheimpflugRegra sunny 16Regra dos terçosRetratoRevelação fotográficaRolleiSlideTilt-shiftTime-lapseTrekEarthValor de exposiçãoVelocidade do obturadorVignetteWorld Press PhotoZoom