Portal:R&B

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

Laurel W.svg Bem-vindo ao portal R&B, sinta-se livre para editar o seu conteúdo, seguindo sempre os requisitos necessários.

R&B

Africa Music ZP 8th notes staff.svg
Rhythm and Blues ou R&B foi um termo comercial introduzido no Estados Unidos no final de 1940 pela revista Billboard. O termo substituiu race music, que era, em língua inglesa um tanto ofensivo. De certo modo, hoje o rótulo do género aplica-se nos EUA a qualquer forma de música hip hop e pop com artistas negros.

Nas suas primeiras manifestações, era uma versão negra de um predecessor do rock. Foi fortemente influenciado pelo jazz, particularmente pela chamada "Jump Music" (um jazz com predomínio de saxofone e pouca presença de guitarras) assim como pelo gospel.

Leia mais...

Artigo destacado

O R&B contemporâneo é um género musical, derivado do rhythm and blues tradicional, tem um estilo de produção electrónico, a base é feita numa caixa de ritmos, o uso de riffs de guitarra dão a canção de um toque de rock and roll, o uso do solo de saxofone acrescentam um toque de jazz (muito comum em canções de R&B anteriores ao ano 1993), e um suave e exuberante estilo de arranjo vocal. Também é comum o uso de batidas de inspiradas em hip-hop, embora no hip hop o discurso seja ácido e gangsta. Vocalistas de R&B são muitas vezes conhecidos pelo seu uso da melisma, que foi popularizada por Stevie Wonder, Michael Jackson, Whitney Houston e Mariah Carey. O subgénero possui uma categoria específica na cerimónia de entrega de prémops Grammy Award.

Leia mais...

Imagem destacada

Sabia que...

Anexo destacado

A discografia de Rihanna consiste em cinco álbuns de estúdio, um de vídeo, dois de remisturas, um relançamento, um extended play (EP) e ainda uma caixa para coleccionadores, compilando os seus três primeiros discos de carreira. Lançou também trinta e quatro singles e vinte e sete vídeos musicais. A cantora também teve as suas músicas incluídas em vinte e nove compilações.

Leia mais...

Biografia destacada

Beyonce 2.jpg
Beyoncé Giselle Knowles, conhecida simplesmente como Beyoncé, nascida a 4 de Setembro de 1981 em Houston, é uma cantora, dançarina, compositora, produtora e actriz norte-americana. Cantora desde a infância, tornou-se conhecida no ano de 1997, como vocalista do grupo feminino de R&B Destiny's Child, que mundialmente já vendeu mais de 50 milhões de discos. A solo, vendeu mais de 75 milhões de registos mundialmente.


Leia mais...

Categorias

Tarefas



Tarefas a serem realizadas:

Tópicos

Portais relacionados

Guitarras de McCartney y Harrison.jpg
Epiphone flying v guitar svg.svg
Jazzstubartwork.svg
Lucille.JPG
Rock Guitarra Jazz Blues
Breakdance-oldschool.png
Michael Jackson 1984(2).jpg
Beyoncé Knowles at 2009 MTV VMA's 2.jpg
Rihanna-brisbane-cropped.jpg
Hip hop Michael Jackson Beyoncé Rihanna

Outros projectos na Wikimedia

R&B no Wikinotícias     R&B no Wikiquote     R&B no Wikilivros     R&B no Wikisource     R&B no Wikcionário     R&B na Wikiversidade     R&B no Wikivoyage     R&B no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
//pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/R%26BWikinews-logo.png
//pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/R%26BWikiquote-logo.svg
//pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/R%26BWikibooks-logo.png
//pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/R%26BWikisource-logo.svg
//pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/R%26BWiktionary-logo-en.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/R%26BWikiversity-logo.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/R%26BWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:R%26BCommons-logo.svg