Portal:R&B

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

Laurel W.svg Bem-vindo ao portal R&B, sinta-se livre para editar o seu conteúdo, seguindo sempre os requisitos necessários.

R&B

Africa Music ZP 8th notes staff.svg
Rhythm and Blues ou R&B foi um termo comercial introduzido no Estados Unidos no final de 1940 pela revista Billboard. O termo substituiu race music, que era, em língua inglesa um tanto ofensivo. De certo modo, hoje o rótulo do género aplica-se nos EUA a qualquer forma de música hip hop e pop com artistas negros.

Nas suas primeiras manifestações, era uma versão negra de um predecessor do rock. Foi fortemente influenciado pelo jazz, particularmente pela chamada "Jump Music" (um jazz com predomínio de saxofone e pouca presença de guitarras) assim como pelo gospel.

Leia mais...

Artigo destacado

Soul é um género musical originário dos Estados Unidos da América que nasceu do rhythm and blues e do gospel durante o final da década de 1950 e início da de 1960 entre os negros.

Durante a mesma época, o termo soul já era usado nos EUA como um adjectivo usado em referência ao afro-americano, como em "soul food" ("comida de negro"). Esse uso apareceu justamente numa época de vários movimentos de liberalismo social, tanto com a revolução dos jovens com o uso das drogas, como os movimentos anti-guerra e anti-racial. Por consequência, a "música soul" nada mais era que uma referência a música dos negros, independente de género.

Durante a década de 1960, surgiu até o programa de televisão americana Soul Train, que apresentava os sucessos das canções dos negros daquele país, independente do género do sucesso musical. Ainda no Rhythm and blues, a popular dupla Sam and Dave escreveu um sucesso que ressurgiu mais tarde no filme The Blues Brothers, no qual interpretam a canção "Soul Man". A sua letra cita "(...) eu sou um homem negro (...)".

Leia mais...

Imagem destacada

Sabia que...

  • ... não foi só no cenário pop dos EUA, mas também no do Reino Unido durante os anos 60, que o R&B atingiu seu auge de popularidade?
  • ... o termo caiu em desuso nos anos 60, e foi substituído pelo soul e motown?
  • ... segundo Fats Domino, o rhythm and blues não tem diferença do rock and roll?
  • ... o R&B contemporâneo é um género musical, derivado do tradicional, com um estilo de produção electrónico?
  • ... na década de 1920 a indústria fonográfica separou a música negra como Race Records?

Anexo destacado

A discografia de Jennifer Lopez consiste em sete álbuns de estúdio, um álbum de remixes, e três álbuns de vídeo a partir de concertos dados pela cantora. Lançou também trinta e nove singles, sendo que quatro deles são colaborações com outros artistas. Interpreta diversos estilos musicais diferentes, principalmente R&B.

Leia mais...

Biografia destacada

Usherraymond (300dpi).jpg
Usher Raymond IV, conhecido apenas como Usher, nascido em Dallas no Texas a 14 de Outubro de 1978, é um cantor, dançarino e ator americano. Iniciou a sua carreira de cantor muito jovem, destacando-se com singles como "Confessions", "Burn", "Yeah", e também no dueto com a cantora Alicia Keys em "My Boo". Usher é vencedor de cinco Grammys e de acordo com a RIAA, vendeu mais de 21.5 milhões de álbuns nos Estados Unidos.


Leia mais...

Categorias

Tarefas



Tarefas a serem realizadas:

Tópicos

Portais relacionados

Guitarras de McCartney y Harrison.jpg
Epiphone flying v guitar svg.svg
Jazzstubartwork.svg
Lucille.JPG
Rock Guitarra Jazz Blues
Breakdance-oldschool.png
Michael Jackson 1984(2).jpg
Beyoncé Knowles at 2009 MTV VMA's 2.jpg
Rihanna-brisbane-cropped.jpg
Hip hop Michael Jackson Beyoncé Rihanna

Outros projectos na Wikimedia

R&B no Wikinotícias     R&B no Wikiquote     R&B no Wikilivros     R&B no Wikisource     R&B no Wikcionário     R&B na Wikiversidade     R&B no Wikivoyage     R&B no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
//pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/R%26BWikinews-logo.png
//pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/R%26BWikiquote-logo.svg
//pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/R%26BWikibooks-logo.png
//pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/R%26BWikisource-logo.svg
//pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/R%26BWiktionary-logo-en.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/R%26BWikiversity-logo.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/R%26BWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:R%26BCommons-logo.svg