Portal:R&B

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bem-vindo ao portal R&B, sinta-se livre para editar o seu conteúdo, seguindo sempre os requisitos necessários.
 ver · editar 
R&B


Rhythm and blues ou R&B foi um termo comercial introduzido no Estados Unidos no final de 1940 pela revista Billboard. O termo substituiu race music, que era, em língua inglesa um tanto ofensivo. De certo modo, hoje o rótulo do género aplica-se nos EUA a qualquer forma de música hip hop e pop com artistas negros.

Nas suas primeiras manifestações, era uma versão negra de um predecessor do rock. Foi fortemente influenciado pelo jazz, particularmente pela chamada "Jump Music" (um jazz com predomínio de saxofone e pouca presença de guitarras) assim como pelo gospel.

Leia mais...
 ver · editar Artigo destacado


O R&B contemporâneo é um género musical, derivado do rhythm and blues tradicional, tem um estilo de produção eletrónico, a base é feita numa caixa de ritmos, o uso de riffs de guitarra dão a canção de um toque de rock and roll, o uso do solo de saxofone acrescentam um toque de jazz (muito comum em canções de R&B anteriores ao ano 1993), e um suave e exuberante estilo de arranjo vocal. Também é comum o uso de batidas de inspiradas em hip-hop, embora no hip hop o discurso seja ácido e gangsta. Vocalistas de R&B são muitas vezes conhecidos pelo seu uso da melisma, que foi popularizada por Stevie Wonder, Michael Jackson, Whitney Houston e Mariah Carey. O subgénero possui uma categoria específica na cerimónia de entrega de prémios Grammy Award.

Leia mais...
 ver · editar Imagem destacada


Logótipo de um clube de música R&B.
Logótipo de um clube de música R&B.


Mais média...
 ver · editar Sabia que...


 ver · editar Lista destacada


A discografia de Rihanna, cantora e compositora de Barbados, consiste em sete álbuns de estúdio, dois de remisturas e três compilações, sendo que uma constitui uma caixa para coleccionadores, compilando os seus três primeiros discos de carreira. Lançou também cinquenta e seis singles (incluindo dois promocionais, doze como artista convidada e três de caridade).

Leia mais...
 ver · editar Biografia destacada


Beyoncé Giselle Knowles, conhecida simplesmente como Beyoncé, nascida a 4 de setembro de 1981 em Houston, é uma cantora, dançarina, compositora, produtora e atriz norte-americana. Cantora desde a infância, tornou-se conhecida no ano de 1997, como vocalista do grupo feminino de R&B Destiny's Child, que mundialmente já vendeu mais de 50 milhões de discos. A solo, vendeu mais de 75 milhões de registos mundialmente.


Leia mais...
 ver · editar Categorias
 ver · editar Tarefas



Tarefas a serem realizadas:
 ver · editar Tópicos
 ver · editar Portais relacionados


Rock Guitarra Jazz Blues
Hip hop Michael Jackson Beyoncé Rihanna
 ver · editar Outros projetos na Wikimedia


R&B no Commons R&B no Commons
Imagens e mídia
R&B no Wikcionário R&B no Wikcionário
Definições
R&B no Wikilivros R&B no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
R&B no Wikinotícias R&B no Wikinotícias
Notícias
R&B no Wikiquote R&B no Wikiquote
Citações
R&B no Wikisource R&B no Wikisource
Biblioteca
R&B na Wikiversidade R&B na Wikiversidade
Recursos de aprendizado