Portal:Eminem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bem-vindo ao portal Eminem, sinta-se livre para editar o seu conteúdo, seguindo sempre os requisitos necessários.
 ver · editar 


Marshall Bruce Mathers III, conhecido pelo seu nome artístico Eminem, (St. Joseph, 17 de outubro de 1972), é um rapper, compositor, produtor musical e ator norte-americano. De acordo com a Nielsen SoundScan, é um dos artistas que mais discos vendeu na história dos Estados Unidos, com mais de 48 milhões de álbuns e 107 singles distribuídos e certificados pela Recording Industry Association of America (RIAA). Mundialmente, possui mais de 220 milhões de registos comercializados, tornando-se num dos músicos com mais vendas no mundo e citado como um dos mais influentes de qualquer género musical. Adquiriu popularidade em 1999 com o lançamento do disco The Slim Shady LP, o qual venceu o Grammy Award para Best Rap Album. O seu trabalho seguinte, The Marshall Mathers LP, tornou-se no disco solo mais vendido na história dos Estados Unidos. Tal facto tornou-o conhecido globalmente e ajudou a divulgação da sua própria editora discográfica, Shady Records, e do seu grupo D12.

The Marshall Mathers LP e o seu terceiro disco, The Eminem Show também conquistaram um prémio na mesma categoria nos Grammy Awards do que The Slim Shady LP, tornando-se no primeiro artista a vencer por três vezes consecutivas. Em 2003, venceu o Oscar de melhor canção original com "Lose Yourself", que esteve presente no seu filme semi-biográfico 8 Mile. Mais tarde, essa mesma canção tornou-se o single que por maior tempo ocupou a primeira posição nas tabelas de hip-hop. Em 2004, boatos sobre o fim de sua carreira foram anunciados após o lançamento do álbum Encore, que foram encerrados com o anúncio de Relapse, oficialmente disponibilizado a 15 de maio de 2009. Em 2010, lançou Recovery, no qual estava presente o single "Love the Way You Lie", cujo desempenho comercial ditou que se torna-se na música com melhor sucessão do artista. Recovery tornou-se o sexto álbum consecutivo do músico a estrear na primeira posição da Billboard 200 dos Estados Unidos, permanecendo na liderança por sete semanas não-consecutivas.

Em 2013, o rapper lançou The Marshall Mathers LP 2, que venceu dois Grammy, e em 2017, o seu nono disco de originais, Revival.

Leia mais...
 ver · editar Artigo destacado


D12 (Dirty Dozen) é um quarteto norte-americano de rappers de Detroit. A banda foi formada em 1990, mas só atingiram destaque por parte dos média após um de seus membros, Eminem, ter ganho notoriedade internacional na sua carreira a solo. Apesar disso, lançaram dois álbuns de estúdio que receberam certificação de dupla platina nos Estados Unidos através da Recording Industry Association of America (RIAA).

Leia mais...
 ver · editar Imagem destacada


Eminem a atuar no festival DJ Hero Party em 2009.
Eminem a atuar no festival DJ Hero Party em 2009.

Mais média...
 ver · editar Atuação destacada


The Up in Smoke Tour foi uma digressão realizada em 2000 pelos artistas Ice Cube, Eminem, Proof, Snoop Dogg, Dr. Dre, Nate Dogg, Kurupt, D12, MC Ren, Westside Connection, Mel-Man, Tha Eastsidaz, Doggy's Angels, Devin the Dude, Warren G, TQ, Truth Hurts e Xzibit. Eminem atuou em cidades como Detroit, Minneapolis e Filadélfia, sendo que os concertos foram posteriormente editados em DVD.

Leia mais...
 ver · editar Categorias
 ver · editar Canção destacada


"Love the Way You Lie" é uma canção de Eminem gravada para o seu sétimo álbum de estúdio, Recovery. Conta com a participação da cantora Rihanna e foi composta pelo rapper, Skylar Grey e Alex da Kid. A faixa conseguiu atingir a liderança da Billboard Hot 100 dos Estados Unidos por sete semanas consecutivas e foi o single mais vendido de 2010 no Reino Unido.

Leia mais...
 ver · editar Álbum destacado


The Slim Shady LP é o segundo álbum de estúdio de Eminem lançado a 23 de fevereiro de 1999, através da editora Aftermath Entertainment. Gravado em Ferndale, chegou a ser certificado com quatro discos de platina pela Recording Industry Association of America (RIAA). O disco ganhou ainda um Grammy Award, e em 2003, foi 273.º na lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos da revista Rolling Stone.

Leia mais...
 ver · editar Lista destacada


A discografia de Eminem consiste em nove álbuns de estúdio, oito compilações, cinco álbuns de vídeo e um extended play (EP). Lançou quarenta e oito singles (incluindo dezanove como artista convidado), cinquenta e nove vídeos musicais e os seus temas vigoraram em bandas sonoras de filmes e séries de televisão. As suas vendas discográficas são avaliadas em mais de duzentos milhões de registos vendidos mundialmente, sendo considerado o artista de hip-hop com o maior número de vendas de sempre. A sua carreira musical começou em 1996, após o lançamento independente do seu primeiro disco Infinite.

Leia mais...
 ver · editar Sabia que...


  • ... Eminem já escreveu várias músicas referindo-se a um relacionamento com Mariah Carey, embora esta negue?
  • ... em 1999, a sua mãe processou-o em cerca de 10 milhões de dólares sob alegadas calúnias em The Slim Shady EP?
  • ... casou-se duas vezes com Kimberley Anne Scott, a qual conheceu no colégio?
  • ... 8 Mile não é um relato da vida de Eminem, mas sim uma representação de como os jovens crescem em Detroit?
 ver · editar Tarefas
 ver · editar Tópicos


 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Outros projectos na Wikimedia


Eminem no Commons Eminem no Commons
Imagens e mídia
Eminem no Wikcionário Eminem no Wikcionário
Definições
Eminem no Wikilivros Eminem no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Eminem no Wikinotícias Eminem no Wikinotícias
Notícias
Eminem no Wikiquote Eminem no Wikiquote
Citações
Eminem no Wikisource Eminem no Wikisource
Biblioteca
Eminem na Wikiversidade Eminem na Wikiversidade
Recursos de aprendizado